Por CBTM
Brasileiro repete feito de 2014 ao ser campeão de etapa Super do Circuito Mundial
Da redação, no Rio de Janeiro (RJ) – 19/3/2015
Pela segunda vez em sua carreira, Hugo Calderano chegou ao lugar mais alto do pódio em um torneio sub-21 de uma etapa da série Super, a mais importante do Circuito Mundial. Na madrugada deste sábado (19), o brasileiro (58º colocado do ranking mundial) superou Ho Kwan Kit (74º), de Hong Kong, por 3 sets a 1 (3/11, 11/9, 11/8 e 11/9) e conquistou o título da categoria no Aberto do Kuwait.
O carioca de 19 anos já havia alcançado o feito em 2014, quando foi campeão sub-21 do Aberto do Japão. No mesmo ano, levou o bronze nas etapas do Qatar e do Kuwait.
“Cometi muitos erros no primeiro set, mas cresci no segundo. Foi um jogo muito disputado e, olhando para trás, foi o set mais importante para a vitória. Depois do segundo, ganhei confiança e pude me impor na partida para jogar da forma como queria”, analisou Calderano, que elogiou o nível do rival na decisão.
“Ho Kwan Kit é um adversário difícil. Ele tem ótimos saques e hoje estava com o backhand muito forte. Ele jogou com muito efeito, foi um rival duro”, emendou o medalhista de bronze nos Jogos Olímpicos da Juventude de 2014.
O técnico da seleção brasileira, Jean-René Mounie, demonstrou satisfação com o desempenho do atual campeão pan-americano e já classificado para os Jogos Olímpicos Rio 2016.
“O Hugo pode ficar orgulhoso do desempenho dele. O nível na final foi alto. Ele teve dificuldades no saque e recepção, mas conseguiu melhorar a cada set. A chave da vitória para o Hugo foi ter feito boas escolhas nos momentos decisivos. Ele jogou muito, mas com a cabeça fria”, elogiou.
Calderano já havia superado outros três adversários até chegar à final. Na sequência, o brasileiro eliminou o cazaque Kirill Gerassimenko (242º) – 3 a 1 (11/9, 7/11, 11/4 e 11/6) –, o japonês Mizuki Oikawa (142º) – 3 a 0 (12/10, 11/9 e 11/6) – e o sul-coreano Jonghoon Lim (136º) – 3 a 1 (11/9, 6/11, 11/7 e 11/5).
Após conquistar o título sub-21, Calderano volta suas atenções para o torneio adulto. Logo mais, às 7h45 (de Brasília), o brasileiro enfrentará o chinês Xu Xin (3º), pelas oitavas de final da competição.
A Confederação Brasileira de Tênis de Mesa conta com recursos da Lei Agnelo/Piva (Comitê Olímpico do Brasil e Comitê Paralímpico Brasileiro) – Lei de Incentivo Fiscal e Governo Federal – Ministério do Esporte.
Siga a CBTM nas redes sociais:
FACEBOOK: www.facebook.com/TMBrasil
TWITTER: www.twitter.com/cbtm_tm
INSTAGRAM: @cbtenisdemesa
iDigo | Assessoria de comunicação CBTM
imprensa@cbtm.org.br