Notícia

Justiça defere pedido de liminar da CBTM e adia prazo para inscrição de chapas na eleição do COB

Por CBTM

26/04/2016 22h24


26/4/2016 - O Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro (TJ-RJ), através de liminar expedida pelo juiz Mario Cunha Olinto Filho, da 2ª Vara Cível da Barra da Tijuca, deferiu nesta terça-feira (26) pedido da Confederação Brasileira de Tênis de Mesa (CBTM), representada pelo presidente Alaor Azevedo, para postergar o prazo de inscrição de chapas candidatas à eleição do Comitê Olímpico do Brasil (COB) deste ano.
 
O artigo 18 do Estatuto do COB prevê que o registro de chapas deve ser feito até o dia 30 de abril do ano eleitoral, sendo o pleito realizado apenas no quarto trimestre, após a disputa dos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro.
 
De acordo com a decisão do juiz Mario Cunha Olinto Filho, “ao se determinar que haja uma apresentação de chapa antes de uma Olimpíada, sujeitando-se àqueles que se apresentam como opositores (ou apoiadores dos opositores) da direção instituída a possibilidade de sofrer tratamento diferenciado quando o apoio e financiamento para a maior competição mundial, desvia-se a finalidade do ato”.
 
A liminar deferiu o pedido para que o registro das chapas possa ser realizado até 30 dias antes do início do período das eleições, que passa a correr em 1º de outubro.
 
Para o magistrado, ao determinar a inscrição ao menos cinco meses antes da eleição, está configurada “a plausividade de um desvio de finalidade”.
 
“A eleição é ato democrático, no qual a manifestação pelo voto ou pelo apoiamento não pode ficar à mercê de ameaças de perseguição ou tratamento desigual, em prejuízo ao objetivo da própria organização”, afirma a decisão.
 
Segundo o presidente Alaor Azevedo, o deferimento do pedido de liminar é uma “importante conquista para todo o desporto nacional”.
 
“Existe um descontentamento em muitas confederações, mas também há um temor comum de retaliações por um eventual posicionamento contrário à atual gestão do COB”, disse o presidente da CBTM, ressaltando que o foco das entidades deve, neste momento, estar na preparação para os Jogos Olímpicos e Paralímpicos.
 
“Às vésperas do maior acontecimento da história do esporte brasileiro, a preparação dos atletas e das confederações não pode ser prejudicada por questões de interesse político. Esse é um tema que deve ser tratado após a realização dos Jogos”, completou.
 
O presidente Alaor Azevedo está à disposição dos veículos de comunicação para entrevistas.

Confederação Filiada

Parceiro Oficial

Jogo Limpo

Patrocinadores

Apoiadores

Eventos
Calendário
Área de Filiados
Desenvolvimento
Universidade do Tênis de Mesa
Escolas de Treinadores
Escolas de Árbitros e Oficiais
Escola de Gestão
Certificações




Vamos conversar?