Por CBTM
Seleção mantém bom desempenho nos torneios por equipes e busca finais neste sábado
Foto: ITTF/Pavel Bilik
Da redação, no Rio de Janeiro (RJ) – 13/5/2016
A seleção brasileira – que conquistou cinco medalhas individuais – segue brilhando no Aberto da Eslováquia, etapa fator 40, a mais alta do Circuito Mundial Paralímpico. Nesta sexta-feira (13), quatro equipes garantiram ao menos o bronze e ainda lutam por vagas nas decisões de suas Classes.
LEIA MAIS: Bruna Alexandre é campeã individual na Classe 10
Pela Classe 4 feminina, Joyce Oliveira (9ª colocada no ranking mundial da Classe 4) e Thais Severo (24ª colocada na Classe 3) venceram as austríacas Doris Mader (5ª) e Helke Koller (25ª na Classe 4) por 2 partidas a 1 – mas caíram diante das sérvias Borislava Rankovic-Peric (2ª) e Nada Matic (6ª) por 2 a 0. Assim, terminaram em segundo no grupo A e avançaram. Com o bronze assegurado, elas enfrentam, na semifinal, a britânica Susan Gilroy (4ª na Classe 4) e a eslovaca Alena Kanova (7ª na Classe 3), às 5h (horário de Brasília).
Bruna Alexandre (3ª colocada no ranking mundial da Classe 10), Danielle Rauen (9ª na Classe 9) e Jennyfer Parinos (12ª) também garantiram a medalha na Classe 8/10 feminina. Elas superaram as tailandesas Whachiraporn Thermoya e Sumalee Suangtho por 2 partidas a 0 e perderam para as australianas Melissa Tapper (4ª na Classe 10) e Andrea Mcdonnel (13ª), por 2 partidas a 1.
Como a disputa acontece em grupo único, o time brasileiro terminará ao menos em terceiro. Neste sábado, elas encaram as turcas Neslihan Kavas (3ª na Classe 9) e Umran Ertis (7ª na Classe 10), que já têm duas vitórias: para sonhar com o ouro, Bruna, Danielle e Jennyfer não podem perder nenhuma partida – então a decisão será na média de pontos.
Entre os homens, David Freitas (27º colocado no ranking mundial da Classe 3) e Welder Knaf (9º) foram mais uma equipe a garantir o bronze. Eles venceram seus três jogos pela fase de grupos, sem perder nenhum duelo, e na sequência bateram Egon Kramminger (17º) e Benjamin Marotte (36º) nas quartas, também por 2 a 0. O próximo desafio será às 5h deste sábado, contra os tchecos Jaroslav Hadrava (26º) e Fratisek Glazar.
Pela Classe 7, foram Paulo Salmin (15º no ranking mundial da Classe 7) e Israel Stroh (13º) que asseguraram suas medalhas – e ainda lutam por uma vaga na decisão contra os favoritos ucranianos Maksym Nikolenko (2º) e Mykhaylo Popov (4º), às 5h. Antes, eles avançaram em segundo lugar no grupo B, com duas vitórias e uma derrota.
Luiz Manara (23º colocado no ranking mundial da Classe 8) e Carlos Carbinatti (18º na Classe 10) caíram em suas duas primeiras partidas no grupo único da Classe 10, ambas por 2 a 0. Ainda assim os brasileiros seguem lutando pelo bronze, e têm dois jogos neste sábado: contra a Grã-Bretanha e Áustria/Chile.
Guilherme Costa (21º colocado no ranking mundial da Classe 2) e Iranildo Espíndola (15º) avançaram para as quartas de final após terminarem em segundo lugar no grupo C da Classe 2, mas perderam para a equipe italiana por 2 partidas a 0 na fase eliminatória.
Pela Classe 5, Claudiomiro Segatto (15º colocado no ranking mundial da Classe 5) e seu colega turco Suleyman Vural avançaram para as quartas de final após o segundo lugar no grupo C, mas terminaram eliminados pela parceria Ali Osturk (7º), Abdullah Osturk e Nesim Turan, por 2 partidas a 0.
Na Classe 1, Alosio Lima (10º colocado no ranking mundial da Classe 1) e o húngaro Endre Major (15º) acabaram eliminados na fase de grupos, após perderem seus dois jogos por 2 partidas a 1.
A Confederação Brasileira de Tênis de Mesa conta com recursos da Lei Agnelo/Piva (Comitê Olímpico do Brasil e Comitê Paralímpico Brasileiro) – Lei de Incentivo Fiscal e Governo Federal – Ministério do Esporte.
Siga a CBTM nas redes sociais:
FACEBOOK: www.facebook.com/cbtenisdemesa
TWITTER: www.twitter.com/cbtm_tm
INSTAGRAM: @cbtenisdemesa
iDigo | Assessoria de comunicação CBTM
imprensa@cbtm.org.br