Copa Latino-Americana: dona de oito ouros, seleção busca ampliar hegemonia na Guatemala
Por CBTM
Segundo colocado em número de títulos, República Dominicana só teve dois campeões
Da redação, no Rio de Janeiro (RJ) - 25/5/2016
A seleção brasileira tentará ampliar a hegemonia na Copa Latino-Americana durante sua sexta edição, que será disputada de 3 a 5 de junho, na Guatemala. Dono de oito medalhas de ouro, o país é o maior vencedor da história da competição, que classifica seus campeões para as Copas do Mundo individuais. A vantagem para a República Dominicana, segunda colocada no quadro de medalhas, é grande: são seis ouros de diferença.
O Brasil será representado por seis atletas que têm chances de aumentar essa superioridade em número de títulos. No masculino, Gustavo Tsuboi (77º colocado no ranking mundial), Hugo Calderano (63º) e Eric Jouti (213º) jogarão pelo país. Já no feminino, as brasileiras que estarão na Copa são: Caroline Kumahara (119ª), Lin Gui (134ª) e Bruna Takahashi (155ª).
No histórico da competição, o Brasil não é apenas o maior campeão, mas também o maior medalhista. Ao todo, os brasileiros subiram 18 vezes no pódio - além dos oito ouros, foram três pratas e sete bronzes. Na segunda colocação em número de medalhas estão três países que conquistaram três medalhas cada: República Dominicana (dois ouros e uma prata), México (três pratas) e Argentina (uma prata e dois bronzes).
A edição de estreia do torneio foi realizada em 2011 em solo verde e amarelo. No Rio de Janeiro (RJ), Tsuboi foi o primeiro a vencer a competição e Cazuo Matsumoto (106º) conquistou o bronze. No feminino, Jessica Yamada (231ª) também foi ao pódio, terminando na terceira posição.
Em 2012, em San José, na Costa Rica, Thiago Monteiro(128º) levou o ouro e Cazuo, o bronze. Neste ano, Caroline Kumahara ganhou a taça pela primeira vez. Na terceira edição, em Santo Domingo, na República Dominicana, em 2013, Thiago repetiu o feito, só que dessa vez o terceiro colocado foi Tsuboi. Entre as mulheres, Carol foi bronze.
Em Assunção, no Paraguai, em 2014, o Brasil teve um novo campeão: Cazuo. Ele dividiu o pódio com Tsuboi, que ficou na terceira posição. Na ocasião, Carol conquistou o seu segundo torneio e Ligia Silva (166ª) levou a primeira prata para o Brasil.
Na última edição, que foi realizada em Havana, capital de Cuba, Tsuboi faturou o seu segundo título, enquanto Cazuo foi vice-campeão. Já no feminino, a competição teve um pódio brasileiro: Caroline foi ouro ao bater Lin Gui na final. Ligia ficou com o bronze.
A Copa Latino-Americana 2016 será realizada na Cidade da Guatemala. Serão 24 atletas - 12 de cada naipe - representando 12 países. Os classificados foram os campeões das suas últimas respectivas competições continentais, além do atleta melhor ranqueado em abril deste ano e os classificados para os Jogos Olímpicos Rio 2016.
A Confederação Brasileira de Tênis de Mesa conta com recursos da Lei Agnelo/Piva (Comitê Olímpico do Brasil e Comitê Paralímpico Brasileiro) – Lei de Incentivo Fiscal e Governo Federal – Ministério do Esporte.
Siga a CBTM nas redes sociais:
FACEBOOK: www.facebook.com/cbtenisdemesa
TWITTER: www.twitter.com/cbtm_tm
INSTAGRAM: @cbtenisdemesa
iDigo | Assessoria de comunicação CBTM
imprensa@cbtm.org.br