Aberto da Coreia do Sul: Jean-René Mounie considera 'dia perfeito' e elogia Eric Jouti e Vitor Ishiy pelas vitórias sobre atletas de alto nível
Por CBTM
Jovens brasileiros enfrentaram atletas que sempre marcam presença no top 100 do ranking mundial
Da redação, no Rio de Janeiro (RJ) - 22/6/2016
O treinador da seleção brasileira, Jean-René Mounie, aprovou a estreia dos brasileiros nesta quarta-feira (22), no Aberto da Coreia do Sul, etapa da série Super do Circuito Mundial 2016. Além dos olímpicos - Hugo Calderano (62º colocado no ranking mundial), Cazuo Matsumoto (108º) e Gustavo Tsuboi (83º) - que venceram as suas partidas, os jovens Eric Jouti (200º) e Vitor Ishiy (238º) brilharam ao derrotar fortes adversários.
Pela fase preliminar, Eric foi à mesa contra o sul-coreano Minseok Kim e o bateu por 4 a 2, com parciais de 11/8, 4/11, 12/10, 15/13, 6/11 e 11/7. Em maio de 2016, o atleta da Coreia do Sul era o 62º melhor jogador de tênis de mesa do mundo. Além disso, o mesatenista não deixava de estar no top 50 desde setembro de 2012 e chegou a alcançar a 15º colocação em abril de 2014. Para Jean-René, o brasileiro teve uma grande atuação e fez um 'jogo exemplar'.
AO VIVO! Assista aos duelos de Eric Jouti na decisão de uma vaga para a chave principal contra o iraniano Noshad Alamiyan (118º), às 3h (horário de Brasília) e Hugo Calderano/Gustavo Tsuboi na estreia do torneio de duplas contra os egípcios Khalid Assar (214º) e Omar Assar (39º), às 6h45, clicando aqui (mesa 2).
"Foi realmente um desempenho interessante, porque o nível deles foi bem parecido, mas o Eric conseguiu ganhar os pontos decisivos com muita vontade e ambição. Estávamos esperando por isso há varias semanas e agora ele fez um jogo exemplar", avaliou o treinador.
Eric nunca havia derrotado um atleta que já figurou entre os 50 melhores mesatenistas do mundo. Para ele, o foco e o oportunismo em conquistar pontos importantes foi o essencial para a vitória histórica.
"Eu estou muito feliz, eu nunca havia batido um atleta que já esteve no top 50 antes. Joguei bem hoje e estive bem focado na hora da partida. Eu procurei me manter ativo o tempo todo para pressioná-lo a cometer erros", afirmou o atleta.
Vitor também conquistou um grande resultado na Coreia do Sul ao bater um jogador top 100. Ele superou o japonês Kohei Sambe (88º), que vem embalado pelo boa campanha realizada no Aberto do Japão na última semana, por 4 a 3 (12/10, 11/13, 11/7, 9/11, 12/10, 10/12 e 13/11). O campeão do Circuito das Estrelas - Etapa Cláudio Kano ainda foi à mesa no torneio individual sub-21 e passou por Lee Chia-Sheng, de Taipei, por 3 a 0 (11/7, 15/13 e 11/7).
"O Vitor ganhou os dois jogos dele, destaco a vitória contra o número 88 do mundo. A partida foi equilibrada, mas ele conseguiu mudar várias vezes a estratégia dele e isso foi essencial no final. Hoje, ele se mexeu muito bem e pode-se ver a evolução da direita dele que aplicou mais peso e intensidade na bola.", comentou o francês.
Jean-René considera que o primeiro dia de competições no país asiático foi 'um dia perfeito'. Apesar disso, ele alerta que o torneio ficará cada vez mais complicado.
"Hoje foi um dia perfeito para os brasileiros, foram seis vitórias com ótimos desempenhos. Acabamos o dia bem satisfeitos, mas sabemos que amanhã será mais difícil ainda. Vamos aproveitar o momento que é bem positivo e fazer o melhor no resto do campeonato", analisou o treinador.
A Confederação Brasileira de Tênis de Mesa conta com recursos da Lei Agnelo/Piva (Comitê Olímpico do Brasil e Comitê Paralímpico Brasileiro) – Lei de Incentivo Fiscal e Governo Federal – Ministério do Esporte.
Siga a CBTM nas redes sociais:
FACEBOOK: www.facebook.com/cbtenisdemesa
TWITTER: www.twitter.com/cbtm_tm
INSTAGRAM: @cbtenisdemesa