Tênis de mesa paralímpico é tema de curso ministrado por Nelson Machado no Mato Grosso
Por CBTM
Atividade foi realizada paralelamente à etapa regional dos Jogos Escolares da Juventude e foram voltadas aos professores e alunos de educação física
Da redação, no Rio de Janeiro (RJ) - 28/6/2016
O professor Nelson Machado ministrou entre os dias 18 e 19 deste mês, em Cáceres (MT), um curso de capacitação para técnicos voltado para o tênis de mesa paralímpico. A iniciativa, que aconteceu paralelamente à fase regional dos Jogos Escolares da Juventude, foi da Superintendência de Políticas Esportivas Especiais da Secretaria de Estado de Educação, Esporte e Lazer (Seduc-MT) e teve o apoio do Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB) e da CBTM.
O curso que ocorreu na Faculdade do Pantanal (FAPAN) é uma das atividades que o CPB vem realizando nas etapas regionais dos Jogos Escolares com diversos paradesportos. A ação desta edição abordou temas como as classes paralímpicas no tênis de mesa, além de mostrar maneiras de se ensinar diferentes tipos de alunos a jogar na iniciação. Um pequeno campeonato de esportes adaptados também foi disputado pelos participantes. Na modalidade, os estudantes jogaram com um dos braços amarrados.
"A ideia é que os professores do estado trabalhem o esporte com estudantes que tenha algum tipo de deficiência. Também faz parte da programação dos jogos uma vivência da modalidade paralímpica com os estudantes não deficientes que irão participar da competição”, explicou o secretário Adjunto de Esporte e Lazer de Mato Grosso, Pedro Luiz Sinohora.
Além desses assuntos, a atividade também tratou do conteúdo do livro "Método e Ensino de Tênis de Mesa, para Professores, Colégios e Escolas", que foi escrito pelo ministrante do curso.
"Tive a oportunidade em compartilhar muitas informações com todos os participantes. Tenho muito a agradecer ao Comitê Paralímpico Brasileiro e à CBTM pela oportunidade que me deram", disse o professor.
A Confederação Brasileira de Tênis de Mesa conta com recursos da Lei Agnelo/Piva (Comitê Olímpico do Brasil e Comitê Paralímpico Brasileiro) – Lei de Incentivo Fiscal e Governo Federal – Ministério do Esporte.