Diamantes do Futuro: Brasília recebe segunda detecção regional de talentos do ano
Por CBTM
Prospecção reuniu 20 crianças de três estados no centro de treinamento da seleção paralímpica cadeirante
Da redação, no Rio de Janeiro (RJ) - 1/7/2016
A segunda detecção regional de talentos do ano para o Diamantes do Futuro, programa de formação de jovens atletas da Confederação Brasileira de Tênis de Mesa (CBTM), foi realizada no último final de semana, em Brasília (DF). A Detecção Regional Centro-Oeste aconteceu na AABB - Academia Rizzone, centro de treinamento da seleção paralímpica cadeirante.
A atividade reuniu ao todo 20 crianças de 7 a 12 anos, que representaram dois estados (Goiás e Mato Grosso), mais o Distrito Federal. Para o coordenador nacional do Diamantes do Futuro, Jorge Fanck, o aumento no número de estados representados nessa detecção em relação à primeira mostra a reconhecimento que o projeto está tendo nacionalmente.
"Reunir três estados foi muito importante. Em Manaus (local da primeira detecção regional do ano), conseguimos a participação de dois estados e agora foram três, isso mostra como o projeto está sendo valorizado e que os atletas e técnicos estão se organizando para participar", disse Fanck, que realizou os treinamentos junto de seu assistente técnico, Andrews Martins.
Ele destaca também a importância de realizar essas atividades em diversas regiões do país. Para o coordenador, o talento pode ser desenvolvido independente de onde estiver e de sua condição financeira, fortalecendo assim a base do tênis de mesa nacional.
"Muitas vezes fica caro para estes atletas se deslocarem para o sul-sudeste, por isso levar as detecções para todas as regiões facilitando o acesso para todos é muito importante. O talento pode nascer em qualquer lugar, não apenas nos núcleos onde já se tem tradição na modalidade", afirmou.
"O que a CBTM está fazendo é ótimo, pois detectando talentos que possam surgir em diferentes regiões, temos a possibilidade de auxiliar e dar o suporte para que este atleta seja desenvolvido não importando o local", completou.
O coordenador nacional do Diamantes do Futuro agradeceu todo o apoio que recebeu da Federação de Tênis de Mesa do Distrito Federal (FTMDF) e também do presidente do clube Asmett, Darlan Lima, que reuniu crianças do Projeto Cid - ação social de Brasília que desenvolve várias modalidades esportivas, incluindo o tênis de mesa.
"Agradecemos todo o apoio da Federação do Distrito Federal, através do presidente Joran Freire, que não mediu esforços para fazer com que todos participassem. O Darlan também colaborou muito reunindo as crianças do Projeto Cid", finalizou.
A Confederação Brasileira de Tênis de Mesa conta com recursos da Lei Agnelo/Piva (Comitê Olímpico do Brasil e Comitê Paralímpico Brasileiro) – Lei de Incentivo Fiscal e Governo Federal – Ministério do Esporte.
Siga a CBTM nas redes sociais:
FACEBOOK: www.facebook.com/cbtenisdemesa
TWITTER: www.twitter.com/cbtm_tm
INSTAGRAM: @cbtenisdemesa
iDigo | Assessoria de comunicação CBTM
imprensa@cbtm.org.br