Notícia

Aos 48 anos, Iranildo Espíndola celebra boa fase e nem pensa em parar: 'Empolgadíssimo'

Por CBTM

27/01/2017 16h20


Medalhista de bronze na disputa por equipes Classes 1-2, atleta garante que está no auge da carreira e ressalta que deixa legado 

Da redação, no Rio de Janeiro (RJ) - 27/01/2017

Foto: Fernando Maia/MPIX/CPB

Poderia um atleta, aos 48 anos, ainda estar animado com o esporte e querendo trilhar novos rumos? Se depender de Iranildo Espíndola, a resposta para este tipo de pergunta é, sem sombra de dúvidas, positiva. Aposentadoria é uma palavra que não parece estar no dicionário de um dos atletas mais experientes do tênis de mesa paralímpico. Pelo contrário, ele se mostra cada vez mais entusiasmado e assegura estar atravessando o auge na carreira. 

Para Iranildo, um dos segredos para a longevidade na modalidade é a força de vontade. E, se depender dele, será presença garantida em mais alguns ciclos olímpicos que virão pela frente. O que começa agora visa Tóquio/2020 e ele quer carimbar o passaporte para chegar ao outro lado do mundo.
 
"Estou empolgadíssimo, estou na minha melhor fase da carreira. Estou no meu auge em todas as partes: físico, técnico, psicológico e de infraestrutura. Por isso, me digo pronto para esse novo ciclo e me sinto como se eu tivesse começando agora no esporte. Acredito que o sucesso da minha carreira é devido à minha determinação e vontade de treinar e competir, mesmo com anos de esporte", disse.
 
Os anos dedicados ao tênis de mesa fizeram com que Iranildo ganhasse ainda mais o respeito de todos os companheiros, que ouvem suas dicas e conselhos de maneira atenta. Não à toa, é chamado, carinhosamente, de "pai por alguns, e ressalta ter deixado uma "herança". 
 
"Eu tenho 48 anos e, apesar de já estar chegando no que eu acho ser o limite de uma idade um atleta, quero ir mais longe. Mas o legal é que já vai ficar o legado para os mais jovens e para os que estão começando agora. Eu me orgulho de ver alguns atletas mais jovens, que começaram comigo, e que já estão chegando a um nível técnico elevado, como o Aloísio (Lima) e o Guilherme (Costa), para citar alguns", afirmou.
 
Conquistas não faltam a Iranildo, que começou a carreira no tênis de mesa em 1999. Porém, o ano de 2016 ficará marcado para sempre na memória. Afinal, subir no pódio nos Jogos Paralímpicos é o sonho de qualquer atleta e, ao lado de Guilherme Costa e Aloisio Lima, ele conseguiu isso na Rio 2016, ao levar o bronze por equipes na Classe 1-2:
 
"Cada ano da minha vida como atleta tem um sabor especial, mas, com certeza, o de 2016 foi a mais especial. Essa medalha de bronze veio para coroar uma carreira vitoriosa e um trabalho de quase 20 anos realizado. Serviu para fechar o ano com chave de ouro, pois esse bronze tem sabor de ouro", garantiu ele, que completou:
 
"Eu amo defender o meu país e sou apaixonado pelo país. Então, ter conquistado essa medalha foi extraordinário.
 
O atleta, que pertence à Classe 2, aproveitou para fazer elogios à Confederação Brasileira de Tênis de Mesa (CBTM), que assumiu a modalidade paralímpica em 2008, e ao Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB) pela estrutura oferecida no decorrer da preparação para a Rio 2016:
 
"Esse ciclo que envolveu a nossa preparação para a Rio 2016 veio para mostrar para as pessoas como o trabalho com os paralímpicos deve ser feito. Foi oferecido para a gente um centro de treinamento de excelência com profissionais em diversas áreas necessárias para a nossa preparação. Tivemos tudo isso ao nosso dispor e tudo isso refletiu nos Jogos Paralímpicos, pois quando o treinamento é adequado, os resultados vêm".

A Confederação Brasileira de Tênis de Mesa conta com recursos da Lei Agnelo/Piva (Comitê Olímpico do Brasil e Comitê Paralímpico Brasileiro) – Lei de Incentivo Fiscal e Governo Federal – Ministério do Esporte.

Siga a CBTM nas redes sociais:

FACEBOOK: www.facebook.com/cbtenisdemesa
TWITTER: www.twitter.com/cbtm_tm
INSTAGRAM: @cbtenisdemesa

iDigo | Assessoria de comunicação CBTM

 

Confederação Filiada

Parceiro Oficial

Jogo Limpo

Patrocinadores

Apoiadores

Seleções
Seleção Olímpíca
Seleção Paralímpica
Eventos
Calendário
Área de Filiados
Desenvolvimento
Universidade do Tênis de Mesa
Escolas de Treinadores
Escolas de Árbitros e Oficiais
Escola de Gestão
Certificações




Vamos conversar?