Se há uma definição para "começar com o pé direito", Tiziano Zabarino sabe bem qual é. Nas últimas semanas, ele participou dos Abertos Paralímpicos da Hungria e da Romênia, totalizando três pódios - bronze no individual e por equipes na Hungria e ouro por equipes na Romênia. Isso na primeira viagem que fez para defender o Brasil em competições internacionais. O próprio atleta admite que não esperava resultados significativos logo de cara, mas ficou feliz com o rendimento que teve, fazendo um balanço positivo da participação nos torneios.
Tiziano conseguiu ranking para representar o país internacionalmente após chegar à final do individual Classe 7 no Campeonato Brasileiro que aconteceu em Chapecó (SC), no segundo semestre do ano passado, porém, admite que não tinha muita noção do que esperar das competições na Europa. Um obstáculo que o atleta teve de superar foi atuar na Classe 8, após reclassificação da Federação Internacional do Para Tênis de Mesa (IPTTC).
"Não tinha uma percepção clara da minha real força competitiva e qual seria o resultado ao representar o Brasil no exterior. Sabia que seria um bom teste na Europa, seja na Classe 7 ou 8, pois teria um grande número de jogadores com técnica elevada. No geral, acho que foi um balanço muito positivo: quatro torneios, dois no individual e dois por equipes, vencendo três medalhas e ficando em quarto na outra. Nem esperava tanto!", disse.
O atleta aproveitou para comentar a parceria com o italiano Francesco Lorenzini, com quem conquistou o ouro por equipes no Aberto da Romênia.
"Francesco é um atleta muito calmo, sério e preparado. Planejamos, antes dos jogos, o andamento dos sets, observando em particular a troca de serviço e como aproveitar as circunstâncias. De fato, eu preparava o jogo a ele que terminava fazendo ponto sobre os adversários... Pelo visto, a estratégia funcionou", salientou.
Em um panorama sobre o restante da temporada, Zabarino garantiu que pretende participar da próxima edição da Copa Brasil, que acontece em abril, em Brasília (DF) e também de competições internacionais.
"Conto em participar da Copa Brasil em Brasília e estou me organizando para participar de outros campeonatos nacionais. Depois, começará um ciclo de campeonatos nas Américas. Também vou continuar os treinos na Associação Sport Clube Recife (PE)", finalizou.