Notícia

Lá fora: Miu Hirano vence individual no Campeonato Asiático da ITTF e faz história

Por CBTM

17/04/2017 14h46


A jovem japonesa foi apenas a quarta atleta não chinesa a conquistar o ouro na competição

Da redação, no Rio de Janeiro (RJ) - 17/04/2017

Foto: ITTF

A etapa do Campeonato Asiático da ITTF deste ano ficará marcada na história. Isso porque, no torneio individual feminino, a coroa voltou a ser do Japão após mais de duas décadas. A jovem japonesa Miu Hirano, de 17 anos, bateu Chen Meng, da China, na final, por 3 a 0 (11/9; 11/8 e 11/7), e se tornou a quarta jogadora não chinesa a conquistar o título. Antes, apenas a japonesa Tomie Edano (1974), a também japonesa Chire Koyama (1996) e Lin Ling, de Hong Kong (2005), tinham conseguido tal façanha. E Miu Hirano tirou a dinastia chinesa em um campeonato que aconteceu em Wuxi, na China. 
 
O caminho percorrido pela jovem para a conquista não foi fácil. Hirano passou, por exemplo, por Ding Ning, campeã na Rio 2016, nas quartas de final, por Zhu Yuling, segunda do ranking mundial, na semifinal, e bateu Chen Meng na decisão.
 
"Estou muito feliz e surpresa com a vitória. Eu nunca tinha pensado que poderia derrotar as chinesas, muito menos derrotar três delas consecutivamente. Anteriormente, eu nunca tinha ganho um jogo contra a Ding Ning", disse Miu Hirano, que fez parte da Liga Chinesa na última temporada:
 
"Aprendi muito com minha participação na Superliga chinesa no ano passado. Acho que minhas melhorias, definitivamente, têm a ver com isso. Os chineses têm grandes habilidades e técnicas e essa competição me fez sentir que a diferença entre nosso nível se estreitou. Vou trabalhar mais para fazer a diferença ainda menor". 
 
No masculino, o chinês Fan Zhendong levou a melhor sobre o coreano Sangeun Jeong ao vencer a final por 3 a 0 (11/5; 11/5 e 11/8) e garantiu o ouro.
 
Nas duplas, a China confirmou o favoritismo e foi campeã de todos os torneios, masculina, feminina e mista. Na masculina, Fan Zhendong e Lin Gaoyuan garantiram o lugar mais alto do pódio ao bater os também chineses Fang Bo e Zhou Yu por 3 a 1 (5/11; 11/6; 11/7 e 11/6). No feminino, a decisão foi também entre chinesas: Zhu Yuling e Chen Meng derrotaram Wang Manyu e Chen Ke por 3 a 1 (11/8; 6/11; 11/7 e 11/9). Já nas duplas mistas, Zhou Yu e Chen Xingtong passaram pelos japoneses Masataka Morizono e Mima Ito por 3 a 1 (11/9; 11/7; 9/11 e 11/8).
 
A Confederação Brasileira de Tênis de Mesa conta com recursos da Lei Agnelo/Piva (Comitê Olímpico do Brasil e Comitê Paralímpico Brasileiro) – Lei de Incentivo Fiscal e Governo Federal – Ministério do Esporte.
 

Siga a CBTM nas redes sociais:

FACEBOOK: www.facebook.com/cbtenisdemesa
TWITTER: www.twitter.com/cbtm_tm
INSTAGRAM: @cbtenisdemesa

 

Confederação Filiada

Parceiro Oficial

Jogo Limpo

Patrocinadores

Apoiadores

Seleções
Seleção Olímpíca
Seleção Paralímpica
Eventos
Calendário
Área de Filiados
Desenvolvimento
Universidade do Tênis de Mesa
Escolas de Treinadores
Escolas de Árbitros e Oficiais
Escola de Gestão
Certificações




Vamos conversar?