Copa Brasil: Com experiência a favor, Israel Barreto garante ouro no Rating B
Por CBTM
Atleta garante que continuar disputando em alto nível é uma prova de amor ao tênis de mesa
Alexandre Araújo e José Ausgusto Assis, em Brasilia (DF) - 20/04/2017
Foto: Christian Martinez/RGB Studios/ CBTM
Um dos mais experientes na disputa da Copa Brasil Centro-Norte-Nordeste I, em Brasília, Israel Barreto (APCEF Manaus - AM) foi o campeão do Rating B Masculino, ao bater Murilo Rodrigues (ASMETT Brasilia - DF) por 3 a 0 (11/7; 11/6 e 11/1). Aos 40 anos, o sabor da vitória se tornou um dos grandes combustíveis para que o ritmo permaneça o mesmo a cada disputa.
Apesar do tempo de estrada no tênis de mesa, continuar competindo em alto nível, segundo ele, é uma forma de demonstrar o quanto ainda se importa pelo esporte.
"É sempre uma motivação a mais chegar a uma final e ser campeão, porque competir e sentir o gosto do triunfo é muito importante. Sem essa vontade, se perde boa parte da paixão que se tem pela modalidade. Hoje, meu lado é mais técnico, mas continuo mantendo minha forma como uma maneira de mostrar meu amor pelo tênis de mesa", disse.
Na partida que decidiu o lugar mais alto do pódio, Israel soube utilizar toda a tarimba adquirida ao longo dos anos de carreira para garantir a medalha dourada.
"O Murilo é um atleta que pode surpreender qualquer um. Então, entrei bem concentrado para que ele não pudesse soltar o jogo dele e eu conseguisse impor o meu estilo", afirmou.
Presidente da Federação de Tênis de Mesa do Amazonas, técnico e atleta, Israel ressalta que luta para que os mais jovens estejam sempre motivados.
"A vontade e o amor pelo tênis de mesa continuam os mesmos, em todos os âmbitos. Quando estou como presidente da federação, estou para auxiliar os atletas e motivá-los. Como técnico, procuro passar instrução e incentivo também. Quero que eles cheguem longe assim como outros atletas de Manaus, como eu cheguei, Ligia (Silva) chegou, Siddhartha (Almeida) chegou...", garante ele, que completa:
"A gratificação é ver os atletas conseguindo bons resultados. Com nosso apoio, eles podem almejar resultados ainda maiores".
A Confederação Brasileira de Tênis de Mesa conta com recursos da Lei Agnelo/Piva (Comitê Olímpico do Brasil e Comitê Paralímpico Brasileiro) – Lei de Incentivo Fiscal e Governo Federal – Ministério do Esporte.