Aberto do Chile: Vitor Ishiy e Gustavo Ushisima avançam para fase principal do individual
Por CBTM
No adulto, Vitor enfrenta argentino Nicolas Galvano pelas oitavas de final, enquanto Ushisima encara chileno Juan Lamadrid pelas quartas do sub-21
Da redação, no Rio de Janeiro (RJ) - 27/4/2017
Foto: ITTF
No segundo dia de competições do Aberto do Chile - etapa Challenge da Federação Intenacional de Tênis de Mesa (ITTF), o Brasil teve dois atletas garantindo classificação nas respectivas categorias. Nesta quinta-feira (27), Vitor Ishiy (199º colocado no ranking mundial) avançou para a fase principal do individual adulto sem perder um set sequer, enquanto Gustavo Ushisima passou para as quartas de final do torneio de simples sub-21.
Vitor se classificou ao ter superado o atleta da casa, Andres Martinez (500º), por 4 sets a 0, com parciais de 11/9, 11/7, 11/8 e 11/3. O brasileiro, que já havia derrotado o argentino Luciano Alto pelo mesmo placar no primeiro dia de campeonato, terminou na liderança do Grupo 1 da fase qualificatória e, agora, está nas oitavas de final. O seu adversário vai ser Nicolas Galvano (419º), da Argentina, nesta sexta-feira (28), às 17h40.
Ushisima, por sua vez, foi à mesa no torneio sub-21 contra o chileno Rodrigo Garcia (484º no ranking sub-21). O atleta do Brasil venceu por 3 a 0 (11/8, 12/10 e 11/7) e, por isso, terminou na liderança do Grupo 1 da fase qualificatória. Gustavo venceu a sua outra partida contra Fabian Albornoz, do Chile, por W.O. Agora, pelas quartas de final, ele encara Juan Lamadrid, do Chile, nesta sexta-feira, às 10h50. Já na competição adulta, ele não conseguiu avançar ao ficar na quarta colocação do Grupo 7 (somente o primeiro se classifica direto e o segundo disputa um torneio preliminar).
O Brasil ainda teve outro representante à mesa nesta quinta-feira. Rafael Torino enfrentou o argentino Galvano precisando vencer para ter chance de se classificar para a próxima fase. Porém, o mesatenista foi superado por 4 a 2 (14/12, 8/11, 11/6, 2/11, 11/2 e 11/7) e acabou se despedindo do torneio adulto. Nas quartas de final do sub-21, Torino tem confronto contra o chileno Denys Fierro nesta sexta, às 10h50.
Caroline Kumahara, que volta a uma competição internacional depois da disputa dos Jogos Olímpicos Rio 2016, estreia nesta sexta-feira (28) no torneio de duplas. A atleta, ao lado da argentina Agustina Iwasa, enfrenta a parceria chilena Eymmy Diaz (516ª no ranking adulto)/Constanza Loyola, às 12h10 (horário de Brasília).
Na mesma data da estreia de Carol, Vitor Ishiy e Rafael Torino fazem dupla e enfrentam a parceria do Chile, Rodrigo Garcia (800º)/Matias Pedraza, às 10h, pelas oitavas de final. Pela mesma fase Gustavo Ushisima, ao lado do panamenho Rene Shaible, encara Manuel Moya e Alejandro Rodriguez, ambos do Chile, no mesmo horário da partida dos outros brasileiros.
A Confederação Brasileira de Tênis de Mesa conta com recursos da Lei Agnelo/Piva (Comitê Olímpico do Brasil e Comitê Paralímpico Brasileiro) – Lei de Incentivo Fiscal e Governo Federal – Ministério do Esporte.