Aberto da Áustria: Calderano volta ao palco de prata histórica dez meses depois
Por CBTM
Gustavo Tsuboi, que faz parceria com Hugo no torneio de duplas, também estará em Linz
Da redação, no Rio de Janeiro (RJ) - 18/09/2017
Foto: ITTF
Linz, Áustria. Essa cidade já proporcionou bons momentos para Hugo Calderano. Foi lá que o atleta conquistou uma medalha de prata no Aberto da Áustria e se tornou o primeiro brasileiro a chegar a uma final de etapa Major - segunda mais importante do Circuito Mundial à época. Agora, dez meses depois, o número 26 do mundo volta à competição (desta vez, Platinum, a mais importante do Circuito Mundial), que começa a ser disputada nesta terça-feira (19).
O evento também contará com a presença de outro brasileiro: Gustavo Tsuboi. O número 109 do mundo vai fazer parceria com Calderano no torneio de duplas - eles formam a sétima melhor do mundo - e também vai disputar o campeonato individual.
No torneio de simples, a estreia dos atletas do Brasil vai acontecer em dias diferentes. Calderano, por ser cabeça de chave, vai fazer o primeiro jogo somente na quinta-feira (21) já nos 16 avos de final da fase principal. Ele espera o adversário que sairá dos torneio preliminares.
Já Gustavo Tsuboi começa a caminhada na fase de grupos. Ele, que está no Grupo 41, vai brigar por vaga na fase principal contra Leonel Barrios, da Guatemala, e Chiang Hung-Chieh (105º colocado no ranking mundial), de Taipei. Primeiro, o brasileiro vai encarar o guatemalteca nesta terça-feira, às 12h30 (horário de Brasília). Na quarta-feira (20), ele volta à mesa para enfrentar o mesatenista de Taipei, às 6h40.
No torneio de duplas, Hugo e Gustavo estão classificados para as oitavas de final da fase principal por serem cabeças de chave. Ainda sem parceria adversária definida, eles já sabem que vão estrear na quinta-feira, às 7h30.
Hugo vai chegar embalado para o Aberto da Áustria. No último domingo (17), ele disputou o Campeonato Pan-Americano e se tornou o primeiro campeão do torneio individual da competição. Em uma final brasileira, contra Thiago Monteiro (157º), Hugo derrotou o compatriota por 4 sets a 0 e ficou com o título.
Em novembro de 2016, Calderano (31º, à época) fez uma campanha histórica em Linz. Na ocasião, para chegar à final, o brasileiro derrotou os chineses Wang Chuqin e Fang Yinchi, o dinamarquês Jonathan Groth (33º, à época), o alemão Ruwen Filus (64º, à época) e o japonês Yuto Muramatsu (37º, à época). Na decisão, foi superado pelo japonês Kenta Matsudaira (41º, à época) e ficou com a prata.
A Confederação Brasileira de Tênis de Mesa conta com recursos da Lei Agnelo/Piva (Comitê Olímpico do Brasil e Comitê Paralímpico Brasileiro) – Lei de Incentivo Fiscal e Governo Federal – Ministério do Esporte.