Notícia

Hugo Calderano bate sul-coreano e vai encarar o número 1 do mundo no Catar

Por CBTM

08/03/2018 20h11


Brasileiro vence com autoridade em sua estreia da chave individual e terá alemão Timo Boll como rival nas oitavas
 
FOTO DE ARQUIVO: Hugo Calderano venceu com autoridade na estreia. (Crédito: ITTF)
 
Rio de Janeiro (RJ), 08 de março de 2018.
Por: Assessoria de Comunicação - CBTM
 
Hugo Calderano estreou na chave individual do Aberto do Catar com uma vitória mais do que convincente. Bateu o sul-coreano Lim Jonghoon, 45º do mundo, por 4 sets a 1, parciais de 11/1, 11/7, 11/9, 11/13 e 11/5, na tarde desta quinta-feira (8/3).
 
No próximo compromisso, pelas oitavas de final, a tarefa do principal mesatenista brasileiro da atualidade será um tanto desafiadora: bater o número 1 do mundo, o alemão Timo Boll, que venceu Lin Yun-Ju, de Taipei, por 4 a 1. O jogo está marcado para o meio-dia desta sexta-feira (horário de Brasília), ainda sem mesa confirmada.
 
Hugo foi arrasador no primeiro set. Abriu 5 a 0, sofreu um ponto e depois marchou para inapeláveis 11 a 1. No segundo, Calderano mostrou a mesma força ao abrir 6 a 0, mas viu o sul-coreano esboçar uma reação ao diminuir a distância para dois pontos (9 a 7). No entanto, o brasileiro manteve os nervos no lugar e fechou em 11 a 7.
 
A terceira parcial foi mais puxada que a anterior. Jonghoon esteve próximo da vitória e chegou a fazer 8 a 6 sobre o brasileiro, que mais uma vez teve de ser frio para confirmar o set, desta vez por 11 a 9.
 
O brasileiro mostrou fibra no quarto set. Salvou três set points quando o rival vencia por 10 a 7, mas não conseguiu evitar o revés por 13 a 11. Disposto a fechar o jogo, Hugo errou muito pouco no quinto set e manteve distância segura para o sul-coreano durante toda a parcial. Vitória segura por 11 a 5 e classificação confirmada. 
 
O técnico Jean-René Mounie analisou a atuação de Calderano e projetou as armas do brasileiro para fazer história contra o líder do ranking.
 
"Durante quase dois sets, o Hugo apresentou o melhor nível dele. Aos poucos, o sul-coreano se adaptou, mas o Hugo conseguiu manter a qualidade do jogo e fez boas escolhas. Ele pode ficar satisfeito com essa atuação, pois conseguiu impor o estilo dele, muito agressivo perto da mesa. Isso será essencial para conseguir um resultado especial contra o número 1 do mundo: impor o próprio estilo e ir pra frente são as chaves para vencer o alemão. De qualquer jeito, é um desafio ótimo que vai permitir ao Hugo continuar a se construir como atleta".
 
Duplas
 
Nas duplas, porém, o brasileiro foi eliminado, ainda no período da manhã. Jogando com o francês Simon Gauzy, eles foram superados pela parceria dos alemães Patrick Franziska e Jonathan Groth, que venceu por três sets a zero, parciais de 11/4, 11/7 e 11/9.
 
Depois de dois sets ruins, Calderano e Gauzy - que vinham de uma vitória sobre uma dupla indiana na fase classificatória - esboçaram reação na terceira parcial, que seguiu equilibrada até o nono ponto, quando os rivais conseguiram a virada.
 
 
 
A Confederação Brasileira de Tênis de Mesa conta com recursos da Lei Agnelo/Piva (Comitê Olímpico do Brasil e Comitê Paralímpico Brasileiro) - Lei de Incentivo Fiscal e Governo Federal - Ministério do Esporte.

 

 

FATO&AÇÃO COMUNICAÇÃO

Assessoria de Comunicação da Confederação Brasileira de Tênis de Mesa - CBTM

Claudia Mendes - claudia@fatoeacao.com

Marcio Menezes – marcio@fatoeacao.com

imprensa@cbtm.org.br

fatoeacaocomunicacao@gmail.com

 
 
 
Siga a CBTM nas redes sociais:
 
 Facebook  Twitter  Instagram
 

 

Confederação Filiada

Parceiro Oficial

Jogo Limpo

Patrocinadores

Apoiadores

Seleções
Seleção Olímpíca
Seleção Paralímpica
Eventos
Calendário
Área de Filiados
Desenvolvimento
Universidade do Tênis de Mesa
Escolas de Treinadores
Escolas de Árbitros e Oficiais
Escola de Gestão
Certificações




Vamos conversar?