Por CBTM
FOTO: Isac Nogueira em ação, na Copa Brasil. Crédito: Christian Martinez/RGB Studios.
Concórdia (SC), 29 de março de 2018.
Por Claudia Mendes e Juliana Cumplido
Uma vida dedicada ao tênis de mesa. De 58 anos de vida, o catarinense Isac Moisés Abraão Nogueira tem 42 deles voltados para o esporte, o que o torna o árbitro mais antigo do país. Ele está atuando na Copa Brasil, que acontece até domingo, na cidade de Concórdia.
Como reza a função, Isac é detalhista. Há uma série de cuidados necessários para que os jogos aconteçam e os árbitros passem desapercebidos em relação aos duelos.
"Um bom árbitro precisa estar focado na mesa, no controle das raquetes, nos aparadores e pisos. Tudo precisa estar perfeito", destaca, antes de explicar, rapidamente, os passos na carreira de quem se dedica a se aperfeiçoar para comandar as partidas.
"A renovação se dá através cursos de nível. Começa no estadual e passa pelo regional, nacional e internacional".
Para quem viu in loco o desenvolvimento do esporte através dos anos, o momento do tênis de mesa traz muita alegria.
"O tênis de mesa evoluiu muito, tem mais apoio, investimentos e isso é estimulante para todos. O Brasil está num estágio de crescimento, vide Hugo Calderano, hoje entre os 20 do mundo", lembrou, sem esquecer dos craques da raquete cujo florescer se deu ali, pertinho dele.
"Celso Toshimi e Cláudio Kano foram incríveis. Cláudio então, ambidestro, era fabuloso".
Quando se pensa na evolução da modalidade, Isac lembra da catimba de alguns jogadores do passado cujas "técnicas" não se proliferam nos dias atuais
"Antigamente, alguns usavam de malandragens como molhar a bolinha, entre outras coisas. Hoje, porém, é mais na técnica, são mais profissionais".
A Confederação Brasileira de Tênis de Mesa conta com recursos da Lei Agnelo/Piva (Comitê Olímpico do Brasil e Comitê Paralímpico Brasileiro) - Lei de Incentivo Fiscal e Governo Federal - Ministério do Esporte.
FATO&AÇÃO COMUNICAÇÃO
Assessoria de Comunicação da Confederação Brasileira de Tênis de Mesa - CBTM
Claudia Mendes - claudia@fatoeacao.com
Marcio Menezes – marcio@fatoeacao.com
Juliana Cumplido (estagiária) - juliana@fatoeacao.com
imprensa@cbtm.org.br
fatoeacaocomunicacao@gmail.com
Siga a CBTM nas redes sociais:
|