Por CBTM
Partida contra o japonês Yuya Oshima foi cheia de bonitos lances. Brasileiro é o único não-asiático que ainda disputa o título, nos torneios individual e de duplas
FOTO: Calderano venceu na estreia. Crédito: ITTF.
Incheon (KOR), 14 de dezembro de 2018.
Por: Assessoria de Comunicação – CBTM
O brasileiro Hugo Calderano estreou com vitória no ITTF Grand Finais, competição que reúne os 16 melhores mesa-tenistas do Circuito Mundial. Nesta sexta-feira (14), em Incheon, na Coreia do Sul, ele derrotou, de virada, o japonês Yuya Oshima, por 4 a 3 (11/5, 4/11, 11/8, 8/11, 9/11, 11/4 e 11/7), passando para as quartas de final da competição.
Calderano é o único não-asiático ainda disputando o torneio, incluindo os torneios individuais e de duplas, masculino e feminino. Nas quartas de final, ele enfrentará o número 1 do mundo e eleito o melhor jogador da temporada, o chinês Fan Zhendong, neste sábado, às 2h50 (de Brasília).
Será também uma oportunidade de revanche para o brasileiro. Nesta temporada, os dois se enfrentaram duas vezes no Circuito Mundial, logo nos primeiros meses do ano, quando o chinês ainda não era o número 1 do mundo. E foi justamente ele que parou Calderano em seus dois melhores momentos no Circuito: a semifinal do Aberto da Hungria e a final do Aberto do Catar.
Após a partida, o brasileiro lembrou do confronto com Oshima no Aberto da Austrália, onde caiu na estreia, o que valoriza ainda mais a vitória desta sexta-feira.
“Estou muito feliz. No Aberto da Austrália eu perdi para o Oshima por 4 a 3, em um jogo muito apertado. Joguei com o Zhendong algumas vezes antes. Obviamente será muito difícil, pois ele é o número 1 do mundo e o melhor jogador da temporada. Mas agora eu só quero descansar, para depois me preparar para esse confronto”, disse o brasileiro, exausto após o longo duelo, com mais de uma hora de duração.
O jogo
Calderano começou mostrando estar disposto a brigar pelas posições mais altas do torneio. Ele foi arrasador no primeiro set, vencendo com tranquilidade. Os golpes rápidos de Oshima funcionaram no segundo set e o japonês deu o troco na segunda parcial.
O terceiro set foi o mais bonito de se ver, com ralis longos e muita alternância na partida. Calderano começou muito bem, mas permitiu a virada e o japonês abriu quatro pontos de vantagem. Em uma virada fulminante, o brasileiro conseguiu fechar por 11 a 8.
Na quarta e quinta parciais, Calderano não conseguiu impor seu melhor jogo. Chegou a encostar no marcador depois de estar perdendo por quatro pontos de diferença no quarto set, mas foi só. No quinto, o japonês esteve sempre no comando.
Mas o brasileiro voltou a mostrar porque é considerado um dos melhores jogadores da atualidade. Ele foi praticamente perfeito no sexto set, deixando Oshima sem ação com seus contra-ataques. O show de Calderano continuou no último set, quando ele abriu 6 a 2. O japonês chegou a reagir, mas após pedido de tempo do técnico Jean-René Mounie, Calderano garantiu a vitória por 11 a 7.
A Confederação Brasileira de Tênis de Mesa conta com recursos da Lei Agnelo/Piva (Comitê Olímpico do Brasil e Comitê Paralímpico Brasileiro) - Lei de Incentivo Fiscal e Governo Federal - Ministério do Esporte.
FATO&AÇÃO COMUNICAÇÃO
Assessoria de Comunicação da Confederação Brasileira de Tênis de Mesa - CBTM
Claudia Mendes – claudia@fatoeacao.com
Nelson Ayres – nelson@fatoeacao.com
fatoeacaocomunicacao@gmail.com
Siga a CBTM nas redes sociais:
FACEBOOK: www.facebook.com/cbtenisdemesa
TWITTER: www.twitter.com/cbtm_tm
INSTAGRAM: @cbtenisdemesa