Por CBTM
Distância para o quinto colocado cai para apenas 110 pontos e pode diminuir ainda mais com uma boa participação no Aberto da Hungria
FOTO: Hugo Calderano está próximo do quinto lugar no ranking. Crédito: ITTF.
Rio de Janeiro (RJ), 2 de janeiro de 2019.
Por: Assessoria de Comunicação – CBTM
O mesa-tenista Hugo Calderano está muito próximo de atingir o Top-5 Mundial. Na manhã desta quarta-feira (2), o novo ranking mundial divulgado aponta o brasileiro na mesma posição do mês anterior, a sexta colocação. Porém, a distância para o quinto colocado é muito pequena, de apenas 110 pontos, e pode diminuir ainda mais neste mês, quando será disputado o Aberto da Hungria.
Calderano subiu 765 pontos em relação ao ranking anterior, somando agora 13.955 pontos. O quinto colocado era o japonês Tomokazu Harimoto, mas ele venceu o Grand Finals em dezembro (eliminando o brasileiro na semifinal) e subiu para o terceiro lugar. Por sua vez, o alemão Timo Boll, que estava em terceiro, caiu duas posições e está em quinto, com 14.065. O chinês Fan Zhendong segue liderando a lista, com 17.001 pontos.
A subida do brasileiro se deveu exatamente ao desempenho no Grand Finals, onde chegou na semifinal, superando inclusive o líder do ranking mundial nas quartas de final. Para conseguir diminuir ainda mais a distância para o Top-5 Mundial, Calderano terá de ser ao menos finalista do Aberto da Hungria, que começa no dia 15, pois foi semifinalista desta competição em 2018.
Calderano já é o melhor atleta das Américas desde a criação do ranking mundial e está próximo de ser considerado o melhor atleta das Américas de todos os tempos. O norte-americano Sol Schiff é considerado pela Federação Internacional de Tênis de Mesa (ITTF) como o número 4 do mundo, em 1938. Nesta época, não havia ranqueamento.
O primeiro ranking do ano mostra apenas ajustes nas posições dos demais brasileiros, em razão da ausência de competições internacionais no mês de dezembro. O país voltou a ter cinco atletas no Top-100 dos rankings masculino e feminino, com a subida de Lin Gui (100ª colocação). Gustavo Tsuboi (42º) e Eric Jouti (80º), no masculino, e Bruna Takahashi (73ª) no feminino completam a seleta lista.
Confira a posição de todos os brasileiros ranqueados:
FEMININO
73ª Bruna Takahashi (73ª no ranking anterior)
100ª Lin Gui (101ª no ranking anterior)
156ª Caroline Kumahara (157ª no ranking anterior)
188ª Jéssica Yamada (189ª no ranking anterior)
MASCULINO
6º Hugo Calderano (6º no ranking anterior)
42º Gustavo Tsuboi (43º no ranking anterior)
80º Eric Jouti (81º no ranking anterior)
104º Thiago Monteiro (105º no ranking anterior)
114º Vitor Ishiy (116º no ranking anterior)
267º Cazuo Matsumoto (268º no ranking anterior)
279º Humberto Manhani (277º no ranking anterior)
863º Carlos Ishida (927º no ranking anterior)
903º Gustavo Yokota (964º no ranking anterior)
994º Vítor Santos (1.053º no ranking anterior)
1.061º Normando Alencar (1.113º no ranking anterior)
1.198º Luan Barbosa (primeira aparição no ranking)
A Confederação Brasileira de Tênis de Mesa conta com recursos da Lei Agnelo/Piva (Comitê Olímpico do Brasil e Comitê Paralímpico Brasileiro) - Lei de Incentivo Fiscal e Governo Federal - Ministério do Esporte.
FATO&AÇÃO COMUNICAÇÃO
Assessoria de Comunicação da Confederação Brasileira de Tênis de Mesa - CBTM
Claudia Mendes – claudia@fatoeacao.com
Nelson Ayres – nelson@fatoeacao.com
fatoeacaocomunicacao@gmail.com
Siga a CBTM nas redes sociais:
FACEBOOK: www.facebook.com/cbtenisdemesa
TWITTER: www.twitter.com/cbtm_tm
INSTAGRAM: @cbtenisdemesa