Por CBTM
Brasileiro enfrenta o americano Kanak Jha na decisão deste domingo. Tsuboi e Bruna vão disputar o bronze
FOTO: Hugo Calderano tenta mais um título da Copa Pan-Americana. Crédito: ITTF.
Guaynabo (PUR), 03 de fevereiro de 2019.
Por: Assessoria de Comunicação – CBTM
O carioca Hugo Calderano está bem próximo de garantir mais um título da Copa Pan-Americana, em Guaynabo, Porto Rico. Neste domingo (3), ele confirmou vaga na decisão do torneio ao derrotar o paraguaio Marcelo Aguirre, por 4 a 2 (11/7, 7/11, 9/11, 13/11, 11/9 e 13/11), na semifinal. De quebra, já está classificado para a Copa do Mundo, em novembro, na China. A decisão da Copa Pan-Americana acontece ainda neste domingo, às 20h40 (de Brasília), contra o norte-americano Kanak Jha, com transmissão ao vivo do canal Sportv2/Globosat.
Foi um jogo extremamente difícil para o brasileiro. Calderano começou impondo seu ritmo. Venceu o primeiro set com relativa tranquilidade. O paraguaio começou a arriscar logo na segunda parcial e conseguiu a igualdade, devolvendo o 11 a 7. Aguirre continuou apresentando dificuldades para Calderano, vencendo novamente no terceiro set.
Em uma parcial disputadíssima, o brasileiro conseguiu a virada quando o paraguaio já tinha set point a seu favor. E aí, o número 6 do mundo passou a mostrar todo o seu repertório. Frieza na hora de decidir o quinto e o sexto set, vencidos por 11 a 9 e 13 a 11.
“Muito feliz por ganhar na América Latina, sempre uma experiência muito boa”, disse Calderano após a partida.
Bruna e Tsuboi disputam bronze
Os outros dois brasileiros na semifinal do torneio não conseguiram classificação. Bruna Takahashi e Gustavo Tsuboi foram derrotados por Mo Zhang e Kanak Jha, respectivamente.
Bruna perdeu sua partida por 4 a 0 (11/8, 11/4, 11/5 e 11/5). A brasileira começou bem a partida, equilibrando o placar até a metade do primeiro set. Mais experiente, a canadense Zhang passou a dominar o confronto, fechando em 11 a 8. Depois disso, Bruna brigou bastante, mas não conseguiu mais encaixar seu jogo e acabou eliminada. A decisão do bronze acontece também neste domingo, às 19h, contra a norte-americana Yue Wu.
Tsuboi teve uma partida bem equilibrada contra Kanak Jha. Venceu o primeiro set, dominando os golpes. Mas viu o adversário fechar com facilidade na segunda parcial. No terceiro set, o norte-americano chegou a abrir 9 a 3 e Tsuboi reagiu, quase conseguindo empatar.
Na quarta parcial, Tsuboi viu seu desempenho cair novamente, sendo batido com facilidade. Novamente reagiu no quinto set, após estar atrás no placar. No sexto set, muito equilibrado, acabou batido no final, perdendo por 4 a 2 (11/8, 5/11, 9/11, 4/11, 11/9, 8/11). O brasileiro disputa o bronze às 19h50, contra o paraguaio Marcelo Aguirre.
A Confederação Brasileira de Tênis de Mesa conta com recursos da Lei Agnelo/Piva (Comitê Olímpico do Brasil e Comitê Paralímpico Brasileiro) - Lei de Incentivo Fiscal e Governo Federal - Ministério do Esporte.
FATO&AÇÃO COMUNICAÇÃO
Assessoria de Comunicação da Confederação Brasileira de Tênis de Mesa - CBTM
Claudia Mendes – claudia@fatoeacao.com
Nelson Ayres – nelson@fatoeacao.com
fatoeacaocomunicacao@gmail.com
Siga a CBTM nas redes sociais:
FACEBOOK: www.facebook.com/cbtenisdemesa
TWITTER: www.twitter.com/cbtm_tm
INSTAGRAM: @cbtenisdemesa