Por CBTM
Com dois eventos no currículo, presidente George Cabral busca crescimento e entrada do projeto no calendário da Federação
FOTO: Projeto Raquetes do Bem teve início com Raquel Alves Santos e busca ajudar mais pessoas pelo tênis de mesa
São Luís (MA), 28 de fevereiro de 2019
LUCAS MATHIAS *
O tradicional bate-bola de fim de semana dos mesa-tenistas maranhenses começou a ganhar contornos mais interessantes no início deste ano: motivado pela primeira ajuda a Raquel, maranhense medalhista nos Jogos Paralímpicos da Juventude em 2018, o projeto Raquetes do Bem começou a ganhar forma mais precisamente no dia 5 de janeiro. A ideia da Federação Maranhense de Tênis de Mesa – FMATM é fazer crescer e tornar constante uma iniciativa que já deu certo.
Raquel Alves Santos foi o motor que, praticamente, criou o Raquetes do Bem. Convidada para treinar com a Seleção Paralímpica de tênis de mesa por um período, em São Paulo, a atleta não tinha recursos para adquirir o equipamento adequado, o que chamou a atenção dos atletas do estado. Foi aí que a FMATM entrou, organizando um campeonato beneficente que arrecadaria recursos para os treinamentos de Raquel longe do seu estado.
“Em uma sexta-feira, decidimos fazer o torneio beneficente no dia seguinte. Contou com a presença de 30 atletas e cada um pagou uma inscrição no valor que queria. Conseguimos arrecadar recursos suficientes para comprar um par de tênis, uma madeira, duas borrachas, bolinhas, raqueteira e outros acessórios. O pessoal ficou bem satisfeito e foi aí que surgiu a ideia de criar o projeto, que ainda é bem pequeno”, explicou George Cabral, presidente da Federação Maranhense.
Mas se a iniciativa ainda está crescendo e pretende alçar voos maiores, a ajuda dada à Raquel foi enorme: “Foi muito importante, me ajudou muito. Agradeço a todos eles por essa atitude tão bonita. Eu trenei muito, aprendi novos saques, coisa novas. Projetos como esse são maravilhosos, é de pessoas assim que precisamos”, contou a mesa-tenista.
Com o “efeito Raquel”, o projeto começou a tomar forma. A segunda iniciativa do Raquetes do Bem – agora planejada, o primeiro evento, de fato, oficial – foi usar o tênis de mesa em prol de recursos para Matheus Eduardo, de 5 anos. Diagnosticado com câncer no rim, o objetivo principal do Torneio Solidário de Tênis de Mesa era a ajuda financeira no tratamento do garoto. Com planejamento e divulgação maiores, o sucesso era inevitável:
“O evento do Matheus foi mais organizado. Fizemos e vendemos camisas e medalhas para tentar chamar mais pessoas. Foram tantas que tivemos que aumentar o tempo e dividir o torneio em 3 categorias. Arrecadamos, com inscrição, o dobro do valor da Raquel, além da receita das camisas e da campanha que fizemos. Muitas pessoas também doaram diretamente para a família, houve doações, inclusive, de fora do estado”, comemorou George Cabral.
Passo a passo, o crescimento do projeto já é visível. As ações já têm maior frequência, grandes ou em menor escala, como uma campanha recente de doação de sangue realizada pela Federação, que teve enorme retorno dos atletas. A perspectiva é positiva:
“Além dos torneios beneficentes, estamos planejando apresentações em uma instituição de câncer e no asilo da cidade. O pessoal tem se envolvido cada vez mais. Estamos criando, dentro da estrutura formal da FMATM, uma diretoria responsável por esse tipo de ação. A ideia é, realmente, criar uma rotina para isso e prever as ações em nosso calendário anual”, finalizou o Presidente da FMATM.
*Estagiário sob a supervisão da equipe da Assessoria de Comunicação
A Confederação Brasileira de Tênis de Mesa conta com recursos da Lei Agnelo/Piva (Comitê Olímpico do Brasil e Comitê Paralímpico Brasileiro) - Lei de Incentivo Fiscal e Governo Federal - Ministério do Esporte.
FATO&AÇÃO COMUNICAÇÃO
Assessoria de Comunicação da Confederação Brasileira de Tênis de Mesa - CBTM
Claudia Mendes – claudia@fatoeacao.com
Nelson Ayres – nelson@fatoeacao.com
fatoeacaocomunicacao@gmail.com
Siga a CBTM nas redes sociais:
FACEBOOK: www.facebook.com/cbtenisdemesa
TWITTER: www.twitter.com/cbtm_tm
INSTAGRAM: @cbtenisdemesa