Por CBTM
Entre torneios de duplas e individuais, sete mesa-tenistas do Brasil fizeram seus primeiros jogos hoje e começaram com vitória
FOTO: Jessica Yamada venceu com facilidade na estreia. Crédito: Abelardo Mendes Júnior/Rede do Esporte
TEM MAIS NO FLICKR DA REDE DO ESPORTE - Utilize o LINK
Budapeste (HUN), 21 de abril de 2019.
NELSON AYRES
Em plena Páscoa, os brasileiros fizeram um primeiro dia perfeito em Budapeste, na Hungria, pelo Campeonato Mundial Individual e de Duplas. O domingo (21) foi de 100% de aproveitamento para os atletas que estrearam hoje, entre confrontos individuais e de duplas, nos sete jogos disputados no Hungexpo, local onde ocorre a competição.
Gustavo Tsuboi e Bruna Takahashi foram os primeiros representantes com vitória. Ainda no início da manhã, pela fase preliminar 1 do torneio de duplas mistas, enfrentaram Zeyad Aldmaisy e Sewar Abuyaman, da Jordânia. A vitória veio por 3 a 0 (11/6, 11/6 e 11/4). Pela fase seguinte, enfrentaram os gregos Ioannis Sgouropoulos e Maria Christoforaki e conquistaram nova vitória: 3 a 0, com parciais de 11/6, 11/8 e 11/6. O detalhe interessante é que os brasileiros chegaram a estar perdendo por 6 a 1 no primeiro set e conseguiram a virada com dez pontos consecutivos.
Jéssica Yamada foi a primeira a estrear no individual feminino e ganhou com facilidade. A adversária foi Mimoza Tynaeva, do Quirguistão, pelo grupo 58. Após o resultado de 4 a 0 (11/1, 11/5, 11/4 e 11/1), a brasileira analisou o confronto e ressaltou que precisa ter o mesmo foco apresentado hoje para poder passar de fase.
“Temos que entrar firme, independentemente do adversário, e fazer o suficiente para vencer. Meu jogo de amanhã é contra uma chinesa, para quem perdi há uns 6 ou 7 anos. Apesar de ter perdido, acredito que posso fazer diferente dessa vez. Então vou me preparar bem, lembrar dos pontos fortes e fracos e ir para cima dela, porque quero essa vaga para ir para a chave principal”, projetou Jéssica.
Lin Gui e Eric Jouti também estrearam bem nas duplas mistas. Começando já na fase preliminar 2, eles enfrentaram Chi Cheng Cheong e I Cheng Kuok, do Macau, e fizeram prevalecer suas qualidades: 3 a 0, com parciais de 11/6, 11/5 e 11/3. “Jogamos juntos faz tempo, já conhecemos o estilo de jogo um do outro. Depende da gente, se jogarmos bem, podemos avançar”, comentou Eric, sobre uma possível vaga na chave principal.
No masculino, o primeiro a jogar foi Thiago Monteiro, pelo grupo 10. Em boa fase, o brasileiro conseguiu sua primeira vitória no Mundial contra Haitham Al-Mandhari, do Omã. As parciais de 11/5, 11/6, 11/1 e 11/4 fizeram o placar de 4 a 0. Jogando Mundiais desde 1999, o mesa-tenista soube usar bem sua bagagem: “Vi que meu adversário não tinha tanta experiência, mas, ainda assim, está aqui para ganhar e eu também quero ganhar. Então aproveitei o jogo para me habituar com o local e me preparar para o confronto seguinte”.
Após a vitória nas duplas mistas, Lin Gui também venceu no torneio individual. A adversária da brasileira foi Maria Christoforaki, da Grécia, derrotada pelo placar de 3 a 1 (11/7, 11/8, 9/11, 11/7 e 11/9), pelo grupo 11. Fechando o dia para o Brasil, pelo grupo 35, Vitor Ishiy estreou na competição contra o neozelandês Nathan Xu e manteve os 100% de aproveitamento: 4 a 1, com parciais de 11/3, 11/6, 10/12, 11/8 e 11/8.
A Confederação Brasileira de Tênis de Mesa conta com recursos da Lei Agnelo/Piva (Comitê Olímpico do Brasil e Comitê Paralímpico Brasileiro) - Lei de Incentivo Fiscal e Governo Federal - Ministério do Esporte.
FATO&AÇÃO COMUNICAÇÃO
Assessoria de Comunicação da Confederação Brasileira de Tênis de Mesa - CBTM
Claudia Mendes – claudia@fatoeacao.com
Nelson Ayres – nelson@fatoeacao.com
fatoeacaocomunicacao@gmail.com
Siga a CBTM nas redes sociais:
FACEBOOK: www.facebook.com/cbtenisdemesa
TWITTER: www.twitter.com/cbtm_tm
INSTAGRAM: @cbtenisdemesa