Por CBTM
Decisão do torneio em Brasília foi contra Luis Anjos, que também joga na Espanha atualmente
Crédito da Foto: Christian Martinez/RGB Studios.
Brasília (DF), 26 de maio de 2019.
CLAUDIA MENDES
A Copa Brasil Centro-Norte-Nordeste teve uma “final espanhola” no Absoluto A masculino. Neste domingo (26), em Brasília (DF), Humberto Manhani (C.R.Saldanha da Gama/Joola/ADC Estrela/Sta.Cecília-SP) derrotou Luis Anjos (Pró Tênis de Mesa de Joaçaba-SC) na decisão, por 3 a 1 (3/11, 11/9, 11/8 e 11/5). Os dois atletas passaram a atuar no tênis de mesa espanhol nesta temporada.
Luis Anjos está atuando no Sevilla Club. Manhani joga pelo Arteal e teve uma boa primeira temporada na Europa. Foi campeão da Copa do Rei, título inédito para um clube da Região da Galícia. Mas também passou por dificuldades no período de adaptação.
“Foi a primeira vez que fiquei tanto tempo fora e o preço foi muito alto. Minha esposa não foi comigo, estava longe da família. Foi bem difícil. Mas sabia que era uma oportunidade. O nível deles, pelo fato de ter uma Liga, é muito mais alto, jogamos contra atletas diferentes. Isso ia me dar uma experiência bacana. O clube fez a melhor temporada da História, ficamos em segundo na Liga. Eles gostaram muito. Espero voltar agora com a minha esposa e fazer bons jogos na Europa”, revela Manhani.
Manhani e Anjos fazem parte de uma lista com mais de 20 atletas brasileiros que estão atuando na Europa, em busca de evolução. Neste fim de semana, Hugo Calderano foi campeão alemão, pelo Ochsenhausen. O campeão da Copa Brasil acredita que este processo é importante para o tênis de mesa do nosso país.
“Hugo Calderano é um atleta excepcional. Acredito que ele possa ser melhor do mundo um dia. É o fruto de muito investimento, pois ele teve muito apoio desde as categorias de base, pela qualidade que sempre apresentou. Esse constante contato com o nível europeu e asiático faz com o que o tênis de mesa brasileiro evolua. Isso deu muito certo com ele e pode dar certo com outros. Aparecer um outro Calderano é difícil, mas acho que podem aparecer jogadores com um bom ranking”, diz.
Por fim, Manhani comemorou mais uma conquista de Copa Brasil: “Para mim, é sempre gratificante ser campeão no Brasil. Eu tenho passado esse tempo todo treinando e me dedicando na Espanha, fico feliz de conquistar esse título no nosso país. Agradeço a Deus a oportunidade de estar aqui e ser campeão novamente”.
A Confederação Brasileira de Tênis de Mesa conta com recursos da Lei Agnelo/Piva (Comitê Olímpico do Brasil e Comitê Paralímpico Brasileiro) - Lei de Incentivo Fiscal e Governo Federal - Ministério do Esporte.
FATO&AÇÃO COMUNICAÇÃO
Assessoria de Comunicação da Confederação Brasileira de Tênis de Mesa - CBTM
Claudia Mendes – claudia@fatoeacao.com
Nelson Ayres – nelson@fatoeacao.com
Lucas Mathias (estagiário)
fatoeacaocomunicacao@gmail.com
Siga a CBTM nas redes sociais:
FACEBOOK: www.facebook.com/cbtenisdemesa
TWITTER: www.twitter.com/cbtm_tm
INSTAGRAM: @cbtenisdemesa