Por CBTM
Disputa das semifinais e decisão da medalha de ouro acontecem nesta quarta-feira; Jessica perde por detalhes da atual campeã
FOTO: Bruna Takahashi vibra com a classificação. Crédito: Abelardo Mendes Jr./Rede do Esporte.
VÍDEOS: Fique ligado no nosso Facebook, com as entrevistas dos atletas no Pan de Lima: www.facebook.com/cbtenisdemesa
RESULTADOS: Acompanhe os resultados dos brasileiros assim que terminarem as partidas, em nosso Twitter (www.twitter.com/cbtm_tm) e Instagram (@cbtenisdemesa).
Lima (PER), 06 de agosto de 2019.
NELSON AYRES
Mais duas medalhas estão garantidas para o tênis de mesa brasileiro nos Jogos Pan-Americanos de Lima. Nesta terça-feira (6), Bruna Takahashi e Hugo Calderano se classificaram para as semifinais dos torneios individuais feminino e masculino, respectivamente, garantindo, portanto, ao menos o bronze. As semifinais e finais serão disputadas nesta quarta-feira.
Bruna foi a primeira a garantir a vaga. Pela manhã, nas oitavas de final, não teve o menor trabalho para derrotar a dominicana Yasiris Ortiz, por 4 a 0 (11/6, 11/6, 11/1 e 11/7). Poucas horas depois, foi a vez de encarar a norte-americana Lily Zhang, nas quartas de final, em jogo extremamente desgastante e equilibrado. Melhor para a brasileira no fim, com 4 a 3 no placar (6/11, 5/11, 11/9, 11/9, 8/11, 11/6 e 11/9). Sua adversária na semifinal será a porto-riquenha Adriana Diaz, às 13h (de Brasília).
Na véspera, Bruna havia perdido duas decisões, na final de duplas mistas e semifinal de duplas femininas. Saiu do ginásio abalada e chorando. Mas a noite foi ótima conselheira para uma reação no dia seguinte.
“Ontem foi muito difícil para mim. Preferi ficar off. Isso me ajudou a deletar o dia, fiz um trabalho psicológico e criei metas para o dia seguinte. Estava com muitas dores no corpo. Não foi tempo suficiente para descansar. Amanhã, vou continuar vibrando, não importa contra quem seja”, disse, já bem mais sorridente, após a classificação.
Hugo Calderano também teve um bom dia nas disputas individuais. Por ser o cabeça de chave número 1, ele estreou apenas nesta terça-feira, nas oitavas de final. Primeiro, venceu o chileno Juan Lamadrid, por 4 a 1 (11/6, 11/7, 7/11, 11/9 e 11/1). Depois, enfrentou rival de sobrenome parecido, o mexicano Marcos Madrid. Vitória ainda mais tranquila, desta vez por 4 a 0 (11/8, 11/5, 11/8 e 11/5). Na semifinal, será a vez de enfrentar o canadense Eugene Wang, às 15h.
"Depois do primeiro jogo, onde Hugo precisou um pouco de tempo para achar o ritmo certo, ele achou o caminho correto contra o Madrid. Ele dominou todas as partes do jogo, foi bem positivo", analisou o técnico Jean-René Mounie.
Chineses triunfam
A China não disputa os Jogos Pan-Americanos, mas os chineses foram pedras nos sapatos dos brasileiros em Lima. Dois naturalizados foram os responsáveis pelas eliminações de Jessica Yamada e Gustavo Tsuboi nos torneios individuais.
Jessica encarou Yue Wu, que atua pelos Estados Unidos e é a atual campeã dos Jogos. Chegou a estar perdendo por três sets a zero e foi buscar o empate. Começou muito mal o último set, quando chegou a estar seis pontos atrás no placar e quase foi buscar uma vitória improvável, mas era tarde: 4 a 3 para a adversária (5/11, 5/11, 6/11, 11/3, 15/13, 11/7 e 8/11).
Gustavo Tsuboi teve pela frente Jiaji Wu, chinês naturalizado dominicano. Em um jogo bem equilibrado, acabou batido por 4 a 2 (5/11, 11/5, 7/11, 11/9, 9/11 e 9/11).
FATO&AÇÃO COMUNICAÇÃO
Assessoria de Comunicação da Confederação Brasileira de Tênis de Mesa - CBTM
Claudia Mendes – claudia@fatoeacao.com
Nelson Ayres – nelson@fatoeacao.com
fatoeacaocomunicacao@gmail.com
Siga a CBTM nas redes sociais:
FACEBOOK: www.facebook.com/cbtenisdemesa
TWITTER: www.twitter.com/cbtm_tm
INSTAGRAM: @cbtenisdemesa