Por CBTM
Brasileiro está garantido nos Jogos Olímpicos de Tóquio; Bruna é bronze no individual, a maior medalhista entre as mulheres brasileiras no tênis de mesa
FOTO: Hugo Calderano é o grande campeão individual dos Jogos de Lima. Crédito: Abelardo Mendes Júnior/Rede do Esporte.
VÍDEOS: Fique ligado no nosso Facebook, com as entrevistas dos atletas no Pan de Lima: www.facebook.com/cbtenisdemesa
RESULTADOS: Acompanhe os resultados dos brasileiros assim que terminarem as partidas, em nosso Twitter (www.twitter.com/cbtm_tm) e Instagram (@cbtenisdemesa).
Lima (PER), 07 de agosto de 2019.
NELSON AYRES
Um dia histórico para o Brasil. Hugo Calderano confirmou seu favoritismo e venceu o torneio individual masculino dos Jogos Pan-Americanos de Lima. Passou a ser o terceiro mesa-tenista na história dos Jogos a conquistar um bicampeonato individual (Hugo Hoyama foi campeão em 1991 e 1995 e o chinês naturalizado dominicano Lin Ju venceu em 2003 e 2007). De quebra, carimbou o passaporte para a Olimpíada de Tóquio, em 2020. Bruna Takahashi, no torneio feminino, ficou com o bronze. Em seu primeiro Pan, já é a recordista de medalhas entre as mulheres do tênis de mesa brasileiro: uma prata e dois bronzes.
Para vencer o torneio masculino, Calderano teve que passar pelo chinês naturalizado dominicano Jiang Wu, por 4 a 3 (11/8, 6/11, 8/11, 11/7, 8/11, 11/8 e 11/2). Na semifinal, pela manhã, ele já havia derrotado o canadense Eugene Wang, por 4 a 2 (8/11, 11/7, 11/6, 7/11, 11/9, 11/6).
Diante de um jogador que fez parte das seleções de base chinesas e foi naturalizado há poucos meses, Calderano teve um bom desempenho no primeiro set. Controlou a partida e venceu por 11 a 8. Mas encontrou extrema dificuldade na recepção na parcial seguinte, sendo batido por 11 a 6.
As trocas muito rápidas do dominicano seguiram incomodando o brasileiro, que não conseguia impor seu ritmo no terceiro set. Ele abriu cinco pontos de diferença e Calderano não conseguiu reagir. O panorama mudou na parcial seguinte, quando Hugo voltou a encaixar seus golpes, fechando em 11 a 7.
O quinto set foi de grande equilíbrio, seguindo sem definição até a igualdade em 7 a 7, quando Wu voltou a dificultar a recepção do brasileiro e conseguiu a vitória. No sexto, novo equilíbrio até a metade da parcial, quando Hugo finalmente tomou conta do jogo. Fechou em 11 a 8 e partiu para o set decisivo, onde foi absoluto e garantiu a conquista.
"É uma sensação incrível ganhar pela segunda vez os Jogos. Estou muito feliz com esse segundo ouro em Lima. Uma sensação muito boa ser o terceiro bicampeão. O Hugo Hoyama fez muito pelo tênis de mesa, teve um outro chinês bicampeão e estou me juntando a esse grupo. Estou muito feliz com o meu nível, principalmente na final. Ele é um jogador muito forte tecnicamente e mentalmente. Ele estava domindo a partida no início, mas procurei achar soluções.
No torneio feminino, Bruna Takahashi, caiu na semifinal para a porto-riquenha Adriana Diaz, por 4 a 0 (9/11, 8/11, 3/11, 4/11). Adriana foi a campeã do torneio feminino, enquanto Bruna já entrou para a história do tênis de mesa do Brasil, ao conquistar três medalhas (prata nas duplas mistas, e bronze no individual e duplas femininas). Ela ainda pode conquistar mais uma medalha, no torneio de equipes.
Agenda
A quinta-feira terá o início da disputa de equipes. Cada partida tem cinco confrontos, sendo um de duplas e quatro individuais, levando a melhor quem conseguir vencer três. O time masculino é composto por Hugo Calderano, Gustavo Tsuboi e Eric Jouti, e estreia contra o Canadá, às 14h30 (de Brasília). Pouco antes, ao meio-dia, Bruna Takahashi, Jessica Yamada e Caroline Kumahara encaram as mexicanas, no torneio feminino.
FATO&AÇÃO COMUNICAÇÃO
Assessoria de Comunicação da Confederação Brasileira de Tênis de Mesa - CBTM
Claudia Mendes – claudia@fatoeacao.com
Nelson Ayres – nelson@fatoeacao.com
fatoeacaocomunicacao@gmail.com
Siga a CBTM nas redes sociais:
FACEBOOK: www.facebook.com/cbtenisdemesa
TWITTER: www.twitter.com/cbtm_tm
INSTAGRAM: @cbtenisdemesa