Por CBTM
Aniversariante do dia, Iranildo Espíndola garante vaga na final; Carlos Carbinatti, Ecildo Lopes, Israel Stroh e Lucas Carvalho estão nas semis
FOTO: Iranildo comemorou 51 anos com classificação para mais uma final. Crédito: Douglas Magno/Exemplus/CPB.
Santiago (CHI), 24 de janeiro de 2020.
Por: Assessoria de Imprensa - CBTM
Na primeira competição internacional paralímpica de tênis de mesa na temporada 2020, os brasileiros mostraram que o ano promete. Nesta sexta-feira (24), primeiro dia do Aberto do Chile, em Santiago, os atletas do país garantiram cinco pódios. Iranildo Espíndola é finalista na disputa das classes 1-3, enquanto Ecildo Lopes (classes 4-5), Israel Stroh (classes 6-7), Lucas Carvalho (classe 9) e Carlos Carbinatti (classe 10) estão nas semifinais. Luiz Filipe Manara, o sexto brasileiro no torneio, está classificado para as quartas de final da classe 8.
Aniversariante do dia, completando 51 anos de idade, Iranildo Espíndola teve de disputar o torneio em uma junção de três classes. Originário da classe 2, ele conseguiu chegar na decisão, após três vitórias na primeira fase e mais um triunfo na semifinal, diante do colombiano Ramon Briceno Gonzalez. A final acontece neste sábado, às 11h45 (horário local e de Brasília), contra o chileno Luis Bustamante Flores.
“O ano passado foi muito complicado. Estou bem focado para fazer grandes competições e ainda tenho chances de me classificar para o Japão. Juntar com a classe 3 tornou esse torneio no Chile mais difícil. A final será bem complicada, já enfrentei esse chileno, mas sigo acreditando”, disse Espíndola
Outro que precisou encarar adversários de uma classe acima foi o experiente Ecildo Lopes, originário da classe 4, que teve a disputa com atletas da classe 5. Mesmo assim, o potiguar, de 56 anos, conseguiu a vaga na semifinal, onde vai enfrentar o chileno Cristian Astete, às 10h. Outro brasileiro teve disputa com junção de classes, mas na situação inversa: a classe 7, de Israel Stroh teve jogos com atletas também da classe 6. O brasileiro manteve o favoritismo, venceu seus dois confrontos e encara o também chileno Osvaldo Navarrete, às 10h35, na semifinal.
Lucas Carvalho teve grande desempenho na classe 9. Venceu três adversários neste primeiro dia e também terá um chileno pela frente na semifinal: Vicente Arellano, às 10h. “Fiquei muito satisfeito com minha atuação. Ganhei os três jogos com certa tranquilidade, impondo meu jogo. Espero manter essa pegada e esse desempenho. Foco primeiro na semifinal e, depois, quero surpreender o sueco numa possível decisão. Ele é o 13°do mundo e o quarto no ranking Sub-23”, disse, projetando uma final contra o sueco Daniel Gustafsson, favorito na classe.
Fechando os classificados ao pódio no Chile, Carlos Carbinatti garantiu vaga na semifinal da classe 10, onde enfrenta o espanhol Jorge Cardona, às 10h35. Luiz Filipe Manara ainda precisa passar pelas quartas de final da classe 8. Ele encara o chileno Ruperto Cortes, às 10h.
FATO&AÇÃO COMUNICAÇÃO
Assessoria de Comunicação da Confederação Brasileira de Tênis de Mesa - CBTM
Claudia Mendes - claudia@fatoeacao.com
Nelson Ayres – nelson@fatoeacao.com
imprensa@cbtm.org.br
fatoeacaocomunicacao@gmail.com
Siga a CBTM nas redes sociais:
FACEBOOK: www.facebook.com/cbtenisdemesa
TWITTER: www.twitter.com/cbtm_tm
INSTAGRAM: @cbtenisdemesa