Notas Oficiais

29/01/2009 (029-2009)

Por CBTM

29/01/2009 11h13


Código Anti-doping 2009

A Coordenadoria de Seleções, no uso das atribuições que lhe foram conferidas pela CBTM, conforme disposto no Estatuto desta Entidade, e de acordo com a comissão técnica, apresenta, a revisão feita pela ITTF, do Código Anti-doping apresentado pela WADA, Agência Mundial Anti-doping. Abaixo o comentário feito pela ITTF a respeito do novo regulamento:

 

 Federação Internacional de tênis de mesa

 

REGULAMENTO DE ANTIDOPAGEM (PROVISÓRIO)

 

IINTRODUÇÃO

 

Prefácio

 

O Comitê Executivo da ITTF em reunião realizada em Paris (França) em 10 e 11 de Outubro de 2008 aceitou a revisão (2009) do Código Mundial Anti-Dopagem. As regras estarão em aplicação e a disposição no novo código da WADA e deverão ser aprovadas pelo Conselho de Administração em reunião, no dia 2 maio 2009 em Yokohama.

Elas serão implementadas em conformidade com as responsabilidades da ITTF nos termos do Código e continuarão com os seus esforços para erradicar a dopagem no desporto Tênis de mesa.

As regras de antidopagem, assim como as regras de competição, regem as condições de como o desporto é desempenhado. Atletas e outras pessoas envolvidas no esporte, devem aceitá-las como uma condição de participação, e devem estar vinculados a elas. Estas regras específicas e procedimentos, que visam a aplicação de princípios de anti-doping a nível mundial e de forma harmonizada, são distintas na sua natureza e portanto, não se destinam a serem sujeitas ou limitadas por quaisquer requisitos nacionais ou normas jurídicas,  aplicáveis ao processo penal ou em matéria de emprego. Ao analisar os fatores e a lei de um determinado caso, todos os tribunais, tribunais arbitrais e de outros órgãos adjuntos devem estar cientes e respeitar a natureza das regras de anti-doping de acordo com o código e com os fatores que elas apresentam, com um consenso de um amplo espectro de partes interessadas e de todos aqueles que tenham interesse no justo desporto.

 

Lógica fundamental para o Código e regulamentação de antidopagem da ITTF.

Programas de anti-doping pretendem preservar aquilo que é intrinsecamente valioso sobre desporto. Este valor intrínseco é muitas vezes referido como "o espírito esportivo", é a essência do olimpismo e de saber como jogar de verdade. O espírito do esporte é a celebração do espírito humano, corpo e mente, e é caracterizado pelos seguintes valores:

 

- Ética,  fair play e honestidade
- Saúde

- Excelência no desempenho 
- Caracteres e educação 
- Diversão e alegria 
- Trabalho em equipe 
- Dedicação e empenho 
- Respeito pelas regras e leis 
- Respeito com si próprio e com os outros participantes 
- Coragem 
- Comunidade e solidariedade

 

Doping é fundamentalmente contrário ao espírito esportivo.

 

Escopo

 

Estas regras são aplicáveis a ITTF, a cada Associação Nacional da ITTF, e a cada participante nas atividades da ITTF ou qualquer de suas Associações Nacionais, por força dos participantes, credenciamento ou suas atividades e eventos. Qualquer pessoa que não é um membro de uma Federação Nacional, mas que preencha os requisitos para fazer parte do registro da  FI Testing Pool , deve se tornar um membro da Federação Nacional e estar disponível para testes, pelo menos seis meses antes da participação em eventos internacionais ou nacionais.

É de responsabilidade de cada Associação Nacional garantir que todos os atletas da associação cumpram tais regras. Em alguns países, a própria Associação Nacional será responsável pela realização do controle de doping descrito neste regulamento. Já em outros países, alguns controles foram delegados ou atribuídos por lei ou convenção de uma Organização Nacional de Anti-Doping. Nesses países, tais referências de regras de anti-doping aplicam-se conforme o caso.

Regras de anti-doping são aplicáveis a todos os controles sobre os quais a ITTF e suas Associações Nacionais têm jurisdição.

 

 

Abaixo o Regulamento Anti-doping 2009 nas versões em espanhol e inglês.

 

 09-01-29-SEL-CODIGOANTI-DOPING_WADA_vers espanhol

 

 ITTF Anti-Doping Rules _Revised_

 

Confederação Filiada

Parceiro Oficial

Jogo Limpo

Patrocinadores

Apoiadores

Eventos
Calendário
Área de Filiados
Desenvolvimento
Universidade do Tênis de Mesa
Escolas de Treinadores
Escolas de Árbitros e Oficiais
Escola de Gestão
Certificações




Vamos conversar?