Notas Oficiais

18/08/2008 (149-2008)

Por CBTM

18/08/2008 18h54


Carta aos Atletas em Pequim 2008

O Comitê Executivo da CBTM, ratificando as sugestões da Coordenadoria de Eventos, no uso das atribuições que lhe foram conferidas pela CBTM, de acordo com o disposto no Estatuto desta entidade, informa sobre Carta aos Atletas em Pequim 2008:

Contexto:

Gostaríamos de chamar a atenção para as decisões tomadas em Guangzhou, válido a partir de 1º de Setembro de 2008 (Regra 2.4.7.):

O material de cobertura deverá ser utilizado como é autorizado pela ITTF sem nenhum tratamento físico ou químico, alterando ou modificando as propriedades de jogo, fricção, visual, cor, estrutura, superfície, etc.

Isto significa uma proibição absoluta para o uso de aceleradores (modificações, realces, aprimoramentos, etc.). O propósito de um acelerador é mudar alguma coisa – senão, qual seria a intenção. Você pode encontrar esses produtos que afirmam ser inofensivos, serem autorizados pela ITTF ou serem sem componentes voláteis, etc. Existe uma pequena razão para acreditar que isso é verdade. Por favor, seja muito cético uma vez que são geralmente prejudiciais para sua saúde, até mesmo contendo veneno em alguns casos.

De acordo com nossos testes não há como uma esponja ser tratada separadamente da superfície; referindo a maneira usual de se aplicar um acelerador, ou seja, sobre a esponja.

Aceleradores representam confusão, consumo de tempo, é oneroso, insalubre, e agora uma forma ilegal de atingir efeito e velocidade, e você pode ser detectado em um torneio. Outros e melhores meios existem com o mesmo propósito.

Lembre-se:
Vocês como jogadores são responsáveis pelo uso de raquetes limpas, ou seja, sem componentes voláteis e com a correta espessura. Areje sua nova borracha fora do saco plástico pelo menos 72 horas antes de colar. Use apenas colas a base de água ou adesivos. Sempre carregue uma raquete sobressalente se você puder.

Testes de componentes voláteis serão realizados em torneios usando um dispositivo chamado ENEZ. Ele é capaz de detectar pequenas quantidades de solventes mostrando uma luz vermelha quando muito. Além disso, novas versões estão disponíveis e mais sensíveis do que as versões atuais na detecção de aceleradores. Em algumas competições haverá um dispositivo chamado RAE que é ainda mais sensível.

Testes de espessura máxima (= 4mm) serão mais rigorosos do que antes já que equipamentos de medição mais precisos estão disponíveis. Nosso folheto técnico T4 descreve quanto à espessura limite: “Em nenhuma parte da superfície de jogo a cobertura de raquete deve ser assim estendida”.

Estamos todos trabalhando por um Esporte Limpo e desejamos que você aproveite nosso jogo ainda melhor agora.

Atenciosamente,
Odd Gustavsen
Presidente do Comitê de Equipamentos da
ITTF

Clique aqui para ler a carta original em inglês.

Confederação Filiada

Parceiro Oficial

Jogo Limpo

Patrocinadores

Apoiadores

Eventos
Calendário
Área de Filiados
Desenvolvimento
Universidade do Tênis de Mesa
Escolas de Treinadores
Escolas de Árbitros e Oficiais
Escola de Gestão
Certificações




Vamos conversar?