Por CBTM
A importância da Taxa de Registro Anual (TRA)
Para os que há muito tempo militam no Tênis de Mesa esta história é antiga, mas para os novos mostra a importância de termos uma Taxa de Registro Anual.
Em meados de 1989 foi instituído o Selo do Mesatenista (SEME), que mais tarde seria a TRA, com o intuito de viabilizar o Tênis de Mesa no Brasil. As verbas destinadas pelo Governo Federal eram insuficientes para manter o nosso esporte, poucas competições, a Confederação e as Federações mal estruturadas, equipamentos obsoletos entre outras dificuldades faziam parte do dia a dia do Tênis de Mesa no Brasil.
A criação do SEME se fez com o intuito de mudar este panorama, de revolucionar o esporte e de criar uma cumplicidade de todos os seus amantes. Esta ação ajudou a manter o Tênis de Mesa no Brasil, bem como, a desenvolver o esporte. Foi uma atitude inovadora e prontamente difundida por todos, fomos alvo de estudos de outras Entidades que hoje utilizam esta ação. Devemos agradecer aos mesatenistas que aderiram e que se comprometeram em ajudar o esporte Tênis de Mesa naquela época, pois evoluímos muito desde então.
Passaram-se 18 anos e para demonstrar a nossa evolução começamos pelo fato de deixarmos de ser “ping-pong” para sermos Tênis de Mesa, temos uma seleção nacional atuante, realizamos diversos eventos no Brasil, ora como Confederação ora como Federação Estadual, a nossa estrutura, embora ainda não seja a ideal, acompanha a de diversos esportes, sendo ainda melhor que muitos que tem a mesma dificuldade que nós.
Para continuarmos a crescer devemos nos comprometer com o esporte. A dedicação de todos é fundamental para alcançarmos este objetivo. É notório o crescimento do Tênis de Mesa no Brasil, mas não devemos relaxar, precisamos contar com a ajuda de todos os mesatenistas, sejam praticantes, sejam árbitros, sejam treinadores ou dirigentes. Esta participação proporcionará a continuidade do crescimento do nosso esporte.
O pagamento da TRA faz parte deste processo de crescimento, pois viabiliza a CBTM e as Federações a utilizarem estes recursos. Com a TRA efetuamos os pagamentos necessários para a nossa manutenção, realizamos projetos, eventos entre outras coisas.
Somo sabedores das dificuldades de todos em contribuir anualmente com a TRA, mas cremos que o benefício proporcionado pela contribuição compense este sacrifício, que no final beneficia toda a comunidade mesatenista.