28/05/2007 (107-2005)
Por CBTM
Explicação Sobre Regulamentação da ITTF em Relação ao Uso da Cola nos Eventos
O Comitê Executivo da CBTM, no uso das atribuições que lhe foram conferidas pela CBTM, conforme disposto no Estatuto desta Entidade, resolve que tendo em vista inúmeras dúvidas que surgiram na interpretação da Nota Oficial da ITTF (Federação Internacional de Tênis de Mesa), temos a informar o seguinte:
- Todos os atletas adultos, juventude e veteranos poderão continuar usando colas rápidas até o dia 1 de setembro de 2008 e os das categorias menores (juvenil, infantil, mirim e pré-mirim) até o dia 1 de janeiro de 2008, dentro dos limites anteriormente definidos. A partir destas datas só poderão utilizar as colas com base aquosas (sem solventes voláteis), cujas listas serão divulgadas no site da ITTF e no da CBTM frequentemente.
- A CBTM já está providenciando aparelhos para testar as raquetes dos atletas menores a partir de 1 de janeiro de 2008 e verificar se de fato estão utilizando colas com base aquosa. A partir de 1 de setembro serão testadas as raquetes dos mesa-tenistas adultos, juventude e veteranos.
- A ITTF está retirando a aprovação das colas contendo solventes voláteis e que estão distribuídas no mercado e não as aprovará mais, ficando por conta de cada atleta a responsabilidade pela sua utilização. No caso de atletas menores, deverá haver autorização dos responsáveis.
- Sendo assim, não haverá qualquer impedimento para uso da cola rápida (dentro dos limites já definidos pela ITTF anteriormente) nos Jogos Pan-americanos Rio 2007, nos próximos eventos da Copa Brasil, no Campeonato Brasileiro, no Campeonato Mundial de Veteranos Rio 2008 e nos Jogos Olímpicos Beijing 2008.
Alaor Gaspar Pinto Azevedo
Presidente da CBTM e Membro da Diretoria da ITTF.