Por CBTM
Certificação dos Centros de Treinamento de Tênis de Mesa
Certificação dos Centros de Treinamento de Tênis de Mesa
I - Objetivos do Centro de Treinamento:
1) Criar oportunidades para que mesa-tenistas das mais variadas funções (atletas, técnicos, administradores, árbitros, médicos, psicólogos, preparadores físicos, etc) possam desenvolver suas habilidades de forma produtiva;
2) Ser um Centro de Pesquisa e Desenvolvimento em todas as áreas do tênis de mesa;
3) Seja um posto avançado da
4) Ser um local apropriado para prática do Tênis de Mesa de Alto Nível e Lazer.
II - Classificação dos Centros de Treinamentos:
O Centro de Treinamento serão certificados como:
1) INTERNACIONAL ITTF
2) INTERNACIONAL ULTM
3) NACIONAL
4) REGIONAL
5) ESTADUAL
6) MUNICIPAL
III - CENTRO DE TREINAMENTO INTERNACIONAL ITTF
-De acordo com as necessidades e critérios da ITTF.
IV - CENTRO DE TREINAMENTO INTERNACIONAL ULTM
-De acordo com as necessidades e critérios da ULTM.
V - CENTRO DE TREINAMENTO NACIONAL
- De acordo com os critérios da
a) Local para Treinamento:
1) Ginásio para (12) doze mesas de treinamento em um único ginásio com as dimensões mínimas de 5 x 10m;
2) Piso de material aprovado pela
3) Iluminação mínima de 600 lux;
4) Altura mínima do teto de 5m;
5) Paredes não brancas, preferencialmente verde ou azul e não brilhantes.
6) Sistema de refrigeração com temperatura máxima de 30 graus centígrados e umidade relativa entre 80% e 50%;
7) Facilidades para acesso de pessoas portadoras de deficiências.
b) Equipamentos:
1) (14) quatorze mesas, redes e suportes aprovados pela
2) Estoque mínimo com (100) cem dúzias de bolas de treinamento e 20 (vinte) dúzias de bolas de competição aprovadas pela
3) Separadores com 2 x 0,75m para (14) quatorze mesas;
4) Sistema de som;
5) Computador, com impressora, conexão com a Internet e recursos para captação e edição de imagens;
6) Telefone;
7) Bebedouro com água natural e gelada;
8) Um acervo de literatura técnica;
9) Câmera de Vídeo com tecnologia digital;
10) Projetor de LCD;
11) Máquina fotográfica digital com no mínimo 3,0 megapixels;
12) Quadro de Avisos;
13) Duas mesas adaptadas para Deficiente Físico "Cadeirante".
c) Salas de Apoio e Facilidades
1) Vestiário masculino e feminino com chuveiro com água quente e armários para roupas com cadeados;
2) Auditório para (30) trinta pessoas com sistema de som e vídeo;
3) Uma sala para funcionar como escritório do Centro de Treinamento;
4) Uma sala para massagem e primeiros socorros;
5) Sala com os equipamentos mínimos para ginástica, conforme protocolo da
6) Sanitários masculino e feminino independentes;
7) Sala bem ventilada para colagem das raquetes;
8) Depósito para guardar mesas, separadores, placares, bolas, etc;
9) Estacionamento para (08) veículos
d) Suporte para Alimentação
1) Cantina com sistema para conservação de refeições e lanches;
2) Facilidades para fornecimento de refeições.
e) Pessoal
1) Possuir um Responsável Técnico Nível III aprovado pela
2) Possuir um Preparador Físico trabalhando meio período;
3) Contrato ou Convênio com
4) Possuir um Administrador Nível I aprovado pela
5) Ter Convênio ou Contrato com empresa de assistência médica pública ou privada;
6) Ter contrato de consultoria com psicólogo, fisioterapeuta e nutricionista;
7) Ter convênio com Universidade para estágio de alunos de Educação Física, Fisioterapia, Nutricionista e outras atividades;
8) Ter Convênio com a rede CENESP.
VI - CENTRO DE TREINAMENTO REGIONAL
- De acordo com os critérios da
a) Local para Treinamento
1) Ginásio para (08) oito mesas de treinamento em um único ginásio com as dimensões mínimas de 5 x 10m;
2) Piso de material aprovado pela
3) Iluminação mínima de 600 lux;
4) Altura mínima do teto de 5m;
5) Paredes não brancas preferencialmente verde ou azul e não brilhantes.
6) Sistema de refrigeração com temperatura máxima de 30 graus centígrados e umidade relativa entre 80% e 50%
7) Facilidades para acesso de deficiente físico
b) Equipamentos
1) (10) dez mesas, redes e suportes aprovados pela
2) Estoque mínimo de (80) oitenta dúzias de bolas de treinamento e 20 (vinte) dúzias de bolas de competição aprovadas pela
3) Separadores com 2,0 x 0,75m para (10) dez mesas;
4) Sistema de som;
5) Computador com impressora e conexão com Internet;
6) Telefone;
7) Bebedouro com água natural e gelada;
8) Um acervo de literatura técnica;
9) Câmera de Vídeo com tecnologia digital;
10) Projetor LCD;
11) Máquina fotográfica digital com no mínimo 3,0 megapixels;
12) Quadro de Avisos;
13) Duas mesas adaptadas para Deficientes Físicos "Cadeirantes".
c) Salas de Apoio e Facilidades:
1) Vestiário masculino e feminino com chuveiro de água quente e armários para roupas;
2) Auditório para (20) vinte pessoas, com sistema de som e vídeo;
3) Uma sala para funcionar como escritório do Centro de Treinamento;
4) Uma sala para massagem e primeiros socorros;
5) Sanitários masculino e feminino independentes;
6) Sala bem ventilada para colagem;
7) Depósito para guardar mesas, separadores, placares, bolas, etc;
8) Sala e equipamentos mínimos para ginástica, conforme protocolo da
9) Estacionamento para (06) veículos;
d) Suporte para Alimentação
1) Cantina com sistema de conservação de refeições prontas e lanches;
2) Facilidades para fornecimento de refeições.
e) Pessoal
1) Possuir um responsável técnico nível III aprovado pela
2) Possuir um Preparador físico trabalhando meio período;
3) Possuir um Administrador.Nível I aprovado pela
4) Ter convênio ou contrato com empresa de assistência médica pública ou privada;
5) Ter contrato de consultoria com psicólogo, fisioterapeuta e nutricionista;
6) Ter Contrato com
7) Ter convênio com Universidade para estágio de alunos de Educação Física, Fisioterapia, Nutricionista e outras atividades;
8) Ter Convênio com a rede CENESP.
VII - CENTRO DE TREINAMENTO ESTADUAL
- De Acordo com os Critérios da
a) Local para Treinamento
1) Ginásio para (06) seis mesas de treinamento em um único ginásio com as dimensões mínimas de 5m x 10m;
2) Piso de madeira ou de material aprovado pela
3) Iluminação mínima de 400 lux;
4) Altura mínima do teto de 5m;
5) Paredes não brancas preferencialmente verde ou azul e não brilhantes;
6) Sistema de refrigeração com temperatura máxima de 30 graus centígrados e umidade relativa entre 80% e 50%;
7) Facilidades para acesso de deficiente físico.
b) Equipamentos
1) (07) sete mesas, redes e suportes aprovados pela
2) Possuir um estoque mínimo de (50) cinqüenta dúzias de bolas de treinamento e vinte dúzias de bolas de competição aprovadas pela
3) Separadores com 2,0 x 0,75m para (07) sete mesas;
4) Sistema de som;
5) Computador com impressora com conexão na Internet;
6) Telefone;
7) Bebedouro com água natural e gelada;
8) Um acervo de literatura técnica;
9) Câmera de Vídeo;
11) Máquina fotográfica digital com no mínimo 3,0 megapixels;
12) Quadro de Avisos;
13) Uma mesa adaptada para deficientes físicos "cadeirantes"
c) Salas de Apoio e Facilidades
1) Vestiário masculino e feminino com chuveiro de água quente e armários para roupas com cadeado;
2) Uma sala para funcionar como escritório do Centro de Treinamento;
3) Uma sala para massagem e primeiros socorros;
4) Sanitários masculino e feminino independentes;
5) Sala bem ventilada para colagem;
6) Depósito para guardar mesas, separadores, placares, bolas, etc;
7) Estacionamento para quatro veículos.
d) Suporte para Alimentação
1) Cantina com sistema de conservação de alimentos prontos e lanches
2) Facilidades para fornecimento de refeições.
e) Pessoal
1) Possuir um Responsável Técnico Nível II aprovado pela
2) Possuir convênio com academia de ginástica;
3) Possuir um Administrador Nível I aprovado pela
4) Ter convênio ou contrato com empresa de assistência médica pública ou privada;
5) Ter contrato de consultoria com psicólogo, fisioterapeuta e nutricionista;
6) Ter convênio com Universidade para estágio de alunos de Educação Física, Fisioterapia, Nutricionista e outras atividades;
VIII - CENTRO DE TREINAMENTO MUNICIPAL
- De acordo com os critérios da
a) Local para Treinamento
1) Ginásio para (03) três mesas de treinamento em um único ginásio com as dimensões mínimas de 5 x 10m;
2) Piso de paviflex, madeira ou de material aprovado pela
3) Iluminação mínima de 400 lux;
4) Altura mínima do teto de 5m;
5) Paredes não brancas preferencialmente verde ou azul e não brilhantes.
6) Facilidades para acesso de deficiente físico.
b) Equipamentos
1) (04) quatro mesas, redes e suportes aprovados pela
2) (20) vinte dúzias de bolas de treinamento e 10 (dez) dúzias de bolas de competição aprovadas pela
3) Separadores com 2 x0,75m para (04) quatro mesas;
4) Sistema de som;
5) Computador com impressora interligado na Internet;
6) Telefone;
7) Bebedouro com água natural e gelada;
11)Máquina fotográfica digital com no mínimo 3,0 megapixels;
12) Quadro de Avisos;
13) Uma mesa adaptada para deficientes físicos "cadeirantes"
c) Salas de Apoio e Facilidades
1) Vestiário masculino e feminino com chuveiro;
2) Uma sala para funcionar como escritório do Centro de Treinamento;
3) Uma sala para apoio em geral;
4) Sanitários masculino e feminino independentes;
5) Sala Ventilada para Colagem de raquete
1) Possuir um Responsável Técnico Nível I aprovado pela
2) Possuir convênio com Academia de Ginástica.
3) Possuir um Administrador.Nível I "Part Time" aprovado pela