Notas Oficiais

21/09/2001 (043-2001)

Por CBTM

21/09/2001 15h50


Avaliação do Regulamento dos Jogos da Juventude

Nota Oficial 043-2001


  

O Comitê Executivo da CBTM, tendo em vistas inúmeras reclamações quando da organização em julho dos V Jogos da Juventude em Recife, resolve submeter o presente regulamento para que toda a comunidade mesa-tenística possa opinar e assim elaborarmos um regulamento que atenda aos anseios de todos. Aguardamos até o dia 30 de outubro de 2001, sendo que as sugestões devem ser feitas por email para cbtm@cbtm.org.br

ALAOR GASPAR PINTO AZEVEDO
PRESIDENTE 


REGULAMENTO DE TÊNIS DE MESA DOS V JOGOS DA JUVENTUDE

Art. 1º - A competição de Tênis de Mesa do V Jogos da Juventude será realizada de acordo com as Regras da Federação Internacional de Tênis de Mesa.

Art. 2º - Somente poderão participar da competição de Tênis de Mesa os atletas nascidos a partir de 1984.

Art. 3º - As categorias em disputa serão as de equipe, masculina e feminina e individual, masculina e feminina.

Art. 4º - Cada Unidade da Federação poderá inscrever até (três) atletas em cada sexo e 1 (um) único técnico por categoria.

Art. 5º - As provas por equipes serão desenvolvidas em duas etapas distintas, denominadas de classificação e final, segundo os critérios abaixo relacionados:

a) Até 10 (dez) equipes inscritas, serão formados 2 (dois) grupos A e B, que competirão entre si dentro do sistema de rodízio simples, classificando-se as 2 (duas) melhores equipes de cada grupo para a fase seguinte, ou seja, semifinal e final.

b) Havendo mais de 10 (dez) equipes inscritas, o sistema de competição usado será o de eliminatória simples.

c) Os perdedores dos jogos semifinais serão ambos considerados como terceiros colocados.

d) Na competição individual, o sistema utilizado na primeira fase será o de grupos, compostos por no mínimo 2 (dois) e no máximo 5 (cinco) jogadores cada; os atletas jogarão entre si, dentro do grupo, classificando-se os 2 (dois) melhores de cada grupo para a segunda fase, disputada em chave de eliminatórias simples, prevalecendo para a definição do terceiro colocado, o mesmo critério adotado na letra “c” acima mencionado.

Art. 6º - os empates ocorridos entre 3 (três) ou mais equipes ou individual, em qualquer posição dentro dos grupos, serão dirimidos pela apuração dos resultados obtidos somente entre os envolvidos, utilizando-se, para tanto, a seguinte fórmula.

Partidas Pró
______________________________

Partidas Pró + Partidas Contra

a) Pendurando o empate, usar-se-á o mesmo critério em relação aos sets e ou pontos, nesta ordem.

b) Se os empates registrarem-se apenas entre 2 (duas) equipes ou atletas, no individual, a decisão dar-se-á com base no resultado do confronto direto entre ambas as equipes ou atletas. 

c) A equipe ou atleta que, por quaisquer motivos, deixar de completar a sua programação de jogos, ou seja, perca por W x O, na fase de grupos, terá todos os seus confrontos anteriores e futuros, tornados sem efeito, estando automaticamente eliminado da competição a equipe ou atleta que incorrer em tal falta.

Art. 7º - O sistema de jogos por equipes usado será o criado por Marcel Corbillon, disputado em melhor de 5 (cinco) jogos, sagrando-se vencedora da partida a equipe que alcançar primeiramente 3 (três) vitórias, cuja estrutura é a seguinte:

1º jogo A x X 
2º jogo B x Y
3º jogo Dupla x Dupla
4º jogo A x Y
5º jogo B x X


Art. 8º - Todos os jogos serão disputados em melhor de 3 (três) sets de 21 (vinte e um) pontos cada, tanto nas competições por equipes quanto nas competições individuais.

Art. 9º - Todas as equipes e atletas deverão estar uniformizados corretamente, significando portanto, que atletas da mesma Unidade da Federação deverão estar vestindo camisas e bermudas (ou short/saia) rigorosamente iguais, permitindo-se divergências apenas no que se refere ao Tênis de Mesa, seguido pela Confederação Brasileira de Tênis de Mesa.

a) Não será permitido o uso do uniforme – camisa, bermuda, short ou saia cuja a cor básica seja laranja, por coincidir com a cor da bola em jogo, fato não permitido pela regra do Tênis de Mesa em virtude de obstruir e dificultar a visão da bola pelo adversário; da mesma, também segundo a regulamentação internacional, não será permitido o uso de raquetes com borrachas que não sejam nas cores preta e vermelha em que apareçam claramente o símbolo de aprovação da Federação Internacional de Tênis de Mesa (ITTF).

Art. 10º - Serão usadas de 8 (oito) a 16 (dezesseis) mesas (dependendo do volume de inscrições) marca XYZ aprovada pela CBTM, na cor azul royal: as redes e suportes, assim como as bolas (de cor branca, tipo 3 estrelas) serão da marca XYZ.

Art. 11º - Os casos omissos serão resolvidos pela Coordenação do Tênis de Mesa.

Confederação Filiada

Parceiro Oficial

Jogo Limpo

Patrocinadores

Apoiadores

Eventos
Calendário
Área de Filiados
Desenvolvimento
Universidade do Tênis de Mesa
Escolas de Treinadores
Escolas de Árbitros e Oficiais
Escola de Gestão
Certificações




Vamos conversar?