O Comitê Executivo da CBTM, tendo em vistas inúmeras reclamações quando da organização em julho dos V Jogos da Juventude em Recife, resolve submeter o presente regulamento para que toda a comunidade mesa-tenística possa opinar e assim elaborarmos um regulamento que atenda aos anseios de todos. Aguardamos até o dia 30 de outubro de 2001, sendo que as sugestões devem ser feitas por email para cbtm@cbtm.org.br ALAOR GASPAR PINTO AZEVEDO PRESIDENTE REGULAMENTO DE TÊNIS DE MESA DOS V JOGOS DA JUVENTUDE Art. 1º - A competição de Tênis de Mesa do V Jogos da Juventude será realizada de acordo com as Regras da Federação Internacional de Tênis de Mesa. Art. 2º - Somente poderão participar da competição de Tênis de Mesa os atletas nascidos a partir de 1984. Art. 3º - As categorias em disputa serão as de equipe, masculina e feminina e individual, masculina e feminina. Art. 4º - Cada Unidade da Federação poderá inscrever até (três) atletas em cada sexo e 1 (um) único técnico por categoria. Art. 5º - As provas por equipes serão desenvolvidas em duas etapas distintas, denominadas de classificação e final, segundo os critérios abaixo relacionados: a) Até 10 (dez) equipes inscritas, serão formados 2 (dois) grupos A e B, que competirão entre si dentro do sistema de rodízio simples, classificando-se as 2 (duas) melhores equipes de cada grupo para a fase seguinte, ou seja, semifinal e final. b) Havendo mais de 10 (dez) equipes inscritas, o sistema de competição usado será o de eliminatória simples. c) Os perdedores dos jogos semifinais serão ambos considerados como terceiros colocados. d) Na competição individual, o sistema utilizado na primeira fase será o de grupos, compostos por no mínimo 2 (dois) e no máximo 5 (cinco) jogadores cada; os atletas jogarão entre si, dentro do grupo, classificando-se os 2 (dois) melhores de cada grupo para a segunda fase, disputada em chave de eliminatórias simples, prevalecendo para a definição do terceiro colocado, o mesmo critério adotado na letra “c” acima mencionado. Art. 6º - os empates ocorridos entre 3 (três) ou mais equipes ou individual, em qualquer posição dentro dos grupos, serão dirimidos pela apuração dos resultados obtidos somente entre os envolvidos, utilizando-se, para tanto, a seguinte fórmula. Partidas Pró ______________________________ Partidas Pró + Partidas Contra a) Pendurando o empate, usar-se-á o mesmo critério em relação aos sets e ou pontos, nesta ordem. b) Se os empates registrarem-se apenas entre 2 (duas) equipes ou atletas, no individual, a decisão dar-se-á com base no resultado do confronto direto entre ambas as equipes ou atletas. c) A equipe ou atleta que, por quaisquer motivos, deixar de completar a sua programação de jogos, ou seja, perca por W x O, na fase de grupos, terá todos os seus confrontos anteriores e futuros, tornados sem efeito, estando automaticamente eliminado da competição a equipe ou atleta que incorrer em tal falta. Art. 7º - O sistema de jogos por equipes usado será o criado por Marcel Corbillon, disputado em melhor de 5 (cinco) jogos, sagrando-se vencedora da partida a equipe que alcançar primeiramente 3 (três) vitórias, cuja estrutura é a seguinte: 1º jogo A x X 2º jogo B x Y 3º jogo Dupla x Dupla 4º jogo A x Y 5º jogo B x X Art. 8º - Todos os jogos serão disputados em melhor de 3 (três) sets de 21 (vinte e um) pontos cada, tanto nas competições por equipes quanto nas competições individuais. Art. 9º - Todas as equipes e atletas deverão estar uniformizados corretamente, significando portanto, que atletas da mesma Unidade da Federação deverão estar vestindo camisas e bermudas (ou short/saia) rigorosamente iguais, permitindo-se divergências apenas no que se refere ao Tênis de Mesa, seguido pela Confederação Brasileira de Tênis de Mesa. a) Não será permitido o uso do uniforme – camisa, bermuda, short ou saia cuja a cor básica seja laranja, por coincidir com a cor da bola em jogo, fato não permitido pela regra do Tênis de Mesa em virtude de obstruir e dificultar a visão da bola pelo adversário; da mesma, também segundo a regulamentação internacional, não será permitido o uso de raquetes com borrachas que não sejam nas cores preta e vermelha em que apareçam claramente o símbolo de aprovação da Federação Internacional de Tênis de Mesa (ITTF). Art. 10º - Serão usadas de 8 (oito) a 16 (dezesseis) mesas (dependendo do volume de inscrições) marca XYZ aprovada pela CBTM, na cor azul royal: as redes e suportes, assim como as bolas (de cor branca, tipo 3 estrelas) serão da marca XYZ. Art. 11º - Os casos omissos serão resolvidos pela Coordenação do Tênis de Mesa. |