Por CBTM
DISPÕE SOBRE A CERTIFICAÇÃO CENTRO DE TREINAMENTO (FORMULÁRIO)
Dispõe sobre a Certificação dos Centros de Treinamento - Formulário
Certificação de Centros de Treinamento
O Comitê Executivo, no uso das atribuições que lhe foram conferidas pela CBTM, conforme disposto no artigo 34 do Estatuto desta Entidade, comunica que em função da necessidade do estabelecimento de parâmetros de excelência para o desenvolvimento do Tênis de Mesa Nacional, foram criados os critérios para Certificação de Centros de Treinamento de Tênis de Mesa, o procedimento de avaliação para certificação dos centros de treinamento e o formulário de avaliação para certificação dos centros de treinamento.
O objetivo é classificar os centros em seis níveis, a saber: 1- Internacional ITTF, 2- Internacional ULTM, 3- Nacional, 4- Regional, 5- Estadual, 6- Municipal, 7- Lazer e 8-Itinerante. A partir desta classificação, os centros de treinamento poderão ser reconhecidos pela CBTM mediante a análise do cumprimento dos critérios e através da assinatura de um termo de convênio, onde ambas as partes deverão cumprir com uma série de atributos com vistas no investimento, desenvolvimento, suporte e avaliação das atividades do Centro de Treinamento.
Estes três documentos são complementares e para que um Centro de Treinamento seja certificado pela CBTM deverá, necessariamente, cumprir com as exigências de cumprimento e preenchimento dos dados estipulados nos mesmos.
I - Objetivos do Centro de Treinamento:
1) Criar oportunidades para que mesa-tenistas das mais variadas funções (atletas, técnicos, administradores, árbitros, médicos, psicólogos, preparadores físicos, etc) possam desenvolver suas habilidades de forma produtiva;
2) Ser um Centro de Pesquisa e Desenvolvimento em todas as áreas do tênis de mesa;
3) Seja um posto avançado da CBTM, nos casos em que houver interesse mútuo em parcerias;
4) Ser um local apropriado para prática do Tênis de Mesa de Alto Nível e Lazer.
II - Classificação dos Centros de Treinamentos:
O Centro de Treinamento serão certificados como:
1) INTERNACIONAL ITTF
2) INTERNACIONAL ULTM
3) NACIONAL
4) REGIONAL
5) ESTADUAL
6) MUNICIPAL
III - CENTRO DE TREINAMENTO INTERNACIONAL ITTF
De acordo com as necessidades e critérios da ITTF.
IV - CENTRO DE TREINAMENTO INTERNACIONAL ULTM
De acordo com as necessidades e critérios da ULTM.
V - CENTRO DE TREINAMENTO NACIONAL
De acordo com os critérios da CBTM listados abaixo:
a) Local para Treinamento:
1) Ginásio para (12) doze mesas de treinamento em um único ginásio com as dimensões mínimas de 5 x 10m;
2) Piso de material aprovado pela ITTF;
3) Iluminação mínima de 600 lux;
4) Altura mínima do teto de 5m;
5) Paredes não brancas, preferencialmente verde ou azul e não brilhantes.
6) Sistema de refrigeração com temperatura máxima de 30 graus centígrados e umidade relativa entre 80% e 50%;
7) Facilidades para acesso de pessoas portadoras de deficiências.
b) Equipamentos:
1) (14) quatorze mesas, redes e suportes aprovados pela ITTF;
2) Estoque mínimo com (100) cem dúzias de bolas de treinamento e 20 (vinte) dúzias de bolas de competição aprovadas pela ITTF;
3) Separadores com 2 x 0,75m para (14) quatorze mesas;
4) Sistema de som;
5) Computador, com impressora, conexão com a Internet e recursos para captação e edição de imagens;
6) Telefone;
7) Bebedouro com água natural e gelada;
8) Um acervo de literatura técnica;
9) Câmera de Vídeo com tecnologia digital;
10) Projetor de LCD;
11) Máquina fotográfica digital com no mínimo 3,0 megapixels;
12) Quadro de Avisos;
13) Duas mesas adaptadas para Deficiente Físico "Cadeirante".
c) Salas de Apoio e Facilidades
1) Vestiário masculino e feminino com chuveiro com água quente e armários para roupas com cadeados;
2) Auditório para (30) trinta pessoas com sistema de som e vídeo;
3) Uma sala para funcionar como escritório do Centro de Treinamento;
4) Uma sala para massagem e primeiros socorros;
5) Sala com os equipamentos mínimos para ginástica, conforme protocolo da CBTM;
6) Sanitários masculino e feminino independentes;
7) Sala bem ventilada para colagem das raquetes;
8) Depósito para guardar mesas, separadores, placares, bolas, etc;
9) Estacionamento para (08) veículos
d) Suporte para Alimentação
1) Cantina com sistema para conservação de refeições e lanches;
2) Facilidades para fornecimento de refeições.
e) Pessoal
1) Possuir um Responsável Técnico Nível III aprovado pela CBTM;
2) Possuir um Preparador Físico trabalhando meio período;
3) Contrato ou Convênio com Assessoria de Imprensa;
4) Possuir um Administrador Nível I aprovado pela CBTM;
5) Ter Convênio ou Contrato com empresa de assistência médica pública ou privada;
6) Ter contrato de consultoria com psicólogo, fisioterapeuta e nutricionista;
7) Ter convênio com Universidade para estágio de alunos de Educação Física, Fisioterapia, Nutricionista e outras atividades;
8) Ter Convênio com a rede CENESP.
VI - CENTRO DE TREINAMENTO REGIONAL
De acordo com os critérios da CBTM listados abaixo:
a) Local para Treinamento
1) Ginásio para (08) oito mesas de treinamento em um único ginásio com as dimensões mínimas de 5 x 10m;
2) Piso de material aprovado pela ITTF ou madeira;
3) Iluminação mínima de 600 lux;
4) Altura mínima do teto de 5m;
5) Paredes não brancas preferencialmente verde ou azul e não brilhantes.
6) Sistema de refrigeração com temperatura máxima de 30 graus centígrados e umidade relativa entre 80% e 50%
7) Facilidades para acesso de deficiente físico
b) Equipamentos
1) (10) dez mesas, redes e suportes aprovados pela ITTF;
2) Estoque mínimo de (80) oitenta dúzias de bolas de treinamento e 20 (vinte) dúzias de bolas de competição aprovadas pela ITTF;
3) Separadores com 2,0 x 0,75m para (10) dez mesas;
4) Sistema de som;
5) Computador com impressora e conexão com Internet;
6) Telefone;
7) Bebedouro com água natural e gelada;
8) Um acervo de literatura técnica;
9) Câmera de Vídeo com tecnologia digital;
10) Projetor LCD;
11) Máquina fotográfica digital com no mínimo 3,0 megapixels;
12) Quadro de Avisos;
13) Duas mesas adaptadas para Deficientes Físicos "Cadeirantes".
c) Salas de Apoio e Facilidades:
1) Vestiário masculino e feminino com chuveiro de água quente e armários para roupas;
2) Auditório para (20) vinte pessoas, com sistema de som e vídeo;
3) Uma sala para funcionar como escritório do Centro de Treinamento;
4) Uma sala para massagem e primeiros socorros;
5) Sanitários masculino e feminino independentes;
6) Sala bem ventilada para colagem;
7) Depósito para guardar mesas, separadores, placares, bolas, etc;
8) Sala e equipamentos mínimos para ginástica, conforme protocolo da CBTM;
9) Estacionamento para (06) veículos;
d) Suporte para Alimentação
1) Cantina com sistema de conservação de refeições prontas e lanches;
2) Facilidades para fornecimento de refeições.
e) Pessoal
1) Possuir um responsável técnico nível III aprovado pela CBTM;
2) Possuir um Preparador físico trabalhando meio período;
3) Possuir um Administrador.Nível I aprovado pela CBTM;
4) Ter convênio ou contrato com empresa de assistência médica pública ou privada;
5) Ter contrato de consultoria com psicólogo, fisioterapeuta e nutricionista;
6) Ter Contrato com Assessoria de Imprensa;
7) Ter convênio com Universidade para estágio de alunos de Educação Física, Fisioterapia, Nutricionista e outras atividades;
8) Ter Convênio com a rede CENESP.
VII - CENTRO DE TREINAMENTO ESTADUAL
De Acordo com os Critérios da CBTM listados abaixo:
a) Local para Treinamento
1) Ginásio para (06) seis mesas de treinamento em um único ginásio com as dimensões mínimas de 5m x 10m;
2) Piso de madeira ou de material aprovado pela ITTF;
3) Iluminação mínima de 400 lux;
4) Altura mínima do teto de 5m;
5) Paredes não brancas preferencialmente verde ou azul e não brilhantes;
6) Sistema de refrigeração com temperatura máxima de 30 graus centígrados e umidade relativa entre 80% e 50%;
7) Facilidades para acesso de deficiente físico.
b) Equipamentos
1) (07) sete mesas, redes e suportes aprovados pela ITTF;
2) Possuir um estoque mínimo de (50) cinqüenta dúzias de bolas de treinamento e vinte dúzias de bolas de competição aprovadas pela ITTF;
3) Separadores com 2,0 x 0,75m para (07) sete mesas;
4) Sistema de som;
5) Computador com impressora com conexão na Internet;
6) Telefone;
7) Bebedouro com água natural e gelada;
8) Um acervo de literatura técnica;
9) Câmera de Vídeo;
11) Máquina fotográfica digital com no mínimo 3,0 megapixels;
12) Quadro de Avisos;
13) Uma mesa adaptada para deficientes físicos "cadeirantes"
c) Salas de Apoio e Facilidades
1) Vestiário masculino e feminino com chuveiro de água quente e armários para roupas com cadeado;
2) Uma sala para funcionar como escritório do Centro de Treinamento;
3) Uma sala para massagem e primeiros socorros;
4) Sanitários masculino e feminino independentes;
5) Sala bem ventilada para colagem;
6) Depósito para guardar mesas, separadores, placares, bolas, etc;
7) Estacionamento para quatro veículos.
d) Suporte para Alimentação
1) Cantina com sistema de conservação de alimentos prontos e lanches
2) Facilidades para fornecimento de refeições.
e) Pessoal
1) Possuir um Responsável Técnico Nível II aprovado pela CBTM;
2) Possuir convênio com academia de ginástica;
3) Possuir um Administrador Nível I aprovado pela CBTM;
4) Ter convênio ou contrato com empresa de assistência médica pública ou privada;
5) Ter contrato de consultoria com psicólogo, fisioterapeuta e nutricionista;
6) Ter convênio com Universidade para estágio de alunos de Educação Física, Fisioterapia, Nutricionista e outras atividades;
VIII - CENTRO DE TREINAMENTO MUNICIPAL
De acordo com os critérios da CBTM listados abaixo:
a) Local para Treinamento
1) Ginásio para (03) três mesas de treinamento em um único ginásio com as dimensões mínimas de 5 x 10m;
2) Piso de paviflex, madeira ou de material aprovado pela ITTF;
3) Iluminação mínima de 400 lux;
4) Altura mínima do teto de 5m;
5) Paredes não brancas preferencialmente verde ou azul e não brilhantes.
6) Facilidades para acesso de deficiente físico.
b) Equipamentos
1) (04) quatro mesas, redes e suportes aprovados pela CBTM ou ITTF;
2) (20) vinte dúzias de bolas de treinamento e 10 (dez) dúzias de bolas de competição aprovadas pela ITTF;
3) Separadores com 2 x0,75m para (04) quatro mesas;
4) Sistema de som;
5) Computador com impressora interligado na Internet;
6) Telefone;
7) Bebedouro com água natural e gelada;
11) Máquina fotográfica digital com no mínimo 3,0 megapixels;
12) Quadro de Avisos;
13) Uma mesa adaptada para deficientes físicos "cadeirantes"
c) Salas de Apoio e Facilidades
1) Vestiário masculino e feminino com chuveiro;
2) Uma sala para funcionar como escritório do Centro de Treinamento;
3) Uma sala para apoio em geral;
4) Sanitários masculino e feminino independentes;
5) Sala Ventilada para Colagem de raquete
d) Pessoal
1) Possuir um Responsável Técnico Nível I aprovado pela CBTM;
2) Possuir convênio com Academia de Ginástica.
3) Possuir um Administrador.Nível I "Part Time" aprovado pela CBTM
Avaliação para certificação de Centros de Treinamento no Brasil
1) O responsável pelo Centro de Treinamento deverá entrar em contato com a Federação de seu estado solicitando uma avaliação de seu Centro para iniciar o processo de certificação.
2) A Federação deverá nomear um avaliador para que o mesmo verifique as condições do Centro de acordo com as exigências do Procedimento de Certificação de Centros de Treinamento da CBTM.
3) O avaliador deverá acessar o site da CBTM, baixar o Formulário para Certificação de Centros de Treinamento da CBTM e imprimi-lo.
4) Após imprimir o formulário, o avaliador deverá visitar o local do Centro de Treinamento e preencher cada um dos itens do formulário atentando-se para todos os detalhes de forma a preenchê-lo integralmente.
5) Todos os dados do formulário deverão ser repassados para o formato eletrônico e encaminhado por e-mail para a CBTM após verificação das pendências.
6) De posse do formulário, a CBTM deverá avaliar as condições e classificá-lo dentre as opções municipal, estadual, regional ou nacional conforme estabelecido no Procedimento para Certificação de Centros de Treinamento da CBTM.
7) Após a avaliação, a CBTM emitirá um parecer classificando ou não o Centro de Treinamento, inserindo-o no cadastro nacional e enviando-o à Federação responsável junto ao certificado do Centro de acordo com o nível em que o mesmo foi classificado, se for o caso.
8) O Centro de Treinamento que se enquadrar em uma das classificações previstas receberá um certificado com validade de 2 anos. Vencido este prazo, o responsável pelo Centro deverá fazer uma nova solicitação à Federação competente, para que o mesmo seja reavaliado e demonstre a manutenção ou melhoria das condições que poderão revalidar sua certificação ou até estabelecer uma classificação em um nível superior.
9) Somente os Centros de Treinamento certificados poderão, mediante a assinatura de um convênio, receber apoio e incentivos da CBTM para desenvolvimento de treinamentos, clínicas, estágios, dentre outras possibilidades.
10) Após a certificação dos Centros de Treinamento no Brasil, a CBTM implementará um processo de qualificação dos centros de treinamento que poderão receber incentivos para trabalhos setorizados.
11) Aos Centros de Treinamento que estiverem com algum critério pendente, será enviada uma notificação notificando quais as pendências, e se for o caso quais os benefícios que a solução destas traria ao centro. A CBTM estipulará um prazo para que o mesmo possa adequar-se aos quesitos pendentes para sua certificação definitiva. No caso de um centro que está próximo a atingir o primeiro status (centro municipal), após a notificação da CBTM, poderá ser emitido um certificado provisório contendo as restrições e pendências para sua aprovação definitiva. Ex1: Um centro que cumprir com quase todos os requisitos para ser reconhecido como um Centro Estadual, mas que possui alguma restrição quanto ao número de mesas, redes e bolas, será notificado para que sejam providenciadas as aquisições da quantidade do material necessário. Caso não sejam cumpridas estas exigências, o Centro será reconhecido com status de Municipal. Ex2: De uma forma semelhante ao exemplo anterior, mas no caso das pendências serem referentes à certificação no status de Centro Municipal, o mesmo procedimento será adotado no que se refere à notificação, entretanto, caso as exigências não sejam cumpridas no prazo estipulado, a CBTM poderá emitir apenas um certificado provisório estendendo o prazo para adequação. Se dentro deste prazo o Centro não se adequar, o Centro não será certificado pela CBTM.
12) Abaixo o formulário. Assim que ele estiver preenchido, por favor, enviar por e-mail para walquiria@cbtm.org.br
IDENTIFICAÇÃO
Nome do Centro de Treinamento:___________________________________________________
Data:____/____/______
Endereço:_____________________________________________ Bairro:___________________
CEP: ______________
Município:___________________________________ Estado:___________________
Responsável pelo Centro de
Treinamento:___________________________________________________________________
Propriedade do Centro de Treinamento: Particular Municipal Estadual Federal
Situação: Alugado Cedido Administração Pública Se outra situação, Qual?_________________
Nível de Certificação Pleiteado: Municipal Estadual Regional Nacional
1. LOCAL
1.1. Número de mesas com área mínima de 10x5m em um único ginásio:
( )
1.2. Tipo de Piso:
Aprovado pela ITTF ( ) Madeira ( ) Paviflex
1.3. Iluminação Mínima:
( )Menor que 399 (lux) ( ) Entre 400 e 599 (lux) ( ) 600 ou mais (lux)
1.4. Altura do teto: ______ m
1.5. Cor da parede: ( )Azul fosco ( )Verde fosco ( ) Outra.
Qual?____________________
1.6. Possui sistema de refrigeração com temperatura máxima de 30º e umidade relativa entre 80% e 50%?
1.7. Facilidades para acesso de pessoas portadoras de deficiências:
( )Sim ( )Não
2. EQUIPAMENTOS
2.1. Número de Mesas, redes e suportes (pares) aprovados pela ITTF:
( )5 ou menos ( )entre 6 e 9 ( )entre 10 e 13 14 ou mais
2.2. Mesas, redes e suportes (pares) recomendadas pela
( )5 ou menos ( )entre 6 e 9 ( )entre 10 e 13 14 ou mais
2.3. Número de bolas de treinamento aprovadas pela ITTF (em dúzias):
( ) Menos de 19 ( )entre 20 e 49 50 a 79 ( )entre 80 e 99 100 ou mais
2.4. Número de bolas de competição aprovadas pela ITTF (em dúzias):
( ) Menos de 9 ( )entre 10 e 19 ( )20 ou mais
2.5. Separadores com medida de 2m de comprimento por 75cm de altura, suficiente para:
( )
2.6. Possui Sistema de Som? ( ) Sim ( ) Não
2.7. Possui Computador? ( ) Sim ( ) Não
2.8. Possui Impressora? ( ) Sim ( ) Não
2.9. Possui Conexão com Internet? ( )Sim ( ) Não
2.10. Possui Recursos de captação e edição de imagens? ( ) Sim ( ) Não
2.11. Possui Telefone? ( )Sim ( )Não
2.12. Possui Bebedouro com água natural e gelada? ( )Sim ( )Não
2.13. Possui Acervo de literatura técnica? ( )Sim ( )Não
2.14. Possui Câmera de vídeo com tecnologia digital? ( )Sim ( )Não
2.15. Possui Projetor de LCD? ( ) Sim ( ) Não
2.16. Possui Máquina fotográfica digital com no mínimo 3,0 megapixels?
( ) Sim ( ) Não
2.17. Possui Quadro de Avisos? ( )Sim ( )Não
2.18. Número de mesas adaptadas para Deficiente Físico "Cadeirante":
3. SALAS DE APOIO E FACILIDADES
3.1. Possui vestiários masculino e feminino com chuveiro com água quente?
( ) Sim ( ) Não Se sim quantos? ______
3.2. Possui armário para roupas com cadeados? ( ) Sim ( )Não
3.3. Possui auditório com sistema de áudio e vídeo? ( )Sim ( ) Não
( ) Se sim, para até
3.4. Possui sala para escritório do Centro de Treinamento? ( )Sim ( ) Não
3.5. Possui sala para massagem e primeiros socorros? ( ) Sim ( ) Não
3.6. Possui sanitário masculino e feminino independentes? ( )Sim ( ) Não
3.7. Possui área ventilada para colagem de raquetes? ( ) Sim ( ) Não
3.8. Possui depósito para guardar mesas, separadores, placares, etc.?
( ) Sim ( )Não
3.9. Possui Sala Geral de Apoio? ( ) Sim ( ) Não
3.10. Possui sala com equipamentos de ginástica conforme protocolo da
( ) Sim ( ) Não
3.11. Possui estacionamento? ( ) Sim ( ) Não
( )para até 4 veículos ( ) para até 6 veículos ( ) para até 8 ou mais veículos
4.1. Possui cantina com sistema para conservação de refeições e lanches?
( ) Sim ( ) Não
4.2. Possui facilidades para fornecimento de refeições? ( ) Sim ( ) Não
5.1. Nível de Certificação do Responsável Técnico aprovado pela
( )Nível 1 ( ) Nível 2 ( ) Nível 3 ( ) Nível 4
5.2. Possui Preparador Físico trabalhando meio período? ( ) Sim ( ) Não
5.3. Possui Convênio com Academia? ( ) Sim ( ) Não
5.4. Nível de Certificação do Administrador aprovado pela
( ) Nível 1 ( )Nível 1 (part time)
5.5. Possui Convênio ou Contrato com empresa de assistência médica pública ou privada?
( ) Sim ( ) Não
5.6. Possui contrato de consultoria com psicólogo, fisioterapeuta e nutricionista?
Sim Não
5.7. Possui Contrato com Assessoria de Imprensa? Sim Não
5.8. Possui Convênio com Universidade para estágio de alunos de Educação Física, Fisioterapia, Nutricionista e outras atividades? ( ) Sim ( )Não
5.9. Possui Convênio com a rede CENESP? ( )Sim ( ) Não
Este dispositivo passa a vigorar na data de sua publicação.