Os últimos brasileiros na disputa do Aberto da Espanha, competição challenge do Circuito Mundial de Tênis de Mesa, em Granada, se despediram nesta sexta-feira (7). A dupla brasileira Eric Jouti e Thiago Monteiro ficou entre as oito melhores da competição, fechando a participação nas quartas de final. No individual, Jouti foi eliminado nas oitavas.
A dupla Eric Jouti e Thiago Monteiro precisava de uma vitória nas quartas para garantir medalha e seguir na briga pelo título na Espanha. Mas, diante dos italianos Leonardo Mutti e Niagol Stoyanov, não conseguiram encaixar o melhor jogo e acabaram superados por 3 a 1 (6/11, 11/9, 4/11 e 4/11), ficando entre as oito melhores parcerias.
No individual, Eric Jouti era o último brasileiro na disputa. Teve pela frente o português João Geraldo, número 124 do ranking mundial, mas não esteve num dia feliz. Acabou batido por 4 a 0 (11/13, 9/11, 5/11 e 8/11).
Jouti não começou bem o primeiro set, chegou a estar perdendo por 4 a 1, mas reagiu e passou a forçar o erro do adversário. Chegou a virar o placar, mas acabou superado em 13 a 11. No segundo set, o melhor momento do brasileiro, quando esteve vencendo por 8 a 3. O português reagiu e conseguiu a virada.
A derrota no segundo set fez muito mal ao brasileiro, que chegou a estar perdendo por 8 a 2 na terceira parcial. João Geraldo foi absoluto e depois conseguiu nova vitória no quarto set, fechando a partida.
O próximo desafio dos brasileiros no Circuito Mundial será o Aberto de Portugal, em Lisboa, competição challenge plus. Serão sete atletas do país na disputa: Bruna Takahashi, Caroline Kumahara, Cazuo Matsumoto, Humberto Manhani, Jessica Yamada, Thiago Monteiro e Vitor Ishiy.
FATO&AÇÃO COMUNICAÇÃO
Assessoria de Comunicação da Confederação Brasileira de Tênis de Mesa - CBTM
Claudia Mendes - claudia@fatoeacao.com
Nelson Ayres – nelson@fatoeacao.com