Marliane Santos. Crédito: Alê Cabral/CPB
Por Assessoria de Imprensa - CBTM
A Paralimpíada de Tóquio está bem próxima e o Brasil busca superar o bom desempenho da última edição, quando o tênis de mesa conquistou quatro medalhas. A comissão técnica da Seleção Brasileira programou, até agosto, cinco sessões de treinamento especial intensivo, no Centro Paralímpico Brasileiro. A primeira acontece nesta semana, com encerramento no sábado (22), e a presença de 16 atletas.
Os demais períodos de treinamento ocorrem depois da confirmação dos atletas classificados, já que a seletiva final acontece em abril, na Eslovênia. Por enquanto, os cinco medalhistas de ouro nos Jogos Parapan-Americanos estão classificados: Joyce Oliveira (classe 4 feminino), Danielle Rauen (classe 9 feminino), Paulo Salmin (classe 7 masculino), Luiz Manara (classe 8 masculino) e Carlos Carbinatti (classe 10 masculino). Outros devem garantir vaga pelo ranking mundial, mesmo que não se classifiquem na seletiva. Cátia Oliveira (classe 2 feminino), Bruna Alexandre (classe 10 feminino) e Israel Stroh (classe 7 masculino) estão neste grupo.
Segundo o coordenador da Seleção paralímpica, Paulo Molitor, o grupo de atletas que estão treinando no CPB foi definido de acordo com a projeção de possibilidades para Tóquio e também após os Jogos. “Temos os que já estão classificados, os que estão brigando por vaga e um ou outro com um nível bom que já estamos pensando no futuro. Com isso há uma mescla de jogadores com nível técnico diferente, bolas diferentes e o mais importante, estilos diferentes”, explica.
A comissão técnica da Seleção buscou realizar um trabalho diferenciado do que os atletas fazem no dia a dia, projetando maiores dificuldades para os jogadores.
“Dentro do treinamento estamos colocando todos para treinar com todos. Como escolhemos os jogadores pelo nível técnico, então podemos aproveitar para todos eles terem treinos com bolas diferentes. Estamos fazendo parte do desenvolvimento de preparação de volumes com finalizações, somente jogadas, lançamento e partidas, na parte de mesa. Tivemos também um trabalho de prevenção com a fisioterapeuta, além da academia para os atletas que já estão fazendo regulamente em seus clubes”, explicou Molitor.
A lista de atletas que treinam no Centro Paralímpico Brasileiro é a seguinte:
Cadeirantes:
Andantes:
Técnicos: Paulo Molitor, Raphael Moreira, Celso Toshimi e Alexandre Ghizi.
FATO&AÇÃO COMUNICAÇÃO
Assessoria de Comunicação da Confederação Brasileira de Tênis de Mesa - CBTM
Claudia Mendes - claudia@fatoeacao.com
Nelson Ayres – nelson@fatoeacao.com
imprensa@cbtm.org.br
fatoeacaocomunicacao@gmail.com
Siga a CBTM nas redes sociais:
FACEBOOK: www.facebook.com/cbtenisdemesa
TWITTER: www.twitter.com/cbtm_tm
INSTAGRAM: @cbtenisdemesa