Thiago Monteiro, o Guerreiro Cearense, vibra com o calor em Doha. Foto: ITTF.
Por Assessoria de Imprensa - CBTM
Começa nesta quarta-feira (4) a participação brasileira no Aberto da Catar, competição nível platinum (o mais alto em premiações e pontuações no ranking) do Circuito Mundial de Tênis de Mesa. Deixando de lado as recentes notícias sobre coronavírus, que motivaram adiamentos e cancelamentos de torneios internacionais, dois brasileiros estreiam no torneio individual masculino, em Doha, buscando vagas na chave principal: Gustavo Tsuboi e Thiago Monteiro. Hugo Calderano, número sete do mundo, já está pré-classificado e inicia sua participação apenas na quinta-feira.
O torneio começou nesta terça, mas os dois brasileiros não precisaram passar pelos confrontos da fase preliminar 1. Monteiro enfrenta o dinamarquês Anders Lind, às 6h30 (horário de Brasília). Se vencer, encara, às 13h20, o vencedor do confronto entre o alemão Ricardo Walther e o austríaco Robert Gardos.
Monteiro, por sinal, conseguiu furar a difícil etapa preliminar do torneio de 2019. Ele venceu quatro adversários na época, entre eles o nigeriano Quadri Aruna, que ocupava a 25ª colocação do ranking naquele momento. Boas lembranças, mas nada que se compare a jogar distante do rigoroso inverno europeu.
“Eu tenho boas lembranças do Aberto do Qatar, desde a primeira vez que fui. Nem sempre tem a ver com o desempenho na mesa. Eu gosto de ir para o calor nessa época do ano, meio do inverno europeu. Por isso, eu já vou feliz para Doha”, avisa o Guerreiro Cearense, que há muitos anos atua na França.
Gustavo Tsuboi, atual número 43 do mundo, tem uma chave boa pela frente, para tentar a classificação. O primeiro desafio é diante do italiano Niagol Stoyanov, às 7h20. Se vencer, pega o sérvio Peto Zsolt ou o sueco Jon Persson, às 14h10. O brasileiro conquistou, recentemente, o vice-campeonato pan-americano, em Porto Rico, sendo superado apenas pelo colega Calderano, e vem motivado para o torneio.
Na quinta, Hugo Calderano estreia diante de um adversário vindo da fase preliminar. Os confrontos possíveis em sua chave são contra o francês Simon Gauzy (na sexta, oitavas de final), o japonês Koki Niwa e o chinês Xu Xin (ambos nas quartas de final, no sábado). O brasileiro foi o vice-campeão em 2018.
FATO&AÇÃO COMUNICAÇÃO
Assessoria de Comunicação da Confederação Brasileira de Tênis de Mesa - CBTM
Claudia Mendes - claudia@fatoeacao.com
Nelson Ayres – nelson@fatoeacao.com
imprensa@cbtm.org.br
fatoeacaocomunicacao@gmail.com
Siga a CBTM nas redes sociais:
FACEBOOK: www.facebook.com/cbtenisdemesa
TWITTER: www.twitter.com/cbtm_tm
INSTAGRAM: @cbtenisdemesa