Hugo Calderano estreia no Catar, onde foi vice-campeão em 2018. Foto: ITTF
Por Assessoria de Imprensa - CBTM
O terceiro dia de Aberto do Catar, competição nível platinum (o mais alto em premiações e pontuações no ranking) do Circuito Mundial de Tênis de Mesa, reserva o início da chave principal e uma atração toda especial para os brasileiros. Hugo Calderano estreia nesta quinta-feira (5), às 13h50 (de Brasília), contra o indiano Amalraj Anthony, pela fase de 32 da competição.
É uma ótima oportunidade para o número 7 do mundo mostrar toda a sua categoria, que o levou ao vice-campeonato do torneio em 2018. Na época, ele só foi parado pelo chinês Fan Zhendong, atual número 2 do mundo. Em 2019, o brasileiro não foi bem, caindo logo na estreia, para o belga Cedric Nuytinck.
O adversário é um velho conhecido no Circuito Mundial. Com 34 anos, ocupa a posição 98 no ranking, mas vem fazendo boas atuações nos últimos meses. Hugo e Amalraj se enfrentaram duas vezes em confrontos internacionais. No Mundial de Equipes de 2012, quando o brasileiro tinha apenas 16 anos, vitória do indiano. Cinco anos mais tarde, na final do Aberto do Brasil, vitória de Calderano: 4 a 1.
O consultor técnico da CBTM e treinador de Hugo Calderano, Jean-René Mounié, prefere não criar expectativas, principalmente pelo momento vivido pelo brasileiro no início desta temporada.
“Apesar de o Hugo ter vencido a Copa Pan-Americana, em Porto Rico, ele ficou fora de competições durante quase um mês, depois de se machucar no início de janeiro. Na Hungria, ele não teve capacidade de propor o melhor nível dele, mesmo tendo lutado bastante. Faltou o ritmo do alto nível. Esperamos que agora ele esteja pronto, aqui no Catar. A qualidade dos treinos antes desse evento foi boa. O Hugo vai dar o melhor dele amanhã”, analisou.
Os outros dois brasileiros se despediram na fase preliminar 2 do torneio individual masculino. Gustavo Tsuboi lutou muito, mas acabou derrotado pelo italiano Niagol Stoyanov, por 4 a 3 (8/11, 12/10, 8/11, 11/6, 11/8, 9/11 e 8/11). Thiago Monteiro foi superado pelo dinamarquês Anders Lind, por 4 a 0 (10/12, 7/11, 10/12 e 9/11).
FATO&AÇÃO COMUNICAÇÃO
Assessoria de Comunicação da Confederação Brasileira de Tênis de Mesa - CBTM
Claudia Mendes - claudia@fatoeacao.com
Nelson Ayres – nelson@fatoeacao.com
imprensa@cbtm.org.br
fatoeacaocomunicacao@gmail.com
Siga a CBTM nas redes sociais:
FACEBOOK: www.facebook.com/cbtenisdemesa
TWITTER: www.twitter.com/cbtm_tm
INSTAGRAM: @cbtenisdemesa