Gabriela Carvalho (centro) com atletas da AGTM. Foto: Arquivo Pessoal.
Por Assessoria de Imprensa - CBTM
Quando a Associação Goiana de Tênis de Mesa (AGTM) surgiu, em meados da década de 1980, era apenas um local de treino para os filhos de Pedro Silva, o dono do clube. Na 12ª reportagem da série Clubes do Brasil, vamos falar dessa equipe, que deixou de ser um simples local para a prática dos filhos de um pai apaixonado pela modalidade, para se tornar o principal clube da capital de Goiás.
A trajetória era despretensiosa no início. Primeiramente, era utilizado pelos filhos de Silva, Layla, Luana e Leandro. Com o tempo, se tornou um local para os amigos, mas foram surgindo talentos, crianças e adolescentes e adultos, que demostraram que conseguiriam seguir adiante no esporte. O clube de amigos se tornou AGME (Associação Goiana de Mesatenistas) e filiou-se à Confederação Brasileira de Tênis de Mesa, em 2004.
Em 2015, a AGME se tornou AGTM. Pedro Silva acolheu muitos atletas de comunidades, dando oportunidades para que eles pudessem treinar na sua academia e futuramente se tornarem grandes atletas. Thiago Lopez, Fernando Umeda, Rubem Teixeira, José Antônio (Zezinho), Fernando Barreira e Roberto Costa foram alguns dos nomes que se destacaram no tênis de mesa do estado.
A geração atual conta com Valdineis Medeiros (único Rating A de Goiás), Sheila Sousa e Gabriela Carvalho. A AGTM ficou em terceiro lugar por equipes nos Brasileiros de 2018 e 2019. Muitos destes atletas já são professores e atuam na formação de destaques das categorias de base.
Caio Takatu, Iasmin Iwamoto, Laís Katopodis, Lucas Araujo, Guilherme Santos, Vinícius Silva, Thiago Huarachi, Gustavo Barbosa e Alice Amaral são algumas das boas promessas. Huarachi, por exemplo, terminou a última temporada em terceiro lugar no ranking nacional do super pré-mirim. Na outra ponta, Rubem Teixeira, que ainda é professor e atleta, ficou em terceiro lugar no veterano 60 do último Brasileiro.
“Estamos trabalhando na formação de atletas, focando no alto rendimento e no aumento da prática do tênis de mesa, seja para lazer, bem-estar ou para o profissional. Tivemos o maior número de participantes do estado no Campeonato Brasileiro de 2019 e queremos cada vez mais aumentar esses números, queremos trazer cada vez mais o profissional para a vida do atleta”, explica Gabriela Carvalho, uma das professoras da AGTM.
A volta de Goiás ao cenário nacional do tênis de mesa, com a criação de uma nova Federação em 2018, fez com que a modalidade crescesse no estado. Mas a AGTM ainda luta por melhores condições e trabalha por dias ainda melhores.
“Com o novo trabalho da Federação, praticantes do interior começaram a ver o tênis de mesa como algo possível. A organização atraiu mais pessoas para as Copas Goianas, parcerias, admiradores e novos locais. Foi fundamental o trabalho da Federação. Nossa Associação ainda não tem patrocinadores e vivemos de mensalidades para pagar as contas e de ajudas para reformas. Gostaríamos muito de ter alguma parceria para poder realizar este sonho, que é dar acesso gratuito à atletas de baixa renda, aumentar o espaço e poder se tornar em um centro de treinamento de alto rendimento”, sonha a professora e atleta da AGTM.
E o clube, que começou como local de treinamento para os filhos de Pedro Silva, já serve como espaço para seu neto, Eric, de apenas 6 anos. A paixão se perpetua.
Siga a página do Portal no Facebook:
www.facebook.com/PortalTMBrasil
Para divulgar as notícias de um atleta, profissional, clube, Liga ou Federação no Portal TMB é muito fácil. Confira as regras:
- O Portal TMB Brasil divulgará todas as notícias enviadas para o e-mail imprensa@cbtm.org.br, desde que o atleta, profissional, clube, Liga ou Federação seja filiado ao Novo Modelo do Tênis de Mesa Brasileiro ou seja de competição reconhecida por instituições de desporto escolar ou universitário.
- As notícias enviadas podem obedecer ao formato jornalístico ou de postagem mais informal, com mínimo de oito linhas (fonte Calibri 11).
- As fotos que ilustram as matérias devem ter qualidade mínima de resolução e devem conter crédito. Notas sem imagens não serão publicadas.
- É possível também enviar uma galeria de fotos ou vídeos curtos, de até um minuto de duração, desde que estejam em boa qualidade.
- As notas devem conter informações básicas, como placar dos eventos, nome de atletas, nome dos eventos, locais, datas, etc.
- O Portal TMB realizará a revisão gramatical de todas notas enviadas, mas não irá interferir na edição das notas, cabendo aos responsáveis pelo envio este trabalho.
- Os responsáveis pelo envio serão identificados na nota.
- Autoelogios nas notas, como “Parabéns ao fulano pelo empenho”, serão retirados do texto.
- Expressões ofensivas, racistas, sexistas, ou de qualquer cunho que possa ser agressivo à Comunidade estão terminantemente proibidas.
- Informações sobre apoio de políticos, órgãos governamentais, empresas ou entidades religiosas serão publicadas integralmente (exceto em período proibido pela Lei Eleitoral), como forma de motivação para investimento cada vez maior na modalidade. Porém, promoções políticas ou religiosas que não tenham relação direta com o tênis de mesa não serão publicadas.