Comemoração dos 35 anos da Associação Joinvillense de Tênis de Mesa, em março. Foto: Divulgação.
Por Assessoria de Imprensa - CBTM
Criar um clube exclusivo para o tênis de mesa era uma ousadia imensa na década de 1980. Hoje, 35 anos depois de sua fundação, a Associação Joinvilense de Tênis de Mesa comemora o sucesso do projeto, muito pela atuação de três famílias de amantes da modalidade, em história que vamos contar na 15ª reportagem da série Clubes do Brasil.
O sonho começou em 1985. O clube foi fundado em 9 de março daquele ano, por obra de Marcos Hardt, dos membros da família Rossi (Ademir, Osmair, Adolir e Raimundo) e da família Silva (Mário, Antônio e Nivaldo). Ademir, inclusive, ainda está atividade até os dias atuais.
Ao longo da construção da sede própria em Joinville, a maior cidade de Santa Catarina com quase 600 mil habitantes, uma outra família passou a fazer parte da história da AJTM e contribuiu para tornar o clube conhecido nacionalmente: os Toshimi. O pai, Celso, fala com orgulho da relação que ele construiu com o clube:
“A Associação Joinvilense foi, desde a sua fundação e tem sido até os dias de hoje, minha segunda família, e em muitas ocasiões até a primeira. Pois desde o início, trabalhei junto com minha esposa, que também já foi atleta e técnica de tênis de mesa. Criamos nossos três filhos praticamente dentro do clube, e os carregamos juntos nas competições. Dos três filhos, ainda tivemos o privilégio de poder formar, juntamente com os demais técnicos, dois atletas de destaque, Alexia e Enzo, que inclusive já tiveram a oportunidade de representar a Seleção Brasileira. Foi um desafio, envolvimento total entre família e tênis de mesa, um sonho e uma realidade que vivencio há muitos anos”.
Se a estrutura familiar foi importante no desenvolvimento da AJTM, hoje em dia o clube tem uma estrutura invejável e pode caminhar de forma segura. A parceria com a Secretaria de Esportes de Joinville (Sesporte) serve para remunerar os quatro técnicos do clube, um deles contratado diretamente pela Prefeitura Municipal. Um patrocinador máster, a Sicredi, auxilia no transporte das delegações e inscrição dos eventos da Federação e alguns da Confederação.
O clube conta com equipes olímpicas e paralímpicas, além de abrir espaço para os veteranos, como o próprio Celso Toshimi, que os adversários afirmam ser quase impossível batê-lo nas mesas até os dias de hoje. Todos os alunos e atletas dos períodos matutino e vespertino não têm nenhuma despesa com mensalidades. Já os participantes do período noturno contribuem com uma pequena taxa mensal, com o objetivo de quitar as despesas de manutenção e também realizar melhorias na infraestrutura da bonita sede.
“Atualmente, a AJTM funciona com aulas e treinamentos nos três períodos, atendendo desde a iniciação, escolinhas dentro do Programa de Iniciação Desportiva da Sesporte, até o rendimento, que são os atletas que representam Joinville nos campeonatos estaduais e nacionais, e em todos os eventos promovidos pela Fesporte de Santa Catarina, que são os Jogos Abertos, Joguinhos Abertos e Olesc”, detalha Toshimi, com orgulho do seu quarto “filho”.
FATO&AÇÃO COMUNICAÇÃO
Assessoria de Comunicação da Confederação Brasileira de Tênis de Mesa - CBTM
Claudia Mendes - claudia@fatoeacao.com
Nelson Ayres – nelson@fatoeacao.com
imprensa@cbtm.org.br
fatoeacaocomunicacao@gmail.com
Siga a CBTM nas redes sociais:
FACEBOOK: www.facebook.com/cbtenisdemesa
www.facebook.com/PortalTMBrasil
TWITTER: www.twitter.com/cbtm_tm
INSTAGRAM: @cbtenisdemesa
YOUTUBE: www.youtube.com/user/TMdoBrasil