Espaço da Associação Nikkey São José dos Campos. Foto: Divulgação.
Por Assessoria de Imprensa - CBTM
Na 18ª reportagem da série Clubes do Brasil, vamos retratar a história da Associação Nikkey São José dos Campos. Um clube que começou sua trajetória no tênis de mesa com um esforço coletivo de todos os integrantes e hoje já se posiciona com destaque nas competições nacionais.
O tênis de mesa não nasceu junto com o clube. Há cerca de 20 anos, os dirigentes da Associação se mobilizaram para implantar a modalidade, e a solução foi a mais criativa de todas: fizeram rifas, yake bingo e festivais de comida japonesa. Deu muito certo. Com o dinheiro arrecadado, compraram todo o material e criaram um CT de tênis de mesa.
A equipe começou na Liga Valeparaibana. Em seguida, entrou na Federação Paulista. O passo seguinte, foi a participação em competições nacionais. Há 15 anos, a Associação Nikkey marca presença regularmente nos torneios.
Com a ajuda do Fundo de Apoio ao Atleta Não Profissional (Fadenp), que bancava o salário do técnico, inscrições, alimentação e viagens, Guilherme Spinelli, responsável pelo projeto desde então, passou a agregar atletas que não possuíam condições de pagar mensalidades.
“Há vários anos brigamos entre os três melhores clube da Liga Vale, e no ano de 2015 fomos os melhores do Vale do Paraíba. Em diversas temporadas temos atletas de várias categorias que se destacam entre os melhores do Vale. E continuamos nos estruturando para um maior nível”, explica Spinelli, um dos atletas mais destacados do clube nesta trajetória, ao lado de Helder Faria Jr., João Pedro Sala e Heitor Ferri.
Mas não foi fácil. Muitos dos apoiadores do início da trajetória deixaram o país e retornaram para o Japão. O clube foi morrendo aos poucos, o material se deteriorando e os atletas sumindo. Chegaram a ser apenas dez praticando tênis de mesa. “Tivemos que ir para a rua arrumar patrocínio para o clube”, lembra Spinelli
A ideia atual da Associação Nikkei é oferecer a prática diária do tênis de mesa, para que seja um espaço para a atividade física e benefícios da saúde. Além da equipe de alto rendimento, o clube, revigorado, já conta com uma escolinha, e são mais de 60 atletas frequentando o local.
O passo seguinte é o de crescimento. Afinal, a época das rifas, dos alegres bingos e das comidas japonesas ficou no passado, como doce lembrança. “Estamos projetando uma parceria com a Prefeitura, para que o tênis de mesa possa se tornar referência na cidade e também conciliar estudos e esporte para que os atletas possam ser mantidos por mais tempo na modalidade”, finaliza Spinelli.
FATO&AÇÃO COMUNICAÇÃO
Assessoria de Comunicação da Confederação Brasileira de Tênis de Mesa - CBTM
Claudia Mendes - claudia@fatoeacao.com
Nelson Ayres – nelson@fatoeacao.com
imprensa@cbtm.org.br
fatoeacaocomunicacao@gmail.com
Siga a CBTM nas redes sociais:
FACEBOOK: www.facebook.com/cbtenisdemesa
www.facebook.com/PortalTMBrasil
TWITTER: www.twitter.com/cbtm_tm
INSTAGRAM: @cbtenisdemesa
YOUTUBE: www.youtube.com/user/TMdoBrasil