Notícia

CLUBES DO BRASIL – ADM quer manter tradição de formar grandes campeões paralímpicos no Ceará

Depois de Eugênio Sales, Francisco Wellington e Antônio Melo, objetivo do novo projeto da ADM é continuar fabricando craques em Fortaleza

Craques consagrados e da nova geração dividem espaço na ADM Ceará. Foto: Divulgação.

Por Assessoria de Imprensa - CBTM

22/06/2020 18h44


O Ceará é um tradicional reduto de grandes jogadores paralímpicos de tênis de mesa. É com a proposta de continuar essa tradição que a Associação dos Deficientes Motores do Ceará vem trabalhando, em história que vamos contar na 20ª reportagem da série Clubes do Brasil.

A ADM foi fundada em 10 de outubro de 1978 e não vive somente do tênis de mesa. Tem sede própria, em Fortaleza, e a finalidade primordial é a inserção da pessoa com deficiência na sociedade, atuando nos diversos campos: reabilitação, trabalho e esporte. Além do tênis de mesa, tem equipes de basquete, natação e atletismo.

Em sua história, formou nomes como Eugênio Sales, Francisco Wellington e Antônio Melo, que integraram as Seleções do Brasil em Paralímpiadas,  Parapan-Americanos e Mundiais da modalidade. Depois de um tempo afastada, a ADM retornou ao cenário do tênis de mesa, conquistando o Troféu Eficiência paralímpico no Estadual do Ceará. No último Brasileiro, realizado em São Paulo, a Associação competiu com sete atletas novatos, alguns com menos de dois anos de prática, e já conseguiu bons resultados, com conquista de medalhas.

Eugênio Sales é justamente um dos líderes desta nova fase da ADM. Ele participou dos Jogos de Atlanta-1996 e Sydney-2000. Ele acredita que o tênis de mesa paralímpico do Ceará só tem a ganhar com esta nova força no estado.

“É um projeto pessoal, no sentido de termos uma equipe da modalidade representando uma entidade de deficientes. Quero fazer com que o tênis de mesa paralímpico do nosso estado tenha uma escola de formação para novos atletas, aproveitando um pouco da minha experiência como atleta”, ressalta.

“O maior diferencial do atual projeto é a formação de novos talentos a médio prazo. Buscamos ter uma equipe competitiva a nível nacional, mas não esquecendo de revelar atletas para, futuramente, compor a equipe paralímpica brasileira”, diz Sales.

E isso é perceptível analisando o atual grupo da ADM na atualidade. Há nomes como Francisco Wellington e David Freitas, ambos participantes do Parapan em Lima, no ano passado. Mas já é possível identificar boas apostas para o futuro, como Bruno Sombra e Jonas Souza, ambos da classe 3; Lucas Dourado e Santiago Aprígio, da classe 5; Maurino Martins, atleta da classe 6; e, Fábio Diniz, que atua pela classe 7. Ou seja, no que depender da turma da ADM, o Ceará vai estar por muito tempo produzindo craques para brilhar nos pódios pelo mundo.


Siga a página do Portal no Facebook:

www.facebook.com/PortalTMBrasil



Para divulgar as notícias de um atleta, profissional, clube, Liga ou Federação no Portal TMB é muito fácil. Confira as regras:

- O Portal TMB Brasil divulgará todas as notícias enviadas para o e-mail imprensa@cbtm.org.br, desde que o atleta, profissional, clube, Liga ou Federação seja filiado ao Novo Modelo do Tênis de Mesa Brasileiro ou seja de competição reconhecida por instituições de desporto escolar ou universitário.

- As notícias enviadas podem obedecer ao formato jornalístico ou de postagem mais informal, com mínimo de oito linhas (fonte Calibri 11).

- As fotos que ilustram as matérias devem ter qualidade mínima de resolução e devem conter crédito. Notas sem imagens não serão publicadas.

- É possível também enviar uma galeria de fotos ou vídeos curtos, de até um minuto de duração, desde que estejam em boa qualidade.

- As notas devem conter informações básicas, como placar dos eventos, nome de atletas, nome dos eventos, locais, datas, etc.

- O Portal TMB realizará a revisão gramatical de todas notas enviadas, mas não irá interferir na edição das notas, cabendo aos responsáveis pelo envio este trabalho.

- Os responsáveis pelo envio serão identificados na nota.

- Autoelogios nas notas, como “Parabéns ao fulano pelo empenho”, serão retirados do texto.

- Expressões ofensivas, racistas, sexistas, ou de qualquer cunho que possa ser agressivo à Comunidade estão terminantemente proibidas.

- Informações sobre apoio de políticos, órgãos governamentais, empresas ou entidades religiosas serão publicadas integralmente (exceto em período proibido pela Lei Eleitoral), como forma de motivação para investimento cada vez maior na modalidade. Porém, promoções políticas ou religiosas que não tenham relação direta com o tênis de mesa não serão publicadas.

Confederação Filiada

Parceiro Oficial

Jogo Limpo

Patrocinadores

Apoiadores

Eventos
Calendário
Área de Filiados
Desenvolvimento
Universidade do Tênis de Mesa
Escolas de Treinadores
Escolas de Árbitros e Oficiais
Escola de Gestão
Certificações




Vamos conversar?