Vitor Negreiros, atleta da Lassalista, no alto do pódio no Amazonas. Foto: Divulgação.
Por Assessoria de Imprensa - CBTM
Uma mistura perfeita entre ensino, esporte e ação social. Assim podemos definir a Associação Esportiva Lassalista, uma equipe que se destaca há muitos anos no tênis de mesa amazonense. Essa combinação que gera craques todos os anos é o que vamos mostrar na 24ª reportagem da série Clubes do Brasil.
A história da equipe nasce de uma demanda do Centro Educacional La Salle, uma instituição com mais de 35 anos de tradição em Manaus. O tênis de mesa existe desde 2009. Nesta época, Claudomir Vasconcelos era professor de basquetebol, assumindo posteriormente a coordenação do projeto. Israel Barreto, hoje presidente da Federação do Amazonas, foi o primeiro técnico.
O objetivo inicial eram as competições escolares. Com várias modalidades na escola disputando competições de federações esportivas, o tênis de mesa acabou passando a ter esse propósito. “Muitas vezes, nos surpreendemos com o desempenho de alguns atletas e eles acabam se encaixando a nível nacional”, diz, orgulhoso, o coordenador.
Mário Costa passou a treinar a equipe em 2012. E os resultados nestes oito anos são excelentes. Foram campeões do troféu eficiência olímpico nas Copas Brasil de 2013 e 2015, ambas realizadas em Manaus. No nível escolar, os alunos da Lassalista estão entre os primeiros no Jogos Escolares do Amazonas (JEAs), destacando-se também nos Jogos Escolares Brasileiros (JEBs).
"O trabalho na Associação está sendo muito importante para o tênis de mesa do Amazonas, tanto para os atletas olímpicos quanto para os paralímpicos”, explica o técnico, que tem mais de 30 atletas treinando nas escolinhas.
A função de integração social unindo o esporte e a educação acaba sendo contemplada no projeto que envolve os alunos mais carentes. Atletas com renda familiar baixa, com destaque no esporte, são beneficiados com bolsas de estudos. Recebem de 50% a 100% de desconto, além dos materiais (como livros didáticos) e uniforme. No tênis de mesa, cinco alunos são bolsistas integrais, ou seja, com 100% das despesas pagas pelo Centro Educacional. Os alunos precisam ter boas notas no boletim escolar. Todos saem ganhando e o esporte acaba contribuindo na formação de cidadãos.
“Esse apoio é muito importante para a vida desses jovens. Além de terem ensino e qualidade em uma escola de alto nível, eles têm a oportunidade de continuar praticando o esporte que amam. A escola apoia também nas inscrições em eventos e uniformes de competições dos alunos”, explica Costa, com o resultado perfeito de uma equação de sucesso.
Siga a página do Portal no Facebook:
www.facebook.com/PortalTMBrasil
Para divulgar as notícias de um atleta, profissional, clube, Liga ou Federação no Portal TMB é muito fácil. Confira as regras:
- O Portal TMB Brasil divulgará todas as notícias enviadas para o e-mail imprensa@cbtm.org.br, desde que o atleta, profissional, clube, Liga ou Federação seja filiado ao Novo Modelo do Tênis de Mesa Brasileiro ou seja de competição reconhecida por instituições de desporto escolar ou universitário.
- As notícias enviadas podem obedecer ao formato jornalístico ou de postagem mais informal, com mínimo de oito linhas (fonte Calibri 11).
- As fotos que ilustram as matérias devem ter qualidade mínima de resolução e devem conter crédito. Notas sem imagens não serão publicadas.
- É possível também enviar uma galeria de fotos ou vídeos curtos, de até um minuto de duração, desde que estejam em boa qualidade.
- As notas devem conter informações básicas, como placar dos eventos, nome de atletas, nome dos eventos, locais, datas, etc.
- O Portal TMB realizará a revisão gramatical de todas notas enviadas, mas não irá interferir na edição das notas, cabendo aos responsáveis pelo envio este trabalho.
- Os responsáveis pelo envio serão identificados na nota.
- Autoelogios nas notas, como “Parabéns ao fulano pelo empenho”, serão retirados do texto.
- Expressões ofensivas, racistas, sexistas, ou de qualquer cunho que possa ser agressivo à Comunidade estão terminantemente proibidas.
- Informações sobre apoio de políticos, órgãos governamentais, empresas ou entidades religiosas serão publicadas integralmente (exceto em período proibido pela Lei Eleitoral), como forma de motivação para investimento cada vez maior na modalidade. Porém, promoções políticas ou religiosas que não tenham relação direta com o tênis de mesa não serão publicadas.