Da esquerda para a direita: Gustavo Mangabeira, Giuliano Nucada, Diego Palhares e Guilherme Mortari. Foto: Divulgação
Por Assessoria de Imprensa - CBTM
Um sonho de três amigos apaixonados por tênis de mesa se concretizou em uma academia e se tornou um dos projetos mais vitoriosos do esporte no Coração do Brasil. A 25ª reportagem da série Clubes do Brasil vai destacar o Centro de Treinamento GynTT, um espaço próprio da modalidade na capital de Goiás.
A história do Centro de Treinamento Gyntt começou em 2014. Era um sonho de três amigos: Diego Palhares, Ismaley Lacerda e Lincoln Lacerda. A ideia inicial era oferecer um local com uma melhor infraestrutura e espaço para treinamento que os espaços já disponíveis para prática do tênis de mesa em Goiânia. Na época, eram poucos e com estrutura precária.
Após definir o planejamento do empreendimento, a escolha do local e a montagem de toda a estrutura foi bem rápida. Vários atletas e amigos acolheram a ideia e a aceitação pelo público foi ótima, pelo grande espaço oferecido e pela qualidade dos professores. A Gyntt passou a ser a maior academia de tênis de mesa de Goiás.
Dos três amigos, apenas Palhares ainda está no projeto. Giuliano Nucada, que chegou cinco meses após a inauguração, é um dos líderes do GynTT. E o resultado atual, seis anos depois do início do sonho, é expressivo. Primeiro lugar no ranking geral da Federação de Goiás em 2019 e 2020. Diego Palhares, que hoje é professor e atleta, conquistou três medalhas no último Brasileiro. Jogadores como Vitor Yudi e Guilherme Mortari representam a nova geração, liderando o ranking goiano nas categorias mirim e juvenil, respectivamente.
“Trabalhamos muito para que todo planejamento fosse bem executado e hoje estamos colhendo os frutos desse esforço, mas ainda não estamos satisfeitos e sempre procuramos evoluir, para entregar a melhor estrutura possível para nossos atletas”, explica Giuliano Nucada.
Atualmente, o clube conta com quase cem atletas, professores habilitados em cursos da Federação Internacional (ITTF) e inseridos no meio escolar para captação de novos talentos e site próprio (http://www.gyntt.com.br). Além de Palhares e Nucada, comandam o projeto atualmente Dinair Serra Dourada, Antônio Barbosa e Rogério Medeiros.
Mas as dificuldades ainda existem. O GynTT ainda não tem patrocinadores e o local é mantido por meio da mensalidade arrecadada dos frequentadores. "Nem sempre é suficiente para pagar todas as despesas com aluguel e reformas”, explica Nucada. Nada que abale o esforço dos comandantes do projeto. Eles querem buscar bem mais.
“Aos poucos, estamos começando a colher os frutos de todo a trabalho feito por nossa equipe. São todos apaixonados pelo esporte e empenhados pela busca de novos atletas e novas conquistas. Nosso objetivo é apresentar mais atletas de destaque no cenário nacional, na maior quantidade de categorias possíveis. E, para isso, estamos acolhendo pessoas e mantendo treinos de alto rendimento. Além disso, queremos atingir pessoas que não tenham condição de ter acesso ao esporte por algum impedimento financeiro. Estamos buscando alternativas de patrocínio e parcerias para gerar essa inclusão social”, detalha o dirigente.
Siga a página do Portal no Facebook:
www.facebook.com/PortalTMBrasil
Para divulgar as notícias de um atleta, profissional, clube, Liga ou Federação no Portal TMB é muito fácil. Confira as regras:
- O Portal TMB Brasil divulgará todas as notícias enviadas para o e-mail imprensa@cbtm.org.br, desde que o atleta, profissional, clube, Liga ou Federação seja filiado ao Novo Modelo do Tênis de Mesa Brasileiro ou seja de competição reconhecida por instituições de desporto escolar ou universitário.
- As notícias enviadas podem obedecer ao formato jornalístico ou de postagem mais informal, com mínimo de oito linhas (fonte Calibri 11).
- As fotos que ilustram as matérias devem ter qualidade mínima de resolução e devem conter crédito. Notas sem imagens não serão publicadas.
- É possível também enviar uma galeria de fotos ou vídeos curtos, de até um minuto de duração, desde que estejam em boa qualidade.
- As notas devem conter informações básicas, como placar dos eventos, nome de atletas, nome dos eventos, locais, datas, etc.
- O Portal TMB realizará a revisão gramatical de todas notas enviadas, mas não irá interferir na edição das notas, cabendo aos responsáveis pelo envio este trabalho.
- Os responsáveis pelo envio serão identificados na nota.
- Autoelogios nas notas, como “Parabéns ao fulano pelo empenho”, serão retirados do texto.
- Expressões ofensivas, racistas, sexistas, ou de qualquer cunho que possa ser agressivo à Comunidade estão terminantemente proibidas.
- Informações sobre apoio de políticos, órgãos governamentais, empresas ou entidades religiosas serão publicadas integralmente (exceto em período proibido pela Lei Eleitoral), como forma de motivação para investimento cada vez maior na modalidade. Porém, promoções políticas ou religiosas que não tenham relação direta com o tênis de mesa não serão publicadas.