Iniciativa é liderada pela professora Taisa Belli. Foto: Daniel Zappe.
Por Assessoria de Imprensa - CBTM
A Confederação Brasileira de Tênis de Mesa (CBTM) deu a partida para mais uma iniciativa, buscando a evolução da modalidade. A Universidade do Tênis de Mesa começou a atuar, com o objetivo de oferecer capacitação para profissionais que queiram trabalhar com o esporte, como técnicos, árbitros e gestores.
A iniciativa é liderada pela professora Taisa Belli. Ela é líder do Grupo Interdisciplinar de Pesquisa em Esportes de Raquete (Griper) na Faculdade de Ciências Aplicadas da Unicamp (SP). Ela já participou de alguns cursos oferecidos pela CBTM, e agora vai estar diretamente ligada ao desenvolvimento da modalidade.
Segundo a professora, o objetivo principal da Universidade é abrigar um programa completo de capacitações para o desenvolvimento de treinadores, árbitros e gestores do tênis de mesa brasileiro, a fim de estimular o ingresso de novos profissionais para atuação na área e, também, o aperfeiçoamento continuado daqueles que já atuam com o tênis de mesa.
A importância da formação de mulheres neste processo é algo bem presente no planejamento da Universidade, pois ainda há uma diferença muito grande no número de profissionais entre os gêneros. A meta é tentar se aproximar ao máximo de uma igualdade, com homens e mulheres dividindo todos os espaços.
“As ações iniciais incluem o desenvolvimento de um novo curso da CBTM de desenvolvimento de treinadores e treinadoras, constituído de módulos presenciais e online, em parceria com o Grupo Interdisciplinar de Pesquisa em Esportes de Raquete da Faculdade de Ciências Aplicadas da Unicamp. E, também teremos o desenvolvimento de cursos online para árbitros e gestores”, explica.
Com esta iniciativa, a CBTM pretende ajudar o desenvolvimento da modalidade, com profissionais trabalhando cada vez mais em métodos científicos e menos empíricos.
“Treinadores, árbitros e gestores estão entre os principais profissionais relacionados ao desenvolvimento de praticantes e atletas de tênis de mesa. Portanto, o trabalho da Universidade do Tênis de Mesa impacta diretamente o desenvolvimento desta modalidade”, explica a professora.
FATO&AÇÃO COMUNICAÇÃO
Assessoria de Imprensa da Confederação Brasileira de Tênis de Mesa - CBTM
Claudia Mendes - claudia@fatoeacao.com
Nelson Ayres – nelson@fatoeacao.com
imprensa@cbtm.org.br
fatoeacaocomunicacao@gmail.com
Siga a CBTM nas redes sociais:
FACEBOOK: www.facebook.com/cbtenisdemesa
www.facebook.com/PortalTMBrasil
TWITTER: www.twitter.com/cbtm_tm
INSTAGRAM: @cbtenisdemesa
YOUTUBE: www.youtube.com/user/TMdoBrasil