Foto de Arquivo: Christian Martinez/RGB Studios
Por Assessoria de Imprensa - CBTM
Nome completo: Sandro José Abrão.
Data de nascimento: 07/03/1976.
Profissão: Educador Físico, pós-graduado em Educação Lúdica e Gestão de Negócios.
História na modalidade: Começou no tênis de mesa em 1987, com apenas 11 anos de idade, no Clube do Sesi, em Marilia (SP). A primeira raquete foi de madeirite e borracha de câmera de ar de caminhão, pois, na época, os valores de materiais eram muito caros. Treinado pelo professor Nelson Machado, conquistou 16 títulos paulistas, seis medalhas em campeonatos nacionais, duas em Sul-Americanos e quatro no tênis de mesa da Bélgica. Em sua melhor temporada, 1991, foi campeão brasileiro, conquistando ouro em equipe, duplas, duplas mistas e individual. No mesmo ano, foi convocado para a Seleção Brasileira para disputar o Sul-Americano, conquistando o terceiro lugar no individual, terceiro por equipes e sagrando-se campeão geral com o Brasil.
Em 1993, seguiu para um estágio na Bélgica, onde atuou no Pallet Ham, da Segunda Divisão, sendo campeão e ajudando a levar o clube para a Primeira Divisão. Foi o primeiro classineta do país, estilo que lhe foi apresentado pelo técnico da seleção belga, Mister Wang. Ao voltar ao Brasil, chegou a atuar em algumas outras competições, como os Jogos Abertos de Santa Catarina e Jogos Abertos do Paraná. Depois de encerrar a carreira, mudou-se para Cuiabá, onde cursou Educação Física, na Universidade Federal de Mato Grosso.
Em 2011, trabalhando no Sesi, comandou a secretaria da Confederação Internacional do Desporto do Trabalhador. Em 2016, assumiu a Federação. Conseguiu construir o Centro de Treinamento, com o apoio da Prefeitura de Cuiabá e de Walter Kawahara, que foi o grande idealizador do projeto. Em 2017, passou a ser vice-presidente regional da CBTM.
Ser presidente é… : “Dedicar seu tempo e trabalho, para o desenvolvimento do esporte”.
Quais são as maiores conquistas em sua passagem pela Federação? “A construção do Centro de Treinamento e Desenvolvimento de Tênis de Mesa em 2016, a parceira com a prefeitura municipal de Cuiabá e a criação do Polo de Desenvolvimento Estadual em parceria com a CBTM, em 2017”.
Quais são as maiores dificuldades que enfrentou? “Falta de apoio no início do trabalho na Federação por parte de algumas entidades”.
Como você enxerga o tênis de mesa no seu estado? “Com um potencial gigantesco, tanto tecnicamente como na questão de participantes”.
Qual o maior sonho que gostaria de realizar como presidente? “Dar possibilidade para a continuidade na carreira dos atletas de nosso Estado e colocar um atleta na Seleção Brasileira principal”.
Siga a página do Portal no Facebook:
www.facebook.com/PortalTMBrasil
Para divulgar as notícias de um atleta, profissional, clube, Liga ou Federação no Portal TMB é muito fácil. Confira as regras:
- O Portal TMB Brasil divulgará todas as notícias enviadas para o e-mail imprensa@cbtm.org.br, desde que o atleta, profissional, clube, Liga ou Federação seja filiado ao Novo Modelo do Tênis de Mesa Brasileiro ou seja de competição reconhecida por instituições de desporto escolar ou universitário.
- As notícias enviadas podem obedecer ao formato jornalístico ou de postagem mais informal, com mínimo de oito linhas (fonte Calibri 11).
- As fotos que ilustram as matérias devem ter qualidade mínima de resolução e devem conter crédito. Notas sem imagens não serão publicadas.
- É possível também enviar uma galeria de fotos ou vídeos curtos, de até um minuto de duração, desde que estejam em boa qualidade.
- As notas devem conter informações básicas, como placar dos eventos, nome de atletas, nome dos eventos, locais, datas, etc.
- O Portal TMB realizará a revisão gramatical de todas notas enviadas, mas não irá interferir na edição das notas, cabendo aos responsáveis pelo envio este trabalho.
- Os responsáveis pelo envio serão identificados na nota.
- Autoelogios nas notas, como “Parabéns ao fulano pelo empenho”, serão retirados do texto.
- Expressões ofensivas, racistas, sexistas, ou de qualquer cunho que possa ser agressivo à Comunidade estão terminantemente proibidas.
- Informações sobre apoio de políticos, órgãos governamentais, empresas ou entidades religiosas serão publicadas integralmente (exceto em período proibido pela Lei Eleitoral), como forma de motivação para investimento cada vez maior na modalidade. Porém, promoções políticas ou religiosas que não tenham relação direta com o tênis de mesa não serão publicadas.