Por Assessoria de Imprensa - CBTM
Qual o diferencial de um atleta de alto nível no tênis de mesa para um atleta comum? O que é necessário para adequar o treinamento de determinado atleta para um desempenho superior? Analisando os aspectos fisiológicos de cada atleta, é possível perceber diferenças importantes no desempenho. No último sábado (12), no Ciência TMB, o professor Alessandro Zagatto destacou exatamente este diferencial.
Para chegar a dados mais precisos dos atletas de alto nível, Zagatto colheu dados de diversos exames, inclusive com monitoramento em tempo real durante as partidas. O professor ressaltou que aspectos psicológicos, táticos, técnicos, motivacionais, médicos e fisoterápicos, nutricionais e físicos são influenciadores no desempenho de um mesa-tenista. “Não consigo elencar qual destes é o mais determinante”, reconhece. Mas, na questão dos aspectos físicos é possível perceber diferenças fundamentais nos desempenhos através dos estudos.
Uma das conclusões que os exames apontaram é que os atletas de nível mais elevado costumam apresentar pausas maiores entre um ponto e outro. Assim, o sistema aeróbio é o predominante em partidas de tênis de mesa, pois tem a função de restaurar os estoques de energia que são gastos durante os pontos, que, como são muito curtos, dependem principalmente do sistema anaeróbio de ATP-CP “A média de duração de um ponto é de 3 segundos. O importante é ter a potência no golpe”, explica. As pausas também servem para melhor definição da estratégia a ser utilizada na sequência.
Outro aspecto fisiológico que o estudo mostra está no metabolismo dos mesa-tenistas. “O atleta que vai jogar ralis maiores ou que jogam em estilo defensivo precisam ter o foco no metabolismo oxidativo. Já o atleta que joga em intensidade alta e disputa ralis em maior intensidade, precisa ter foco no metabolismo ATP-CP”, conclui.
Mais um detalhe importante é que os aspectos fisiológicos tendem a mudar de acordo com o nível dos atletas, fase da competição, estilo de jogo, evolução tecnológica dos materiais e outras condições. Analisando todos estes dados, os treinadores e preparadores podem adaptar os treinamentos de acordo com a necessidade de cada atleta.
Alessandro Zagatto é um dos principais pesquisadores sobre Fisiologia do Tênis de Mesa no mundo, com muitos artigos publicados m revistas científicas de relevância mundial. Formado em Educação Física pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, tem mestrado em Ciências da Motricidade e doutorado em Ciências da Motricidade pela mesma instituição e tem experiência na área de Ciência do Esporte e Fisiologia do Exercício.
Abaixo, o link para acompanhar o programa completo do Ciência TMB:
Conteúdo exclusivo
Desde o mês de maio, a CBTM vem investindo em conteúdo exclusivo no seu canal do YouTube, tentando atender a todos os públicos. Os temas são diversos: conhecimento específico, conhecimento básico de tênis de mesa, contato com os ídolos e entrevistas específicas sobre temas do momento. O objetivo é oferecer possibilidade a todos os interessados por tênis de mesa.
Durante 11 semanas, a Resenha TMB ocupou a grade do canal, com a maioria dos grandes craques da modalidade contando diversas histórias. O Ping-Pong com os Ídolos é outro conteúdo que segue a mesma linha, de contato com os atletas. Já na linha de temas de impacto social, o Diálogos TMB e o Vozes TMB recebem sempre pessoas ligadas aos temas do mês, de duas em duas semanas, na faixa dos sábados, às 17h.
Na área de conhecimento, o Ciência TMB é o programa que intercala com os conteúdos de impacto social, aos sábados, também de duas em duas semanas, e debate temas bem específicos, com estudos importantes sobre o tênis de mesa. O Dicionário do Tênis de Mesa é mais voltado a quem tem curiosidade pelo esporte e precisa conhecer o básico.
FATO&AÇÃO COMUNICAÇÃO
Assessoria de Imprensa da Confederação Brasileira de Tênis de Mesa - CBTM
Claudia Mendes - claudia@fatoeacao.com
Nelson Ayres – nelson@fatoeacao.com
imprensa@cbtm.org.br
fatoeacaocomunicacao@gmail.com
Siga a CBTM nas redes sociais:
FACEBOOK: www.facebook.com/cbtenisdemesa
www.facebook.com/PortalTMBrasil
TWITTER: www.twitter.com/cbtm_tm
INSTAGRAM: @cbtenisdemesa
YOUTUBE: www.youtube.com/user/TMdoBrasil