Paulo Salmin comemora o ouro no Parapan 2019. Foto: Douglas Magno/Exemplus/CPB.
Por Assessoria de Imprensa - CBTM
O extraordinário crescimento do tênis de mesa paralímpico brasileiro nos últimos 13 anos foi demonstrado, na última semana pela Confederação Brasileira de Tênis de Mesa (CBTM) em webinar da Federação Internacional de Tênis de Mesa (ITTF). O presidente Alaor Azevedo e o gerente técnico da entidade, Edimilson Pinheiro, mostraram todo o trabalho que tirou o Brasil das posições periféricas para a briga por pódios no cenário internacional.
A CBTM assumiu o tênis de mesa paralímpico em 2007. Antes, em 2006, o Brasil disputou o Mundial da Suíça, em Montreaux, foram apenas quatro vitórias conquistadas, com um investimento de US$ 300 mil dólares. Dez anos depois, nos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro, o Brasil conquistou quatro medalhas.
Em Mundiais, o Brasil conquistou três medalhas de bronze em 2014 e o vice-campeonato da classe 2 feminina, com Cátia Oliveira, em 2018. Nos dois últimos Jogos Pan-Americanos, o tênis de mesa brasileiro conquistou mais medalhas que a maioria dos países participantes.
No webinar, a ITTF buscou saber das associações nacionais em que estágio se encontrava a integração das associações nacionais com o tênis de mesa paralímpico. No questionário apresentado, a CBTM procurou demonstrar que a integração foi importante para que os atletas pudessem ter um calendário de competições regulares, um bom sistema de classificação funcional e toda a estrutura de apoio para treinamentos e competições nacionais e internacionais.
“Este processo de integração não foi fácil. Durante muitos anos, enfrentamos críticas, ações judiciais, injúrias, mas sempre mantivemos a nossa filosofia e política, e os resultados foram chegando. Hoje, somos reconhecidos mundialmente. Tenho muito orgulho e alegria do trabalho realizado pela equipe da CBTM em todos estes anos”, ressalta Alaor Azevedo.
FATO&AÇÃO COMUNICAÇÃO
Assessoria de Imprensa da Confederação Brasileira de Tênis de Mesa - CBTM
Claudia Mendes - claudia@fatoeacao.com
Nelson Ayres – nelson@fatoeacao.com
imprensa@cbtm.org.br
fatoeacaocomunicacao@gmail.com
Siga a CBTM nas redes sociais:
FACEBOOK: www.facebook.com/cbtenisdemesa
www.facebook.com/PortalTMBrasil
TWITTER: www.twitter.com/cbtm_tm
INSTAGRAM: @cbtenisdemesa
YOUTUBE: www.youtube.com/user/TMdoBrasil