Por Assessoria de Imprensa - CBTM
Mais uma vez, a Confederação Brasileira de Tênis de Mesa (CBTM) conquistou um índice de referência em governança no esporte brasileiro. Pelo segundo ano consecutivo, a entidade teve o melhor desempenho entre todas as confederações no Programa Gestão, Ética e Transparência (GET), do Comitê Olímpico do Brasil (COB).
A CBTM teve nota 10, a exemplo de 2019, mas com franca evolução em diversos indicadores. A entidade cresceu 51% nos critérios de governança, 83% em transparência, 450% em estratégia, 75% em processos de suporte e 171% em compliance. No caso dos processos de suporte, por exemplo, a CBTM atingiu pontuação máxima em todos os sete critérios, que envolvem contabilidade, gestão de compras, gestão de contratos, orçamento, recursos humanos, tecnologia da informação e tesouraria.
Do total de recursos da Lei Agnelo Piva, 6,7% (cerca de R$ 10 milhões) é distribuído para as confederações conforme seu resultado/classificação no Programa GET. Ou seja, a exemplo do que aconteceu nesta temporada, a CBTM terá um impacto financeiro positivo no próximo exercício.
O Programa GET começou a ser implementado pelas confederações em 2017, com o objetivo de estimular boas práticas de governança, buscando resgatar a credibilidade junto ao mercado e aos potenciais patrocinadores. É baseado em três pilares: austeridade, meritocracia e transparência. Entre as boas ações de governança, estão a criação de canais de ouvidoria independentes, participação efetiva de comunidade nas decisões e conselhos de administração e de ética com membros eleitos.
“Esta é uma confirmação de que seguimos avançando nos padrões que desejamos alcançar para tornar a CBTM uma entidade que orgulha os mesa-tenistas brasileiros. Em alguns índices, como o de estratégia, tivemos uma evolução brutal, resultado de um sólido planejamento estratégico e uma gestão competente dos nossos projetos. Mais uma vez, em nome do presidente Alaor Azevedo, queria dividir essa conquista com nossos colaboradores, parceiros, fornecedores e toda a comunidade do tênis de mesa”, disse o diretor da entidade, Geraldo Campestrini.
Referência em governança e gestão
Nos últimos anos, a CBTM se tornou uma entidade referência para as demais confederações esportivas. Em todos os indicadores existentes no esporte brasileiro, ela figura em posição de destaque.
O prêmio Sou do Esporte indicou a CBTM como a melhor entidade em práticas de governança em 2019. Anteriormente, a entidade havia ficado, por quatro anos consecutivos, entre as cinco melhores do país. No Rating Integra, promovido por Atletas pelo Brasil, Instituto Ethos e LIDE Esporte, com o apoio do Mattos Filho Advogados e a realização do Comitê Brasileiro de Clubes (CBC), Comitê Olímpico do Brasil (COB) e Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB), a CBTM ficou entre as cinco melhores do país na temporada passada, mas este conceito de avaliação deve subir em 2020, já que os últimos resultados retratam apenas a temporada 2018.
FATO&AÇÃO COMUNICAÇÃO
Assessoria de Imprensa da Confederação Brasileira de Tênis de Mesa - CBTM
Claudia Mendes - claudia@fatoeacao.com
Nelson Ayres – nelson@fatoeacao.com
imprensa@cbtm.org.br
fatoeacaocomunicacao@gmail.com
Siga a CBTM nas redes sociais:
FACEBOOK: www.facebook.com/cbtenisdemesa
www.facebook.com/PortalTMBrasil
TWITTER: www.twitter.com/cbtm_tm
INSTAGRAM: @cbtenisdemesa
YOUTUBE: www.youtube.com/user/TMdoBrasil