Notícia

TMB Platinum – Campeonato Brasileiro começa neste domingo com a adoção de protocolos de segurança

Grandiosidade dá lugar a preocupação com a segurança dos mesa-tenistas, menor número de participantes, espaçamento maior e regras de limpeza

Vitor Ishiy comemora a conquista do Absoluto no Campeonato Brasileiro 2019. Foto: Daniel Zappe.

Por Assessoria de Imprensa - CBTM

03/12/2020 09h00


Em lugar do gigantismo, a segurança de todos os participantes. O TMB Platinum – Campeonato Brasileiro, competição que vale a maior pontuação no ranking nacional de tênis de mesa 2020/2021, começa no próximo domingo (6), na Arena Carioca 3, no Parque Olímpico da Barra da Tijuca, Zona Oeste do Rio de Janeiro (RJ). Um dos eventos mais antigos da modalidade, que chegou a ter mais de 1.800 participantes em 2019, será um momento de superação do esporte durante a pandemia do novo coronavírus. A competição se estende até o outro domingo (13).

O Rio de Janeiro volta a receber o torneio após cinco anos de ausência. A primeira edição da competição, em 1946, aconteceu em terras cariocas. A TVN Sports transmite os três últimos dias do TMB Platinum – Campeonato Brasileiro ao vivo, no canal CBTM (https://cbtm.tvnsports.com.br/).

O torneio só poderá ser realizado após uma grande modificação na estrutura. A Arena Carioca 3, que teria capacidade para receber até 60 mesas, terá apenas 20 para jogos e dez para aquecimento, possibilitando maior espaçamento entre os participantes. Ao invés dos 1.856 participantes da última temporada, serão 759 desta vez (aproximadamente 40% do número de 2019). A Confederação Brasileira de Tênis de Mesa (CBTM) também aumentou o número de dias de disputa: de seis para oito.

Este aumento, por sinal, possibilitará um fluxo bem menor de pessoas no enorme ginásio, com menos de cem atletas em média em alguns dias. Resultado também da limitação do número de inscritos em todas as categorias. Além disso, houve uma divisão de datas entre as categorias, para evitar muitos atletas presentes ao mesmo tempo no local.

Desta forma, os paralímpicos abrem a competição, no dia 6; super pré-mirins, infantis e juvenis jogarão nos dias 7 e 8; pré-mirins, mirins e juventude atuam nos dias 9 e 10; finalmente, absolutos e veteranos estarão nas mesas apenas entre os dias 11 e 13. Jogos de duplas não serão realizados.

“O trabalho realizado pela gerência técnica e a área de eventos foi baseado em criar as melhores condições possíveis para preparar e organizar o TMB Platinum - Campeonato Brasileiro com segurança para todos envolvidos”, afirma Edir Oliveira, líder de eventos da CBTM.

O torneio não terá validade dos resultados para o programa Bolsa Atleta, do Governo Federal, mas contará pontos para o ranking nacional 2020/2021. Para participar da competição, os mesa-tenistas tiveram de preencher e assinar um Termo de Responsabilidade Individual. Os atletas com comorbidades foram obrigados a apresentar atestado médico liberando para a prática no torneio, bem como os atletas acima de 60 anos.

Protocolo durante o torneio

O TMB Platinum – Campeonato Brasileiro acontece na fase 3 do protocolo da CBTM, que trata do retorno de competições de forma controlada, onde as medidas de restrição são parcialmente flexibilizadas. As instalações esportivas podem ser abertas para competições esportivas, sem a presença de público e com número reduzido e controlado de participantes. Regras e protocolos convencionais da modalidade podem ser alterados, adaptados ou flexibilizados como medida de prevenção e proteção a atletas, árbitros e treinadores. Os vestiários devem permanecer fechados, estando liberados apenas os mictórios e pias.

Abaixo, algumas orientações que foram passadas aos mesa-tenistas inscritos no torneio:

· Todas as pessoas, ao ingressarem a Arena Carioca 3, passarão por medição de temperatura e, caso esteja acima de 37,5º C, não será permitida a entrada no local.

· Somente poderão permanecer nas áreas de jogo atletas, técnicos e árbitros envolvidos na rodada da competição. Aos atletas, será permitido disputar a partida com ou sem máscara.

· A área de aquecimento não estará liberada no dia 5 de dezembro. Somente poderão permanecer na área de aquecimento atletas com máscara que estejam programados para jogar na rodada subsequente da competição e não será permitida a presença de pais e técnicos no local.

· Não haverá troca de lados durante a partida. Os porta-toalhas e a mesa serão higienizados antes do início de cada jogo e as bolas serão limpas com álcool 70% a cada 6 (seis) pontos, no momento permitido do uso da toalha.

· Durante todo o período em que o atleta e técnico estiverem dentro da Arena Carioca 3, não será permitido que os mesmos fiquem sem máscara e nem permitida a ingestão de alimentos no local.

· A hidratação será disponibilizada nos bebedouros da Arena Carioca 3 e todos os inscritos receberão uma squeeze para acondicionar a água.

· Não haverá mural de informações, devendo as mesmas serem pesquisadas através de acesso ao site da CBTM por meio de tablet ou celular.

· Somente deverão permanecer na Arena Carioca 3 os responsáveis pelos atletas menores de 18 anos, responsáveis pelos atletas paralímpicos, atletas e técnicos envolvidos na competição. Logo após o encerramento da participação no evento, os mesmos deverão se retirar do local.

As demais informações sobre o TMB Platinum – Campeonato Brasileiro podem ser obtidas no hotlink do evento: https://www.cbtm.org.br/evento/detalhe/12.



FATO&AÇÃO COMUNICAÇÃO

Assessoria de Imprensa da Confederação Brasileira de Tênis de Mesa - CBTM

Claudia Mendes - claudia@fatoeacao.com
Nelson Ayres - nelson@fatoeacao.com

imprensa@cbtm.org.br
fatoeacaocomunicacao@gmail.com



Siga a CBTM nas redes sociais:

FACEBOOK: www.facebook.com/cbtenisdemesa

www.facebook.com/PortalTMBrasil

TWITTER: www.twitter.com/cbtm_tm

INSTAGRAM: @cbtenisdemesa

YOUTUBE: www.youtube.com/user/TMdoBrasil

Confederação Filiada

Parceiro Oficial

Jogo Limpo

Patrocinadores

Apoiadores

Eventos
Calendário
Área de Filiados
Desenvolvimento
Universidade do Tênis de Mesa
Escolas de Treinadores
Escolas de Árbitros e Oficiais
Escola de Gestão
Certificações




Vamos conversar?