Por Assessoria de Imprensa - CBTM
O brasileiro Hugo Calderano, atual número 6 do ranking mundial de tênis de mesa, tem desafios importantes nesta temporada. Manter-se entre os quatro primeiros do ranking olímpico e tentar a inédita medalha olímpica para o tênis de mesa do país são os principais no horizonte. Para conseguir sucesso em uma temporada tão importante, o consultor técnico da Confederação Brasileira de Tênis de Mesa (CBTM) e técnico pessoal do atleta, Jean-René Mounié, foi enviado pela entidade para Ochsenhausen, na Alemanha, onde programou um período especial de preparação neste início de ano.
As duas primeiras semanas do ano foram inteiramente dedicadas a este treinamento específico, com intervalo apenas para os jogos decisivos da Copa da Alemanha (o Ochsenhausen, time de Calderano, ficou com o vice-campeonato). O objetivo é bem claro: encarar com naturalidade todas as competições até o mês de agosto.
“Esse período, no início do ano, é chave para permitir ao Hugo disputar bem todas as competições até agosto. Começamos com exercícios de ritmo e demos prioridade ao trabalho de movimentos e fluidez. No final da semana, tivemos que adaptar a quantidade, porque o Hugo teve a disputa da Copa da Alemanha. Ele voltou ao processo logo depois da competição”, explica Mounié.
Segundo o treinador, ainda é muito difícil fazer um planejamento perfeito sem ter uma definição clara sobre o calendário internacional. A primeira competição prevista é o WTT Star Contender, em Doha, no Catar, a partir de 8 de março. Ele explica que a base do programa de treinamentos de pernas e ritmo será importante para enfrentar os principais desafios de sua carreira até aqui.
“Não é somente com esse período que haverá um impacto, mas o Hugo tem um estilo de jogo com uma dimensão atlética importante. Ele precisa focar nesta parte, para ter capacidade de impor o sistema de jogo dele ao adversário. É um jogo muito físico e com grande exigência. Por isso, ele precisa começar o ano desta maneira”, avalia, lembrando que durante a temporada ele terá pouco tempo para realizar um trabalho tão específico.
“Nesse período, ele teve tempo de trabalhar e ficar focado nisso. Por exemplo, a partir de quarta-feira, ele vai ter três jogos. Não pode treinar, só vai ter que cuidar da saúde dele e de sua recuperação entre as partidas”, finaliza o técnico.
FATO&AÇÃO COMUNICAÇÃO
Assessoria de Imprensa da Confederação Brasileira de Tênis de Mesa - CBTM
Nelson Ayres - nelson@fatoeacao.com
imprensa@cbtm.org.br
fatoeacaocomunicacao@gmail.com
Siga a CBTM nas redes sociais:
FACEBOOK: www.facebook.com/cbtenisdemesa
www.facebook.com/PortalTMBrasil
TWITTER: www.twitter.com/cbtm_tm
INSTAGRAM: @cbtenisdemesa
YOUTUBE: www.youtube.com/user/TMdoBrasil