Notícia

Primeiro curso de formadores certificará 41 treinadores de 16 estados brasileiros

Este é o primeiro conteúdo com certificação nacional oferecido pela Universidade do Tênis de Mesa; aprovados irão ministrar o curso em seus estados

Por Assessoria de Imprensa - CBTM

28/01/2021 16h01


A Universidade do Tênis de Mesa, projeto da Confederação Brasileira de Tênis de Mesa (CBTM) para oferecer capacitação aos profissionais da modalidade, está dando os primeiros passos neste mês de janeiro. O curso "Iniciação ao Tênis de Mesa" conta com a presença de 41 técnicos de 16 estados, teve início no dia 15 e a conclusão está prevista para 6 de fevereiro.

Estes primeiros alunos, indicados diretamente pelas Federações Estaduais e pelos Polos de Desenvolvimento Regional, passarão a atuar como formadores de outros treinadores nos seus respectivos estados após a conclusão deste conteúdo. Este é o primeiro curso de certificação nacional para treinadores e tem escopo olímpico e paralímpico integrados.

A professora Taisa Belli, que lidera a Universidade do Tênis de Mesa, atua como professora responsável dessa primeira turma. Ela conta com a colaboração de outras quatro facilitadoras - Camila Cardoso, Eloisa Brok, Kelly Calheirana e Larissa Casline. Todas são membras do Grupo Interdisciplinar de Pesquisa em Esportes de Raquete (Griper) na Faculdade de Ciências Aplicadas da Unicamp (SP). No último final de semana de oferecimento do curso, as professoras Larissa Galatti e Tathiana Freire, ambas com grande expertise na formação de formadores de treinadores, estarão participando das aulas. 

No último final de semana, foi realizada uma aula no Centro Paralímpico Brasileiro, em São Paulo (SP). Por conta da pandemia, todas as aulas práticas estão sendo feitas online, com transmissão ao vivo. “Por meio das aulas, os treinadores estão sendo capazes de aplicar jogos e exercícios desenvolvidos no curso e conectar a teoria com a prática”, explica Taisa Belli. 

Nos próximos meses, a Universidade do Tênis de Mesa disponibilizará diversos conteúdos para treinadores, gestores e árbitros em ambos os gêneros, além de cursos online, que poderão ser feitos independentemente do curso de certificação.

Universidade do Tênis de Mesa

O objetivo principal da Universidade é abrigar um programa completo de capacitações para o desenvolvimento de treinadores, árbitros e gestores do tênis de mesa brasileiro, a fim de estimular o ingresso de novos profissionais para atuação na área e, também, o aperfeiçoamento continuado daqueles que já atuam com o tênis de mesa.

A importância da formação de mulheres neste processo é algo bem presente no planejamento da Universidade, pois ainda há uma diferença muito grande no número de profissionais entre os gêneros. A meta é tentar se aproximar ao máximo de uma igualdade, com homens e mulheres dividindo todos os espaços.



FATO&AÇÃO COMUNICAÇÃO

Assessoria de Imprensa da Confederação Brasileira de Tênis de Mesa - CBTM

Nelson Ayres - nelson@fatoeacao.com

imprensa@cbtm.org.br
fatoeacaocomunicacao@gmail.com



Siga a CBTM nas redes sociais:

FACEBOOK: www.facebook.com/cbtenisdemesa

www.facebook.com/PortalTMBrasil

TWITTER: www.twitter.com/cbtm_tm

INSTAGRAM: @cbtenisdemesa

YOUTUBE: www.youtube.com/user/TMdoBrasil

Confederação Filiada

Parceiro Oficial

Jogo Limpo

Patrocinadores

Apoiadores

Eventos
Calendário
Área de Filiados
Desenvolvimento
Universidade do Tênis de Mesa
Escolas de Treinadores
Escolas de Árbitros e Oficiais
Escola de Gestão
Certificações




Vamos conversar?