Calderano (azul) e Tsuboi (preto), em treinos para a Copa do Mundo de 2020. Foto de Arquivo: ITTF.
Por Assessoria de Imprensa - CBTM
Começa nesta quarta-feira (3) a chave principal do WTT Contender, primeira competição internacional de 2021 no Circuito Mundial de Tênis de Mesa. E com duelo de brasileiros na Lusail Sports Arena, em Doha, no Catar: Hugo Calderano e Gustavo Tsuboi se enfrentam, às 8h15 (de Brasília), pela fase de 32. No feminino, Bruna Takahashi estreia contra a ucraniana Ganna Gaponova, às 8h55. As partidas têm transmissão ao vivo do canal do WTT no YouTube (https://www.youtube.com/channel/UC9ckyA_A3MfXUa0ttxMoIZw).
Hugo Calderano é o número 6 do ranking mundial e cabeça de chave número 2 do WTT Contender. Gustavo Tsuboi é o 36° do mundo. Eles já se enfrentaram sete vezes em torneios internacionais e Calderano venceu todas, mas sempre teve confrontos muito duros e perdeu ao menos um set em cada partida. Além disso, os dois treinam juntos na Seleção e já se enfrentaram inúmeras vezes no Brasil e na Alemanha, onde ambos atuam. O último duelo aconteceu em fevereiro do ano passado, na final da Copa Pan-Americana: 4 a 1.
“Vai ser bem interessante voltar a competir no WTT, depois de alguns meses sem campeonatos internacionais. Será bom para ver como está o meu nível em relação aos outros jogadores. Esse novo formato de jogo, em melhor de cinco sets, será interessante, a gente terá de entrar mais concentrado e agressivo desde o início, pois qualquer detalhe pode fazer diferença. Estou chegando bem preparado. Não tivemos muitas competições nos últimos meses, então todos conseguiram treinar bem. Acho que o nível da competição será bem alto”, analisa Calderano.
Bruna, por sua vez, tem pela frente uma adversária que veio das fases preliminares. Ganna Gaponova ocupa a 69ª posição no ranking mundial, enquanto a brasileira é a 47ª. Será o primeiro duelo internacional entre as duas, num autêntico confronto de gerações: Bruna tem apenas 20 anos, enquanto a adversária tem 35.
Por muito pouco não tivemos mais um brasileiro disputando a chave principal do individual. Vitor Ishiy passou pela fase preliminar 3, ao bater o eslovaco Lubomir Pistej, por 3 a 1 (6/11, 11/8, 16/14 e 11/4), mas caiu na sequência, para o italiano Mihail Bobocica, por 3 a 2 (10/12, 12/10, 11/3, 5/11 e 4/11).
Duplas
Além dos confrontos individuais, o Brasil estará representado na chave principal do torneio masculino de duplas. Vitor Ishiy e Gustavo Tsuboi encaram a parceria formada pelo espanhol Alvaro Robles e o romeno Ovidiu Ionescu, às 14h15, pelas oitavas de final.
Veja o TMB News com Hugo Calderano:
FATO&AÇÃO COMUNICAÇÃO
Assessoria de Imprensa da Confederação Brasileira de Tênis de Mesa - CBTM
Nelson Ayres - nelson@fatoeacao.com
imprensa@cbtm.org.br
fatoeacaocomunicacao@gmail.com
Siga a CBTM nas redes sociais:
FACEBOOK: www.facebook.com/cbtenisdemesa
FACEBOOK/PORTAL TMB: www.facebook.com/PortalTMBrasil
TWITTER: www.twitter.com/cbtm_tm
INSTAGRAM: www.instagram.com/cbtenisdemesa
YOUTUBE: www.youtube.com/user/TMdoBrasil
TIK TOK: www.tiktok.com/@cbtenisdemesa
LINKEDIN: www.linkedin.com/company/3214214